Estratégias de Venda Para Ser um Vendedor de Sucesso

Estratégias de Venda Para Ser um Vendedor de SucessoAs vendas são o sucesso de qualquer negócio e aprender as estratégias de venda aumentará muito os seus lucros! Por isso, aprenda agora mesmo nesse texto.

De nada adianta uma empresa oferecer um produto de qualidade, ter um marketing eficiente, mas não saber como vender, isto fará com que as mercadorias fiquem encalhadas e, consequentemente, gerem prejuízos financeiros.

Portanto, a empresa deve contar com uma equipe de vendas muito bem preparada, estando cientes das técnicas de vendas e persuasão, as quais podem ser utilizadas para alcançar resultados positivos.

Há empresas que se tornam desatualizadas e têm o seu percentual de lucro reduzido devido ao fato de tratarem as vendas com uma parte natural do processo, quando na verdade, elas são importantíssimas para que as empresas sejam bem sucedidas e consequentemente merecem atenção especial, devendo ser tratadas em separado.

Outro ponto importante é a formação de preços de venda, já que o valor adequado facilita as negociações.

Importante frisar que as vendas não tem “nada de natural”, técnicas estudadas demonstram que um profissional vendedor bem preparado, com conhecimento de vendas, consegue ter resultados imensamente superiores a de pessoas que “vendem naturalmente”.

A venda não é somente o processo de oferecer um produto e fazer com que a pessoa pague por ele, existem diversos aspectos nesta atividade como, por exemplo, saber se comunicar e persuadir o consumidor, além de convencê-los a comprar mais vezes da empresa.

Por isso, ensinaremos você exatamente as estratégias de venda que precisa saber, as quais podem ser adotadas para otimizar o seu negócio. Confira abaixo:

O que é estratégia de venda?

As estratégias de venda podem ser classificadas como um conjunto de ações isoladas que são colocadas em prática com o intuito de alcançar um único objetivo, que é vender com qualidade e em grande escala. Além disso, as estratégias de venda envolvem diversas habilidades, que já fazem parte da personalidade do vendedor ou podem ser incutidas a partir da prática constante e orientação adequada.

Fazer uma boa pesquisa de mercado e entender o seu público alvo também irá auxiliar a aplicar as estratégias de venda.

Há diversas estratégias de venda, desde as mais comuns até as mais específicas, que devem ser adotadas de acordo com as necessidades de cada empresa, analisando o seu público consumidor e o tipo de produto que está sendo oferecido. Sendo assim, o conjunto de estratégias de vendas ocupa, basicamente, o papel de conquistar o cliente e aumentar a lucratividade, que são pontos essenciais para manter a marca estável.

Conheça sobre gestão de processos, até mesmo para conseguir organizar melhor as estratégias de vendas.


É interessante distinguirmos técnicas de vendas e estratégias de vendas.

As técnicas de vendas são formas de abordar o cliente, linguagem corporal, entre outras técnicas para conseguir convencer o cliente, já a estratégia de venda corresponde a forma que a empresa irá trabalhar para maximizar as vendas, é um ‘planejamento’, um plano de negócios.

Confira um modelo de plano de negócios.

Qual é a importância das estratégias de venda?

As estratégias de venda têm como uma de suas funções aumentar o percentual de vendas da empresa, melhorando os lucros e efetivação de ‘visitantes’ em compradores.

Mais do que fazer os produtos “saírem” e trazer lucros para a loja, as estratégias de venda também cumprem o papel de persuadir o consumidor e fidelizá-lo, fazendo com que ele sempre compre da mesma empresa. Afinal de contas, se uma pessoa é bem atendida, tem todas as suas dúvidas esclarecidas, a tendência é que ela crie uma relação de confiança e volte mais vezes.

Trabalhe juntamente com as estratégias de venda o planejamento de comunicação.

Conheça as estratégias de venda

Chegou a hora de você conhecer de maneira mais detalhada e aprender como aplicar as estratégias de venda do modo correto para obter bons frutos. Acompanhe abaixo quais são as principais estratégias de venda:

1 – Permita que o processo de venda avance

Permitir que o processo de venda avance é um dos pontos em que muitas empresa ficam devendo. Raramente uma venda de grande porte será fechada no primeiro contato entre o vendedor e consumidor, pois inicialmente a parte interessada em comprar está realizando uma pesquisa. Logo, o modo como ela for tratada e o produto for lhe apresentado são importantes na tomada de decisão.

Nesse ponto surge a qualidade do atendimento. Treine sua equipe de vendas para ter paciência e saber tratar bem o possível comprador, indiferente da personalidade ou vontade de comprar.

Sendo assim, a empresa deve instruir os seus vendedores a dar um ótimo tratamento e esclarecer o máximo de dúvidas dos seus possíveis clientes, mostrando o quanto a empresa se importa com ele, mesmo que ainda não tenha tomado a decisão de comprar apenas dela. Neste ponto, é importante persuadir o indivíduo, mas ao mesmo tempo deixá-lo confortável, do contrário ele pode criar uma aversão à loja.

Não existe nada que afaste mais um comprador do que aquele “vendedor chato” que fica tentando empurrar o produto de tudo quanto é jeito, evite isso!

2 – Fuja das técnicas e estratégias de vendas tradicionais

As técnicas de vendas tradicionais como pressionar a pessoa até que ela compre o que está sendo oferecido é uma estratégia de venda antiga, mas que hoje em dia é pouco funcional, além de haver a possibilidade de trazer riscos à reputação da marca. Afinal de contas, ao ser “forçado” a comprar algo, posteriormente o indivíduo pode notar que aquilo não lhe tem serventia ou que foi uma compra ruim, gerando insatisfação.

Já ouviu falar em coaching? Aprenda as técnicas desse brilhante estudo e melhore as suas vendas.

Portanto, o ideal é que a empresa adote novas estratégias de venda, nas quais o comprador seja priorizado. Em hipótese alguma o vendedor deve “atropelar” os clientes para bater a meta de vendas a todo o custo, é preciso vender sem desespero.

3 – Prefira entrevistar o cliente em vez de apresentar o produto

Aqui está o ponto chave das vendas, e acredite, é nele que a maioria dos vendedores sem experiência e conhecimento erram. Você não tem que tentar ‘vender o produto’, você precisa conhecer o cliente para entender o que ele precisa, necessita e em qual ponto seu produto irá se encaixar. O cliente busca a resolução de um problema não o seu produto. Para vender, é preciso mostrar que aquele problema pode ser resolvido com o seu produto.

Trabalhe sempre o desenvolvimento pessoal, como vendedor é fundamental!

Ir logo apresentando os produtos, mesmo antes de questionar ao cliente o que ele quer, quais são as suas reais necessidades costuma ser o erro comum. Levando isso em consideração, uma das principais estratégias de venda é começar entrevistando o indivíduo, identificando o que ele está procurando e o seu perfil de consumidor.

Apresentar os produtos, visando trazer algo que vá de encontro às suas necessidades e expectativas. Nesta situação, também é importante apresentar mais de uma opção, permitindo que a pessoa receba as orientações corretas, mas também tenha liberdade para escolher aquela que mais lhe agrada.

Claro, existem exceções. Por exemplo, o cliente já sabe o que quer, chega pedindo X produto e está com pressa, bom, nesse caso, traga-lhe o produto e concretize sua venda.

4- Identificar as feridas do cliente é uma estratégia de venda

A estratégia de venda citada anteriormente é essencial para que o vendedor chegue à etapa de identificar as feridas do cliente. Ao fazer isso, pode-se solucionar todos os problemas do indivíduo, ganhando a sua confiança e emplacando até mais de uma venda, o que automaticamente gera lucros para o empreendimento.

Conhecer a forma que funciona o inconsciente coletivo irá lhe ajudar muito a identificar as feridas do cliente.

Portanto, durante a conversa com a parte interessada na compra é importante que o vendedor esteja atento, sabendo “pescar” aquelas informações que podem lhe ajudar a concretizar uma venda completa.  O ideal é se aprofundar na entrevista com a pessoa, identificando a gravidade do problema e posteriormente oferecer o serviço ou mercadoria que pode solucioná-lo.

5 – Permita que o prospect venda o produto:

O vendedor deve estar ciente de que é o prospect que irá vender o produto e não ele, ou seja, a situação, necessidade e auto convencimento que vai fazer com que o indivíduo decida fechar uma compra.  Então, é necessário se colocar a disposição da pessoa, mas deixar ela à vontade, oferecendo as soluções somente no momento certo.

Treine sua equipe corretamente, veja sobre recrutamento, seleção e treinamento aqui.

Ao adotar o método do prospect, o vendedor vai aguardar a oportunidade apropriada para responder os questionamentos do cliente, apresentar as vantagens de adquirir a mercadoria e convencê-lo de efetivar a compra. Dessa maneira, evita-se as objeções, as quais podem fazer com que o indivíduo desista da comprar, antes mesmo de saber todos os benefícios que isso pode lhe trazer.

6 – Foque nos benefícios e não nas características

Um erro comum entre os vendedores inexperientes é apresentar aos possíveis clientes as características do produto e não os seus benefícios. É necessário ter em mente que para ser bem sucedido no universo das vendas tem-se que focar nos benefícios que o item traz para a pessoa e não apenas nas características, que muitas vezes é a parte menos relevante. Essa é uma brilhante estratégia de venda!

Conheça mais sobre treinamento e desenvolvimento.

Então, para conseguir concretizar as vendas com sucesso, o ideal é identificar a “dor” do cliente e saber como curá-la, apresentando tudo de bom que determinada mercadoria pode trazer para a vida do cliente.

Você pode buscar também aprender sobre estratégias de marketing para venda. Além disso, procure sempre treinar a argumentação em vendas.

Outra forma que tem crescido bastante são as estratégias de vendas por telefone, vale a pena dar uma conferida!

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