Etiqueta social x Regras



Etiqueta social x RegrasQuem nunca se viu em um casamento, formatura, aniversário ou em algum outro evento social e percebeu um comportamento equivocado em si ou em algum outro convidado? Essa percepção de errado vem daquilo chamado “etiqueta social”, uma palavra proveniente do francês “etiquette”, e se refere às regras as quais devem ser seguidas nas mais variadas reuniões

Estas regras não dizem respeito apenas ao comportamento; o vestuário é algo o qual deve se ter em tamanha atenção na hora de sair de casa para algum compromisso. Além dos aspectos já citados, não se engane, as regras tidas como corretas em uma dada região do país pode muito bem não se aplicar em outra.




É muito difícil saber ao certo quais os comportamentos devem ser seguidos, afinal não há algo como um código da etiqueta social tal qual o código penal, por exemplo. Logo, o direcionamento é tido através dos vários manuais. No entanto, até neles encontramos divergências, sendo assim, como então podemos nos direcionar? A resposta é: através da convivência.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Podemos então concluir que etiqueta social refere-se aos comportamentos convencionalmente tidos como corretos em uma determinada geração em determinado local.

Etiqueta como marca de um seguimento social

Para que as regras sejam aceitas elas devem ser entendidas como corretas pela maioria do grupo, ainda que este seja formado por poucas pessoas. Pensemos, por exemplo, nas convenções de “otakus” ou algum outro segmento não tão popular. Em reuniões assim, o caráter geral de comportamento único é relacionado a uma espécie de “obrigação”.

Se pensarmos bem e analisarmos o radical da palavra “etiqueta” perceberemos que ela tem relação com a palavra “ética” que significa “conjunto de regras e normas de uma sociedade”. É uma palavra derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter.

Pensar a etiqueta a partir do ponto de vista da ética é uma boa saída para entendê-la, pois temos a percepção de que não se refere a uma lei, ou seja, não é uma obrigação externa; na verdade, há um constrangimento interno no qual o indivíduo se vê na necessidade de seguir determinados princípios para só então se encontrar incluído em um determinado segmento.




É preciso levar em consideração que a etiqueta social, no entanto, não é algo tão geral. Ao invés de se aplicar em uma sociedade, ela é aplicada em uma comunidade. Nessa aplicação não é difícil se atentar para o fato de que ela, a etiqueta, não é tida como importante para várias pessoas; geralmente, é para aquelas tidas como mais ricas e para as demais é apenas uma questão sem tanta importância.

Não entenda, por favor, como uma defesa quanto às pessoas mais abastadas, contudo, caso você esteja no grupo o qual vê a etiqueta social como uma frivolidade uma hora ou outra você precisará se enquadrar.

Etiqueta social em determinadas situações…

…no casamento:

No caso de ser você quem vai casar:

  • No intuito de evitar presentes repetidos uma lista pode ser feita e enviada aos convidados.
    • Uma dica: algumas pessoas já passaram a adotar o recebimento de dinheiro ao invés de presente.
    • Para evitar a desculpa “se você tivesse avisado antes”, não encare seu casamento como algo simplório, afinal, o plano é que ele dure a vida toda. Envie os convites com um mês de antecedência e se atente para o pedido de confirmação de presença, pois desta forma todos os lugares estarão preenchidos em sua festa.
    • Muita gente não sabe ao certo com qual roupa deve comparecer, então é função dos noivos fornecer ajuda. No convite deve haver a descrição do traje a ser utilizado, afinal, a depender do local e horário, as roupas podem muito bem serem atípicas.
      • Um casamento na praia exige uma roupa diferente em relação àquele realizado em uma igreja.

No caso de você ser um convidado:

  •    É um dia muito importante para os noivos, então não tente chamar mais atenção para si do que para o casal. Se você tiver opções, não use vestidos brancos glamorosos.
  •   O horário deve ser respeitado. Quem deve chegar atrasado, não muito (é claro), é a noiva. Atente-se para o horário no convite e chegue britânicamente na hora marcada.
    •    Caso não queria ir à cerimônia, não vá à recepção. Isso não é nada aconselhável e ainda muito deselegante, por mais que a pessoa seja seu melhor amigo.
    •   Em relação ao comportamento é importante levar em relação alguns critérios:
      • Quando você sair da festa não se preocupe em levar uma lembrança para quem não foi ao casamento. Lembre-se que houve as confirmações dos convites e tudo foi feito com apenas uma pequena margem de acréscimo.
      • Caso queria aparecer nas fotos não precisa insistir, afinal se você quiser muitos outros também deverão querer, deixei o fotógrafo disponível aos outros convidados.
      • Deve haver outros locais mais adequados para exagerar na bebida, uma recepção de casamento não é um deles.
  • Essa dica é válida também para os fumantes. Procure um local adequado, afinal nem todos os convidados devem compartilhar de sua prática.

Na formatura:

  • Em muitas formaturas temos também um jantar. É importante que você lembre o objetivo em reuniões assim, ele não deve ser comer descontroladamente.
  • O clima de festa contamina todos os formandos a ponto de muitos excederem os limites para com os familiares dos demais participantes da festa, não faça brincadeiras ou atitudes impensadas como tirar as cadeiras de uma mesa ou fazer alteração das marcações de cada mesa. Sempre haverá um profissional responsável pela organização do ambiente.
  • O respeito para com os funcionários do salão de festas é essencial. Não fique “dando em cima” das funcionárias. Essa dica também vale para mulheres, não é uma boa ficar dando em cima dos bartenders.
    • Puxar ou empurrar o fotógrafo não é uma coisa agradável.
    • Ainda que esteja em uma festa nela haverá momentos realmente sérios; ser o palhaço da tua não quer dizer que em meio a algum juramento você tenha de fazer algo desagradável.
    • Na hora que o Buffet for liberado evite furar filas ou ainda guardar lugar.
    • Quanto a seus objetos: Não há fiscais ou guardas, portanto fique atento com suas coisas.

No aniversário

Ser convidado para um aniversário requer vários cuidados.

  • O presente deve ser algo que o aniversariante goste e não algo que você gostaria de ganhar.
    • Caso o aniversário seja em um restaurante não deixe de pagar sua parte na conta. Muitos convidados acreditam ser função do aniversariante o pagamento integral dela.
    • Se ao receber o presente você não gostar (desembrulhar o presente na hora do recebimento não é uma obrigação então se você decidir abrir) faça uma expressão de “recebi as chaves de um camaro amarelo”
    • Na hora de cantar os parabéns evite alusões a possíveis ou antigos relacionamentos amorosos do aniversariante. Isso pode parecer engraçado a princípio, mas causa uma exposição desnecessária.
    • Nessa época de redes sociais é importante levar em conta cada parabenização. Responda na devida intensidade, se você apenas recebeu um “parabéns” então diga “obrigado”, mas caso tenha ocorrido um pequeno texto então não seja lacônico e escreva algo mais pessoal.

Faça bom uso das dicas e lembre-se que no trabalho também deve ter esta etiqueta social e seguir as regras impostas no Código de Ética de cada organização.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here