Gestão de Estoques



estoques

Resenha do [wpfilebase tag=fileurl id=10 linktext=trabalho /] de conclusão de curso apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Juiz de Fora, no ano de 2010, pela autora Taínna Lourenço de Brito.

O presente trabalho vem com intuito de demostrar a importância da gestão de estoques, uma vez que este interfere na competitividade da empresa.




Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Com a atual competitividade do mercado, juntamente com a abrangência que as empresas estão ganhando, é de suma  importância se compreender este processo. Ao se envolver mais no processo de gestão de estoque, o gestor responsável está mais apto para compreender os resultados alcançados.

Aspectos relevantes na gestão de estoque

Um processo de gestão de estoques bem elaborado reflete em todos os setores da empresa. Desde o operacional, onde são adquiridas economias no processo de produção, como financeiro, uma vez que o estoque faz parte no capital da empresa.

O aprimoramento no processo de manutenção do estoque proporciona diversas vantagens à empresa, desde que este seja empregado de forma adequada ao perfil da organização.

Um dos destaques nesse processo está envolvido com a troca de informações sobre o estoque, o que determina a eficiência no processo de compras, reduzindo assim os custos com a manutenção do estoque.




Outro fator que assume total importância é a diminuição no prazo de entrega dos produtos, o que proporcionar maior satisfação aos clientes, garantindo assim um ponto à frente diante do mercado.

O estoque que a empresa possui representa grande parte do investimento da mesma, podendo ultrapassar os 15% dos ativos segundo Christopher (2002). Desta forma  gestão de estoque deve agir minimizando o capital total investido em estoques, buscando assim o aumento da eficiência financeira da empresa.

No Brasil, é importante ressaltar as taxas de juros que se tornam o custo do uso de capital ainda maior.

Como estabelecer níveis de estoques ideais para sua empresa

A previsibilidade representa um dos fatores importantes para o sucesso na gestão de estoques. É de suma importância prever a demanda de produtos através do nível de vendas previsto para determinada época do ano, ficará determinado o nível de estoque.

A tecnologia da informação destaca sua importância nesse ponto, uma vez que as empresas devem possuir controle sobre os aspectos intangíveis da organização, relacionados ao estoque.

Desta forma, após analise do trabalho citado acima, conclui-se que uma gestão de estoque bem desempenhada pode proporcionar uma maior segurança durante a tomada de decisões, além de proporcionar eficiência no processo de produção planejada.

Enfim, a gestão de estoque possibilita a organização e uma melhora na administração, além de um destaque no mercado cada vez mais competitivo, uma vez que este reduz possíveis atrasos durante a entrega de produtos, garantindo ao consumidor final maior qualidade de serviço.

[wpfilebase tag=fileurl id=10 linktext=’Seguir trabalho na integra‘ /]

 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here