Tudo Sobre Endomarketing para Aplicar na Empresa

0
415

O endomarketing ocupa um papel muito importante nas conquistas internas e externas das empresas. Saber tudo sobre endomarketing é essencial para que uma empresa obtenha mais organização e melhore o desempenho das suas atividades, afinal, trata-se de um tipo de marketing voltado exclusivamente para os funcionários, visando mantê-los bem capacitados e motivados a desenvolver as suas funções.

endomarketing
Veja como o endomarketing pode melhorar o relacionamento interno da sua empresa e aumentar as suas vendas

Para obter resultados que beneficiem os colaboradores e a empresa é necessário optar pelas estratégias certas de endomarketing. O endomarketing se baseia em dois pilares, estabelecer uma comunicação bilateral eficiente com os funcionários e treiná-los para atingir as metas estabelecidas pelo negócio.

Está interessado em saber mais sobre o endomarketing e como utilizar na sua empresa para melhorar os resultados? Continue lendo até o final.

O Que é o Endomarketing

O endomarketing é oriundo do marketing tradicional, o prefixo “endo” significa voltado para dentro em grego, que é justamente o conceito do endomarketing, visto que ele é voltado para os funcionários da empresa. Caracteriza-se como uma das novas áreas da administração, tendo como função adaptar as estratégias e elementos do marketing convencional para usar no ambiente interno da empresa.

O endomarketing tem como elemento principal promover uma ligação entre o cliente, o produto e o empregado, pois como diz o velho ditado:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

“Antes de vender uma mercadoria para o público consumidor é preciso que as empresas convençam os seus funcionários a comprá-la”.

O endomarketing pode ser desenvolvido pela equipe de marketing e Recursos Humanos da empresa, tendo uma comunicação integrada que estabelece uma comunicação eficiente entre os colaboradores e a empresa. As estratégias aplicadas consistem em treinar e motivar os funcionários, o que reflete positivamente em todos os setores do negócio.

Funcionários motivados e que realmente acreditam na qualidade do produto/empresa tendem a ter melhores resultados no desempenho das suas funções, refletindo diretamente na qualidade e produção, o que ocasiona em mais faturamento para a empresa.

Qual é a Importância do Endomarketing

O endomarketing tem sido cada vez mais praticado dentro das corporações, pois é de suma importância para manter um bom desempenho e conquistar todas as metas estipuladas.

Uma empresa que conta com funcionários apáticos, que não dominam as atividades que praticam e não sentem vontade de representar a marca, certamente está fadada ao fracasso.

A prática do endomarketing usa estratégias que treinam e qualificam os funcionários para trabalhar e os motivem a alcançar os objetivos junto com a empresa. Quando a empresa tem empregados que estão satisfeitos, felizes, e motivados, a tendência é que ela melhore o seu posicionamento no mercado, satisfaça as necessidades dos clientes e aumente a sua lucratividade.

O Endomarketing e o RH da Empresa

O endomarketing da empresa pode ser desenvolvido pela equipe de marketing em parceria com o RH, pois este setor é responsável por fornecer os elementos para a elaboração do planejamento e estratégias do endomarketing como, por exemplo, o nível de conhecimento das atividades que executa e de comprometimento do público interno.

Embora pareça ser simples por tratar de um público fechado e reduzido, o endomarketing é mais complexo do que o marketing feito para o mercado, visto que se trata de aglomerações humanas, com interesses comuns e diferentes. Por isso, é importante que a equipe de RH faça um levantamento sobre as características profissionais e comportamentais dos funcionários antes de iniciar as campanhas de endomarketing.

Como Fazer e Aplicar o Endomarketing na Empresa

O sucesso do endomarketing depende da aplicação das estratégias para se comunicar com o público interno. Veja a seguir como fazer endomarketing:

1- Estabeleça Canais de Comunicação Interna

Para se comunicar com o público interno da empresa é preciso dispor de meios de comunicação apropriados. Há diferentes tipos de canais de comunicação internos que pode ser estabelecidos como, por exemplo, reuniões periódicas, e-mails institucionais, intranet, jornal interno, mural, boletins informativos e vídeos publicitários.

É necessário que os canais de comunicação estejam acessíveis e visíveis para todos os colaboradores para que as mensagens sejam recebidas com sucesso. Também, recomenda-se criar canais específicos para que os funcionários possam se expressar, dar a sua opinião e receber uma resposta.

2- Determine Um Treinamento

endomarketing treinamentoUma das principais partes do endomarketing é o treinamento dos funcionários, pois a partir do momento que ele recebe o treinamento começa a integrar a empresa. Além de treinar o empregado para executar as atividades para as quais foi contratado, também é necessário transmitir quais são os valores da empresa, os objetivos internos e externos, a história, enfim, todas as questões que o façam se sentir como parte do time.

3- Fazer Pesquisas Para Identificar o Clima Institucional

Não basta apenas promover a cultura da empresa, o endomarketing também prevê o acompanhamento dos efeitos das estratégias adotadas. Para saber se as ações executadas estão dando certo é preciso realizar pesquisas de satisfação entre os colaboradores.

A pesquisa deve ser realizada com uma frequência semestral ou anual, a partir daí é possível detectar o que precisa ser ampliado ou corrigido na comunicação da empresa.

4- Crie Programas de Reconhecimento

Além de oferecer um salário compatível com a função exercida pelo funcionário, o endomarketing recomenda que a empresa crie programas de reconhecimento e premiações, o que serve para mostrar ao colaborador que ele tem valor dentro da empresa, pois todo o esforço será recompensado.

Dê prêmios especiais aos empregados que se destacam periodicamente como um dia de folga, adicional no salário, uma viagem patrocinada pela empresa ou até mesmo uma placa para celebrar a contribuição profissional.

O reconhecimento e trabalhar o ego das pessoas são pontos importantes para melhorar a motivação e torna-la engajada na empresa, vestindo a camiseta e trabalhando com vontade. Além disso, não é preciso gastar altos valores para conseguir demonstrar o reconhecimento.

5- Dê Benefícios Para os Colaboradores

Para incentivar os colaboradores a vestir a camisa da empresa e trabalharem mais satisfeitos, mais do que os benefícios garantidos por lei como o vale-alimentação, assistência médica e o vale-transporte, também é possível oferecer benefícios adicionais.

Uma alternativa interessante do endomarketing é oferecer convênios com empresas próximas da corporação como: livrarias, cursos, restaurantes, academias e estacionamentos. Esta iniciativa serve para incentivar o funcionário, ajudando-o a aumentar a qualidade do trabalho e a produtividade.

6- Proporcione a Integração dos Colaboradores

Uma empresa não funciona sozinha, para atingir o sucesso externo no mercado é necessário contar com uma equipe qualificada e bem unida, que esteja disposta a trabalhar junto.

Para estimular a união, amizade e companheirismo profissional entre os colaboradores é indicado proporcionar momentos de integração como, por exemplo, festas em datas comemorativas, estudos em grupo, happy hours, grupos de atividades físicas ou até mesmo criar ambientes recreativos para os horários de intervalo.

7- Invista em Atividades Motivacionais

Fazer atividades motivacionais entre os colaboradores é essencial para mantê-los satisfeitos com o trabalho e com um alto nível de produtividade, este é um dos pontos fundamentais do endomarketing.

Inicie pela identificação dos pontos fracos e fortes dos funcionários, em seguida, coloque em prática as atividades que sejam capazes de ressaltar as qualidades do empregado e melhorar as fraquezas.

Pronto para colocar o endomarketing em ação no seu negócio? Comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA