Empreendedor – Veja Como Ser Um de Sucesso

0
545

Empreendedor - Veja Como Ser Um de SucessoSonha em ser um empreendedor? Não é o único! Descubra como fazer isso, aprenda como ser um empreendedor.

Você pensa em abrir um negócio e ser o seu próprio chefe? Se a sua resposta é sim, saiba que você faz companhia a milhares de brasileiros que pensam nisso diariamente. Porém, apenas cogitar a ideia de empreender não é o suficiente para sair do lugar e ser um empreendedor bem sucedido.

Para se “jogar” no mundo dos negócios e colher bons resultados é necessário estar bem preparado, sabendo tudo sobre como ser um empreendedor de sucesso e tendo conhecimentos profundos em relação à sua área de atuação.

Há quem pense que para empreender é necessário ter uma espécie de tino natural, que vem desde o berço. É bem verdade que muitos empreendedores possuem esta característica naturalmente, mas com muito esforço e dedicação também é possível aprendê-la e desenvolvê-la.

Inclusive, a persistência e vontade de aprender estão entre as características mais importantes de um empreendedor de sucesso, sem elas, raramente consegue-se chegar até o “final” e atingir o objetivo, já que até os empreendedores mais experientes possuem momentos difíceis em seus negócios e, caso desistam, tornar-se-ão apenas mais um entre tantos outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Para ser um empreendedor também é preciso ser eficaz, saber administrar o seu tempo e tomar frente nas atitudes. Você já conhece os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes?

 Para você que já se convenceu de que realmente quer ser um empreendedor, abandonando de vez a vida de funcionário, iremos trazer aqui as principais características e dicas de como ser um empreendedor. Pronto? Quem sabe essa seja a sua chance!

Conheça as características de um empreendedor

Embora muitas coisas possam ser aprendidas para tornar-se um profissional bem sucedido, existem algumas características naturais que são fundamentais e que uma pessoa tem que ter para empreender, elas podem até estarem escondidas dentro de você, mas é necessário trabalhá-las e trazê-las para fora. Conheça abaixo as características de um empreendedor:

1 – Transformar boas ideias em realidade é empreender

Bom, basta fazer uma pesquisa com as pessoas que estão ao seu redor para saber que muitas delas já tiveram boas ideias, mas não passaram disso. Quem tem tino para ser um empreendedor é aquele indivíduo que tem boas ideias e consegue transformá-las em realidade, saindo do campo do pensamento e partindo à ação.

Portanto, avalie qual é a sua capacidade de criatividade e inovação, quais foram as últimas boas ideias que você teve e se elas foram colocadas em prática. Este é um dos primeiros passos para empreender, uma vez que o empreendedor consegue ter ótimas “sacadas” e age rápido para não perder as oportunidades que podem levá-lo ao sucesso.

2 – Amar incondicionalmente o que faz

Se você perguntar a um empreendedor de sucesso o que o faz levantar todos os dias e ir para o trabalho, qual será a resposta ao seu ponto de vista? Caso você tenha dito o DINHEIRO, está enganado, certamente ele irá responder que é a paixão que ele sente por aquilo que faz.

Muitas vezes uma pessoa pode até ter conhecimentos sobre a atividade que exerce, mas se não há amor, provavelmente ela nunca será bem sucedida ou a melhor, ficando desmotivada, o que a faz ficar sempre no mesmo lugar.

Para ser um bom empreendedor, até é possível aproveitar as melhores oportunidades de negócios disponíveis no mercado no momento, mas é necessário amar a atividade que será desenvolvida, do contrário, ao longo do tempo você ficará estafado e perderá o interesse pelo empreendimento. Nesses casos, pode-se ‘apelar’ também para a motivação profissional.

Sendo assim, é recomendado começar a empreender somente quando tiver certeza que a modalidade de atuação faz os seus “olhos brilharem” e continuará a fazer por muitos e muitos anos.

3 – Capacidade de tomar decisões firmes e não se arrepender

Se diante de uma situação complicada, você tem várias alternativas, escolhe aquela que lhe parece a mais correta e posteriormente não fica pensando no que ficou para trás, então, está pronto para ser um empreendedor. Geralmente, as pessoas que decidem empreender tem a capacidade de tomar decisões firmes e não se arrepender das suas escolhas, elas possuem foco.

O foco é um dos aspectos que merece uma ressalva especial aqui. Um empreendedor sem foco no que deseja, no objetivo, no seu produto, no serviço, na sua atividade em si, raramente conseguirá atingir o objetivo final, já que, durante o “caminho”, existem dezenas e dezenas de opções que podem desvirtuar a vontade de ser um empreendedor, e acredite, em alguma delas você cairá, salvo se tiver foco!

Por isso, quando iniciar o seu negócio, desenvolva a missão, visão e valores dele.

4 – Ter conhecimento sobre a sua área de atuação

Sabe aquela pessoa que tem habilidades incríveis para cozinhar, mas decide investir em um negócio de moda? Provavelmente o seu empreendimento será um fracasso.

O bom empreendedor é aquele que tem conhecimento sobre a sua área de atuação e é muito bom no que se propõe a fazer. Portanto, antes de empreender tenha certeza de qual é a sua expertise.

Para deixar claro e bem evidente o que falamos, pense da seguinte forma:

Existem milhares de restaurantes no Brasil, desses milhares, 30% são excepcionais, com chefes de 1ª linha e estudiosos do assunto. Agora, você, sem conhecimento nenhum em preparação de refeições resolve montar um restaurante. Acredita mesmo que terá capacidade de conquistar mercado contra estabelecimentos como os 30% mencionados? Não basta querer abrir um negócio, é preciso estar apto para exercê-lo.

Essa é uma das razões que muitos empreendedores acabam por montar uma franquia, já que o negócio já vem “pronto” para eles.

5 – Ser um empreendedor tenaz

Empreender é uma tarefa nada fácil, ao longo do caminho irão surgir inúmeros obstáculos e só os empreendedores tenazes irão seguir firmes e os vencerão. Estas pessoas não desistem fácil, podem até mudar de foco se identificarem um erro, mas com certeza fazem disso uma oportunidade para aprender ou implementar algo novo. Então, para ser um empreendedor, seja persistente!

Aprenda como ser um empreendedor

Se você identificou na sua personalidade as características de um empreendedor, arregace as mangas e coloque a mão na massa! Isso mesmo, é o momento de empreender. Aprenda abaixo como ser um empreender e alcançar o sucesso no seu ramo de atuação:

1 – Tenha uma boa ideia

Basicamente, empreender significa criar algo novo e rentabilidade em cima disso, logo, use toda a sua criatividade para desenvolver algo inovador, observe o mercado e procure lançar um empreendimento que tenha a capacidade de atender as necessidades de uma determinada fatia de público consumidor.

Claro, antes de “colocar em prática” feito um “louco” todas as suas ideias, gastando somas de dinheiro, faça um estudo e crie um planejamento, assim poderá ter até uma noção dos riscos do negócio.

É óbvio que dificilmente você irá inventar a “roda”, ou seja, criar um negócio único, mas saiba que é perfeitamente possível fazer algo que é tradicional no mercado, mas lançar um serviço ou produto diferenciado. Fuja da mesmice e apresente algo novo!

2 – Seja disciplinado e comprometido

Ok, você montou o seu empreendimento e o deixou funcionando sozinho e, como todo “bom empresário” foi aproveitar a vida. Ao fazer isso, esteja ciente de que ele não terá bons rendimentos, pelo contrário, a tendência é que comece a declinar. Para evitar que isso aconteça, é necessário ter o máximo de disciplina e comprometimento com o seu empreendimento, sempre revendo o seu planejamento estratégico.

Sabe aquela história de que o boi engorda mais sob os olhos do dono? É a mais pura verdade. Para ser um bom empreendedor é preciso conhecer muito bem o seu negócio, estar presente nele, vivenciar as coisas boas e ruins do dia a dia, comprometer-se com a administração, seja o exemplo que os seus funcionários devem seguir.

No tocante a administração da empresa, também não podemos deixar de frisar que é preciso sim ter boas noções de administração, caso essa seja sua dificuldade, comece pela teoria geral da administração.

3 – Aprenda a negociar para empreender

Ao desempenhar o papel de empreendedor, você terá que aprender negociar, uma vez que gastará boa parte do seu tempo fazendo isso. Saiba ouvir, propor e se posicionar, buscando aquilo que é melhor para o seu empreendimento.

Veja como funciona o processo de negociação.

Diariamente, será necessário negociar com os fornecedores, clientes e funcionários. Para que este processo seja bem sucedido, o ideal é que o empreendedor saiba falar a “língua” das pessoas que se encontram nessas categorias.

4 – Determine metas no seu empreendimento

Qual é a função do seu empreendimento? Lucrar e o que mais? Apenas estar atrás do lucro não basta para ser empreendedor, é necessário determinar metas a serem alcançadas e através delas obter lucratividade.

Sendo assim, é recomendado fazer uma lista dos seus objetivos profissionais e do seu empreendimento, estabelecendo um período para que eles sejam concretizados. O empreendedor bem sucedido é aquele que sempre tem novas metas, não fica acomodado, pois além de lucrar, também deseja que a sua empresa esteja bem posicionada no mercado, cresça e seja bem vista aos olhos do seu público consumidor.

Essas metas têm de estar bem evidentes e estabelecidas no plano de ação, o qual será responsável por estabelecer as formas e métodos que serão utilizados para alcançar o objetivo.

5 – Tenha um método de trabalho para empreender

Vamos combinar que determinar metas é algo relativamente fácil, né? O problema é como colocá-las em prática. É por isso que o empreendedor deve desenvolver um método de trabalho, o qual tem que ser um planejamento que compreenda as suas necessidades, as do empreendimento e as da sua equipe. Lembre-se, você além de empreendedor e administrador, também necessitará ser um brilhante gestor de equipes.

Ter um método de trabalho torna mais prático alcançar as metas estabelecidas, além de ajudar a manter a disciplina e o comprometimento, que são fundamentais para se firmar no mundo dos negócios e colher bons frutos.

Agora que já sabe tudo isso, você está ou não pronto para ser um empreendedor?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA