Gestão Organizacional: Melhorias Para Sua Empresa



Gestão Organizacional: Melhorias Para Sua EmpresaA gestão organizacional é fundamental em um negócio e profissão. Por isso, confira o que é e como praticá-la!

Quando se pensa em abrir um negócio ou exercer um cargo de chefia, exigindo-se condução de pessoas e estruturas, você irá se deparar com as seguintes palavras: Gestão Organizacional.




A gestão organizacional é o ponto chave para quem deseja trabalhar pessoas e processos com eficiência e, para se ter uma ideia, existem cursos e especializações apenas nesta área. A gestão organizacional assemelha-se e, muitas vezes, é tratada por especialistas como administração de um negócio.

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Mas o que realmente importa para você é conhecer a gestão organizacional e trabalha-la no seu negócio, correto? Então aproveite, criamos o texto perfeito para você!

O Que é Gestão Organizacional

A gestão organizacional é a administração de uma empresa, pessoas, recursos, ferramentas, processos. É abrangente e diz respeito a todo sistema organizacional. O objetivo é conduzir as pessoas e processos de forma eficiente e maximizar os resultados.

Ações sem monitoramento acabam por trazer resultados inesperados e, normalmente, poucos satisfatórios. Também, uma empresa não pode trabalhar com “achismos”, é preciso ter todo um planejamento e estrutura devidamente organizada.

Criar um ambiente harmônico e dinâmico, em que as pessoas trabalhem observando as mesmas metas e “vestindo a camiseta da empresa” é um desafio constante, o qual pode ser ultrapassado através da perfeita implementação dos 3 pilares da gestão organizacional.




Os 3 Pilares da Gestão Organizacional

A gestão organizacional pode ser vista através de 3 pilares básicos, conhecidos também como tripé da gestão organizacional. São eles:

  • Estratégias;
  • Processos;
  • Resultados;

Os 3 pilares são as bases, ou seja, o que constitui a gestão organizacional. Claro, para coloca-los em prática e desenvolvê-los corretamente será preciso seguir uma série de passos e atitudes que traremos mais a frente. Mas é preciso ter o conhecimento de o que deverá ser feito de forma mais ampla.

Estratégias: a empresa deve ter definida as suas estratégias, levando em consideração os objetivos, metas, valores, estrutura, recursos, mão de obra, princípios, entre outros aspectos fundamentais. Será preciso verificar o mercado, demanda e os próprios concorrentes (externos) para conseguir estabelecer estratégias eficientes, além dos recursos organizacionais (interno). Todo o sistema de gestão organizacional inicia por um planejamento estratégico.

Processos organizacionais: toda estratégia precisa ser colocada em prática, correto? Então é o momento de analisar os processos organizacionais para que ela possa ser executada. Os processos são gerenciais e operacionais. Aquele se refere à forma de coordenar e estruturar, este é como será feito, mão de obra, recursos e etc. Também será preciso determinar quem serão os lideres e gestores.

O desenvolvimento destes 2 pilares permite que as estratégias sejam colocadas em prática de forma estrutural e organizada, o que reproduzirá no terceiro pilar: Resultados.

Importante destacar. A falta de correlação entre as duas etapas é apontada como um dos erros mais comuns das empresas, negligenciando o esforço e possibilidade de atingir os objetivos, seja técnico ou econômico.

Resultado: o resultado deve ser medido. Como? Através de análises de dados.

Levando em consideração estes três pilares decisivos da gestão organizacional ficará mais fácil de por em prática e obter as melhorias.

Melhorias Com a Implementação da Gestão Organizacional em uma Empresa

Quais as melhorias que a implementação adequada da gestão organizacional pode trazer em uma empresa? Este é um dos pontos mais interessantes, afinal, você coloca algo em prática tendo em vista os benefícios, correto?

Colaboradores com o mesmo objetivo: a gestão organizacional trabalhará os colaboradores para que todos estejam alinhados, objetivando as mesmas metas finais. Isso traz um ambiente harmônico e ao mesmo tempo maximiza os resultados obtidos.

Custos e investimentos exatos: você elaborou estratégias, fez o planejamento e organizou a estrutura, com isso, os seus custos e investimentos estarão previamente fixados e dificilmente ocorrerão discrepâncias.

Menor rotatividade de colaboradores: quando a gestão é organizada, a rotatividade de colaboradores diminui, isto significa que você terá pessoas com mais experiência dentro da empresa. Alta rotatividade na empresa costuma dificultar o desempenho das atividades e até mesmo a qualidade do oferecimento do serviço.

Essas são apenas as principais vantagens de se implementar a gestão organizacional em uma empresa, contudo, você perceberá muitas outras na prática, contribuindo para o aumento da lucratividade e diminuição de riscos de perdas.

Passos da Gestão Organizacional

A gestão organizacional pode ser vista através de 4 passos básicos, eles terão de ser atingidos para conseguir que a gestão organizacional se instale corretamente no ambiente e se consiga os benefícios. São eles:

  • Definir estratégias: como já frisamos, um dos pilares da gestão organizacional é a estratégia. Então o primeiro passo é defini-las. Depois veremos o processo e como cria-las corretamente.
  • Organizar a estrutura: é provável que, ao implementar a gestão organizacional, você irá mexer nas estruturas da empresa, desde a criação de equipes, forma de trabalho, até na escolha de gestores/lideres. Faça isto com muito cuidado, pode acontecer desavenças entre o grupo de trabalho e atrapalhar a implementação da cultura organizacional.
  • Implementação da cultura organizacional: mudanças são difíceis de serem implementadas em qualquer tipo de situação. É comum do ser humano resistir a mudanças. Será preciso implantar (leia-se: fazer as pessoas aceitarem) a cultura organizacional da empresa, ou seja, a missão, visão, valores, práticas, gestão, líderes, formas de liderança, entre outras práticas. Talvez esta possa ser a parte mais difícil da gestão organizacional.
  • Foco nos colaboradores: a gestão organizacional trabalha diretamente com o desenvolvimento, avaliação e eficiência dos colaboradores. Por isso deverão ser desenvolvidas práticas de avaliação e busca de melhorias, como por exemplo cursos técnicas e de capacitação, desenvolvimento de estrutura mais benéfica, novas ferramentas se necessário, ou até mesmo implementar um plano de “carreira”. Isso tudo irá aumentar a dedicação e capacidade dos colaboradores.
  • Recrutamento: a gestão organizacional eficiente sabe a hora certa de contratar novos colaboradores e, acima de tudo, contratar o profissional correto. Avaliar as necessidades da empresa, perfil e conhecimentos técnicos é fundamental.

Estes serão as etapas principais percorridas para desenvolver e implementar a gestão organizacional em uma empresa. Agora, o que acha de ter um “passo a passo” de como prosseguir? Gostou da ideia? Confira:

Como Implementar a Gestão Organizacional

As etapas aparentam ser “simples”, mas para conseguir desenvolvê-las é preciso trabalhar micro-etapas, por exemplo: Criar as estratégias exigirá um estudo de determinados fatores, plano de negócios e apenas depois desenvolver as estratégias. Por isso criamos esta sessão do texto, para você não se esquecer de nada e diminuir as dificuldades.

  1. Faça um estudo interno e externo da empresa (concorrentes, mão-de obra, custos, faturamento, motivação das equipes, gestores/lideres atuais, economia, demanda pelo seu produto, oferta, etc);
  2. Inicie um plano de negócios;
  3. Com base nas informações já obtidas, forme as estratégias;
  4. Busque discutir as mudanças com os principais lideres e verifique como os colaboradores reagiriam;
  5. Faça um orçamento adequado para implementar todas as estratégias e, caso não possa arcar com todas, determine grau de prioridade;
  6. A implementação da cultura organizacional precisa ser na massa, não apenas em líderes, então se prepare para uma reunião com todos;
  7. Explique as mudanças que serão realizadas, novos objetivos e, principalmente, benefícios que trarão para os próprios colaboradores;
  8. Elimine quaisquer dúvidas;
  9. Introduza as metas que devem ser alcançadas e o papel de cada equipe;
  10. Faça as equipes trabalharem juntas;
  11. Explore as capacitações e medidas para com os colaboradores que serão tomadas, bem como os benefícios para eles;
  12. Monitore os resultados;
  13. Faça uma análise aprofundada depois de obter resultados;

Estes são, praticamente, todos os passos que você deve seguir para conseguir desenvolver e implementar uma gestão organizacional no seu negócio. Dependendo do negócio, pode ser necessário algumas adaptações.

Dicas!

Dicas são sempre bem vindas, correto? Por isso formulamos algumas.

Peça auxílio de outras pessoas para desenvolver a gestão organizacional. Talvez você tenha conhecimento necessário, e claro, não está obrigado a seguir as sugestões, contudo, opiniões de terceiros costumam acrescentar bastante.

Fazer um brainstorming com os funcionários ou, pelo menos, com os líderes, buscando ideias para melhorar ainda mais a gestão organizacional pode ser uma ótima ideia.

Para que a sua gestão organizacional atinja o pico máximo de harmonização e desempenho, foque na integração de equipes. Conseguir integrar equipes e informações diminui os custos com o negócio, melhora o clima do ambiente e facilita na motivação dos funcionários.

Falando em motivação, é importante você lembrar: funcionários motivados produzem mais. Por isso, procure sempre trabalhar a motivação, seja através de incentivos por bater a meta (incentivos coletivos trazem ótimos benefícios) ou por elogios.

Agora que já conhece a gestão organizacional, o que acha de aplica-la? Comente!




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