Ética no trabalho

Ética no trabalhoA ética é uma característica individual, pois tem ligação íntima com os valores, a educação e os princípios aprendidos que formam a personalidade e o comportamento das pessoas.

Ética é também uma questão complexa, pois consideram as crenças, as ambições e as motivações para determinados comportamentos, sem esquecer que estes comportamentos podem ser movidos por situações presentes e urgentes que demandam uma decisão rápida e impensada. A dúvida é de como agir com ética diante dos apelos contrários que fazem com que os bons valores sejam constantemente distorcidos em prol de interesses próprios.

Outra dúvida é quanto à naturalidade da ética como tendência e característica humana, para isso temos que a ética pode ser desenvolvida, aprendida e que se distingue da moral, sendo uma característica mais ampla e complexa.

Portanto, a ética é um conjunto de comportamentos que são baseados em uma conduta imparcial pautada em bons valores, bom senso e cuja finalidade é o bem de todos.

Desenvolvimento da ética

A ética pode ser desenvolvida, uma vez que surge de forma interior e pode ser aprendida, a dimensão da ética é maior do que a dimensão moral, pois moral leva a agir coletivo e ética pressupõe um agir que tem início com a reflexão individual.

Ética é tão importante que acompanha os vários estágios da vida do indivíduo: a vida, escolar e profissional que transcende cultura, tendo relação com o ser histórico e sua concepção de mundos e consciência moral. A moral é coletiva, tem uma relação com princípios que foram ensinados para serem repetidos, tem vínculo social e religioso, a moral encerra, portanto, como os seres humanos costumam agir em determinadas situações de forma que seja politicamente correta.

Daí a importância da ética, pois a ética transcende um comportamento moral para um comportamento que tenha um efeito profundamente benéfico e que resulte de forma coletiva. Por exemplo, todos sabem que é amoral matar, mas não consideram o comportamento aético de uma produção industrial capaz de poluir e trazer diversos prejuízos ao meio ambiente e ao bem-estar e saúde da coletividade.

Conclui-se, portanto que a moral é estabelecida por leis jurídicas e a ética é desenhada e desenvolvida com o crescimento da capacidade individual de perceber senso e atitudes corretas diante das situações.

Pode parecer simples que o profissional consiga exercer em seu dia a dia uma postura ética, apenas se orientando por uma postura de bom senso e pelo código de ética da empresa, mas na verdade a ética é um princípio difícil, pois no dia a dia o profissional se depara normalmente com situações de concorrência, estresses e situações que colocam a prova interesses próprios, ambição e vantagens a serem adquiridas de forma facilitada.

Por isso, para se estabelecer como profissional ético não é tão simples assim e exigirá da capacidade de galgar uma trajetória de honestidade em que a ética é colocada à prova constantemente, o que exigirá do profissional capacidade de se autoconhecer e valorizar consequências em longo prazo.

Para ser ético, portanto é pensar em longo prazo, muitas vezes é necessário que o profissional desista de todo um aprendizado errôneo, desistindo também de valores impostos pela sociedade.

Mesmo que um chefe espere recompensar este profissional a partir de uma postura aética, mesmo assim a ética deve prevalecer como característica que trará bons frutos para a vida profissional.


Como implantar o código de ética

Algumas profissões e áreas existentes nas empresas fazem parte de departamentos em que a ética é crucial, um desses departamentos é o departamento de compras, departamento financeiro e departamento de seleção de pessoal.

Um exemplo de código de ética profissional é o código para profissionais da área de compras, vejamos o exemplo da empresa X com um código de ética que descreve a conduta ética para o setor de compras.

  • O código de ética para o setor de compras deverá possuir os seguintes atributos:

-Ser abrangente: o código é válido para qualquer atividade ligada a compras, seja de objetos de pequeno ou grande valor.

O código de ética norteia todas as atividades desde o registro de dados até o pagamento final.

Para ser eficiente o código de ética tanto do setor de compras como em qualquer outro setor, deverá se pautar nos valores de:

-Integridade: a integridade como princípio consiste na capacidade do profissional em se manter imparcial, mesmo que os interesses próprios sejam tentadores como a facilidade de se obter e utilizar informações confidenciais, mesmo que se esteja próximo de facilidades para obtenção de benefícios financeiros, mesmo que haja para o profissional a facilidade de realizar serviços ou produtos sem nenhum custo para parentes e amigos, entre outros.

A função do código de ética empresarial é esclarecer para os colaboradores como algumas atitudes por mais simples que sejam podem resultar em uma postura aética, a exemplo disso temos a aceitação de brindes e presentes que pode ser interpretado como recursos para que empresa, clientes ou fornecedoras, configurando uma impressão de suborno, pondo em dúvida a integridade e transparência das transações. Podem ser aceitos somente os pequenos brindes de logomarca com telefone e endereço, como chaveiros, agendas e outros.

Um fato são os eventos sociais que quando muito frequentes podem dar a impressão de concluído para interesses próprios. Outro procedimento para tornar transparentes as transações sem a impressão de comportamento aético é devolver amostras após testes, tratar de forma confidencial a documentação de contratos e transações em geral e outros.

Todos os atos e procedimentos que podem ser considerados como motivos para uma postura aética devem ser abolidos pelos profissionais a fim de serem evitadas falsas interpretações ou configure uma brecha, para que as ações fraudulentas ou de corrupção sejam elaboradas.

Dessa forma, o comitê de ética deve se preocupar em esclarecer para toda a empresa quais ações são consideradas impróprias e que podem resultar em transtornos e constrangimentos tanto para o profissional, para a equipe ou para a imagem da empresa.

O código de ética tem a função de evitar acontecimentos como as fraudes, subornos, vazamento ou venda de informações entre outros.

Ética é responsabilidade social

Muitos consideram que a ética está relacionada apenas com a guarda material e honestidade quando se exerce atividades que têm contato com valor monetário, mas a ética está relacionada também com o fator humano, social e de relacionamento.

Para ter ética empresarial é necessário que a organização tenha uma preocupação em aceitar as diferenças desde o processo de seleção até a convivência no ambiente de trabalho. Para isso, o primeiro passo é instituir uma cultura organizacional que vença o estado de primitivo para o estado humano, que consiga criar um ambiente amigável e sem preconceitos com o nível social, nível de escolaridade, gênero, opção sexual, situação civil e outras características.

Outra preocupação ética das empresas é quanto ao meio ambiente e responsabilidade social. A postura ética está em utilizar sua capacidade produtiva e empresarial para produzir de forma responsável e sustentável sem prejudicar o meio ambiente, e ainda utilizar sua lucratividade e posição empresarial para oferecer oportunidades iguais promovendo justiça social.

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