Empresa de Capital Aberto – Veja Como Funciona

0
2022
Empresa de Capital Aberto
Empresa de Capital Aberto

Já ouviu falar em empresa de capital aberto? Veja o funcionamento e tire suas dúvidas.

Se você já cogitou a possibilidade de abrir uma empresa, muito possivelmente deve ter pensando no modelo tradicional, em que é o único dono e o responsável por todos os investimentos financeiros, não é mesmo? Porém, saiba que este não é o único caminho para se tornar um empresário de sucesso, uma vez que existem outras possibilidades de se posicionar no mercado.

Você tem uma boa ideia de negócio, mas não tem como colocá-la em prática apenas com o seu dinheiro. Uma das possibilidades é montar uma empresa de capital aberto, que se caracteriza por ser uma sociedade com investidores anônimos, que podem comprar as porcentagens em ações do negócio, que estão disponíveis na Bolsa de Valores.

Já ouviu falar alguma vez em investidor anjo? Essa pode ser também uma excelente forma de realizar seu sonho de ser um empreendedor e concretizar sua ideia de negócio.

Mas, assim como as empresas convencionais, as empresas de capital aberto também passam por uma série de processos burocráticos até receberam a autorização necessária para desenvolver as suas atividades e, caso você sonhe com uma, será preciso aprender exatamente como funciona o processo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Portanto, para você que deseja ingressar nessa área e montar uma empresa de capital aberto, veja mais informações aqui!

O que é uma empresa de capital aberto?

Popularmente, a empresa de capital aberto é aquela que conta com a participação de pessoas dispostas a investir, sem se identificar como donas e que têm participação nos lucros. Esta definição não está incorreta. No entanto, teoricamente, pode-se dizer que a empresa de capital aberto se caracteriza como uma sociedade anônima, em que parte do capital que gira em torno das suas atividades são provenientes da compra e venda de ações.

Vamos resumir, a empresa desenvolve suas funções normalmente, porém, paralelamente a execução das atividades, investidores compram e vendem ações da empresa, esperando sua valorização ou vendendo, quando acreditam que já valorizou o quanto esperavam.

Para participar de uma empresa de capital aberto, o investidor terá que pesquisar, acreditar no potencial de crescimento do negócio e se arriscar, uma vez que a compra de ações nada mais é do que investir em títulos que se equivalem a pequenas “partes” da empresa. Dessa maneira, qualquer problema envolvendo o nome da empresa pode desvalorizá-la e causar prejuízos financeiros aos seus sócios anônimos.

Está pensando em investir seus recursos? Temos um texto voltado para a questão de investimentos, veja: Linhas de investimentos pelo BNDS.

Qual é a diferença entre empresas de capital aberto e de capital fechado?

É muito comum as pessoas que estão buscando por investir seus recursos ou, até mesmo quem deseja abrir uma empresa, ficar com dúvidas no tocante a qual é a mais adequada, as empresas de capital aberto ou de capital fechado.

Quando se fala em empresas de capital aberto e de capital fechado há quem pense que a diferença entre elas aconteça em todos os setores. Porém, não é bem assim, essas duas modalidades se diferenciam apenas na questão da contabilidade. Primeiramente, nas empresas de capital fechado, o processo de contabilidade se dá através de contadores contratados pelos próprios empresários.

Agora, em uma empresa de capital fechado, as contas são checadas de maneira totalmente diferente, os proprietários não possuem autonomia sobre a contabilidade, pois eles são submetidos a um conselho de contabilidade, que é escolhido pelos acionistas do negócio, ou seja, aqueles que possuem as ações de maior valor.

Também, outra diferença é a questão de comercialização de ações. As empresas de capital aberto possuem ações disponíveis para compra e venda na Bolsa de Valores, enquanto as empresas de capital fechado trabalham apenas com a venda de ações em “balcão”.

Vantagens de abrir o capital da empresa

Antes de transformar a sua empresa em um modelo de capital aberto é necessário conhecer os seus benefícios. Por isso, resumimos as vantagens da empresa de capital aberto.

1 – Ampliar os recursos financeiros com empresa de capital aberto

Ao abrir o seu capital, a empresa estará ampliando os recursos financeiros, ou seja, terá mais possibilidade de angariar dinheiro para empregar nas atividades que realiza, o que aumenta o seu potencial de crescimento em pouco tempo. Além disso, também será possível ter acesso ao mercado de capitais do Brasil, que pode financiar projetos de expansão.

Essa modalidade é ótima porque também retira a “necessidade” de fazer alavancagem financeira, o que exigirá o pagamento de taxas de juros.

Outra vantagem em se tratando de recursos financeiros é poder contar com o investimento de investidores em potencial, não só do Brasil, mas de qualquer parte do mundo. Dessa maneira, torna-se possível injetar capital financeiro no caixa da empresa, acrescendo o seu valor.

Pense da seguinte forma, com o aumento de dinheiro no caixa da empresa, pode-se trabalhar novos investimentos, internos e externos, o que permite uma margem de crescimento muito maior. É nisso que os investidores apostam ao comprar as ações de uma empresa de capital aberto!

2. Maior flexibilidade estratégica

A empresa de capital aberto também encontra maior flexibilidade estratégica, podendo atuar e se posicionar no mercado de diferentes formas, uma vez que a sua estrutura está envolta em relações de capital, acionários e demais colaboradores.

No entanto, a empresa fica dependendo dos seus acionistas, uma vez que são eles que controlam a liquidez do patrimônio, já que os seus investimentos são responsáveis por valorizar a marca, atrair novos investidores, injetar dinheiro no caixa e mudar o seu posicionamento no mercado.

3. Imagem institucional da empresa de capital aberto

No momento em que uma empresa decide abrir o seu capital, ela naturalmente passa por um processo mais rigoroso de controle interno e externo, diminuindo os riscos de se envolver em situações de transtornos e que sejam capazes de desvalorizar a sua marca no mercado.

Ao ter mais controle sobre as suas atividades internas e externas, deixando de se envolver em “enrascadas” e mantendo a transparência, a tendência é que aumente a confiabilidade do consumidor final, o que traz mais dinheiro para a empresa e para os acionistas.

Sejamos honestos, o simples fato de uma empresa passar a ser de capital aberto, por si só, já é fator preponderante ao analisar o seu grau de “imponência e confiabilidade” no mercado. Afinal, não é “simples” passar a ser uma empresa de capital aberto.

Desvantagens de abrir o capital da empresa

Nem tudo são flores, principalmente em se tratando do mundo dos negócios. É por isso que também há desvantagens de abrir o capital da empresa, conheça-as abaixo.

1 – Custos ao montar a empresa de capital aberto

A abertura do capital da empresa fará que ela lucre mais, uma vez que passa a ter mais pessoas que pagam pelas suas ações. Porém, é necessário estar ciente de que a instituição também terá que arcar mensalmente com a parte financeira que cabe aos investidores.

Além disso, também é importante ressaltar que a empresa terá que gastar bastante com a manutenção do sistema de acionista, uma vez que a ela dependerá dele para fazer com que os atuais investidores continuem investindo e seja possível atrair novas pessoas para comprar ações, valorizando a marca e acrescendo valor.

2 – Qualidade da informação

A empresa de capital aberto necessita de muito mais rigor em sua administração e gestão, uma vez que ela tem um compromisso com a transparência em todos os setores, visto que ela depende da sua imagem para se valorizar, além de ter de prestar esclarecimento com frequência aos seus investidores.

Investir em administração e gestão de alta qualidade é algo que exige muitos recursos humanos, financeiros e materiais, o que torna os processos extremamente trabalhosos e caros, o que pode ser considerado uma das desvantagens de abrir o capital da organização.

Como montar uma empresa de capital aberto?

Você quer abrir o capital da sua empresa? Pois bem, este processo é bastante burocrático e requer inúmeros cuidados para que tudo seja feito dentro da lei. Veja como montar uma empresa de capital aberto.

1 –Registro de empresa de capital aberto

Antes de qualquer procedimento, para abrir o capital é necessário solicitar o registro para operar no modelo de empresa de capital aberto, somente desta forma os seus títulos poderão ser oferecidos e negociados na Bolsa de Valores. O registro tem que ser nas instituições governamentais, que são responsáveis por controlar a organização.

2 – Autorização para distribuição de valores mobiliários

Para abrir o capital da empresa também é necessário obter uma autorização para a distribuição de valores mobiliários, que acontece a partir da subscrição pública (underwriting). Neste caso, a solicitação para autorização é concedida através das normas das Instruções CVM Nº 13/80 e 202/93.

3 – Análise preliminar da empresa de capital aberto

Após conseguir as autorizações para conseguir operar como uma empresa de capital aberto é preciso passar por uma análise preliminar, em que é feita uma auditoria em todos os setores, visando tornar os processos transparentes antes mesmo de se lançar no mercado.

4 – Nomeação do conselho

A empresa de capital aberta é comandada por um conselho de dirigentes. Por isso, é necessário fazer a primeira nomeação de conselho, em que os acionistas votam em um presidente, vice-presidente e demais diretores.

Verifique exatamente o funcionamento junto a um especialista no assunto, principalmente no tocante as exigências financeiras, pois é preciso que a empresa tenha um valor mínimo de “dinheiro” incorporado no CNPJ.

E você, gostou da ideia de montar uma empresa de capital aberto?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA