Empreendedor Social

Empreendedor social

Quantas vezes você já ouviu o termo empreendedor social? Deve ter sido muitas, mas afinal, será que você sabe mesmo o significado? Ou melhor, já pensou em se tornar um empreendedor social? Esse é um tema interessante e que todos deveriam entender, afinal de contas, suas atitudes podem mudar sua cidade, região, país ou talvez o Mundo! Que tal entender um pouco mais sobre empreendedor social?

Se você é dessas pessoas que sempre pensou em fazer algo pela sociedade, humanitária e sem deixar de lado ganhar uma “graninha”, ser um empreendedor social está ao seu alcance, não só isso, é o que você está procurando!

O empreendedor social é aquela pessoa que procura desenvolver coisas que irão auxiliar não apenas no seu bolso, mas também na sociedade. Por exemplo, desenvolver uma nova técnica de tratamento de água, embora isso irá lhe render bons lucros, também estará melhorando a condição de vida social, já que a água estará mais potável ou poderá ter uma redução da tarifa, enfim, quaisquer pontos positivos.

Claro, você pode ser um empreendedor social sem ganhar dinheiro também, tendo atitudes apenas que visem auxiliar a sociedade.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Outro tema polêmico é o empreendedorismo na grade do ensino técnico, quer saber mais? Veja nosso artigo.

Perfil do Empreendedor Social

Você já deve ter lido sobre perfil do empreendedor brasileiro, o que ocorre é que o perfil do empreendedor social não exatamente o perfil do empreendedor “geral”. O empreendedor social tem como foco a sociedade e não a individualidade, ou seja, a sua preocupação está em desenvolver algo que beneficia os outros e não a si mesmo, o que não impede que seja beneficiado ‘subsidiariamente’.

Uma das características mais marcantes do empreendedor social é a paixão pelo que faz, ele não busca uma solução por obrigação, pelo contrário, faz com prazer e com amor. Quer ver um empreendedor social feliz? Basta encontrá-lo no momento que descobriu uma forma de ajudar a sociedade.

Ser prestativo e bem humorado também costuma estar entre as características do empreendedor social, isso porque ele costuma gostar de estar em meio ao público, conversar, trocar ‘ideias’ e claro, fazer o que pode pelos outros.

Confira 4 dicas para jovens empreendedores.

Por fim, não podemos deixar de citar a grande capacidade de sonhar alto. O empreendedor social é um sonhador e que costuma estar sempre em busca de realizar seus sonhos e objetivos, mesmo que pareçam impossíveis.

Organizações Tradicionais Sociais x Organizações Sociais Empreendedoras

As organizações voltadas para atitudes sociais estão cada vez mais comuns, principalmente com as verbas destinadas pelo governo para estes setores.

Atualmente, com o empreendedorismo social, surgiu uma nova categoria de organização, denominamos Social Empreendedora. Esta modalidade tem tido resultados incríveis e tem características peculiares, claro, o simples fato de ser “constituída normalmente” por empreendedores sociais por si só já é uma característica bem específica.

As organizações tradicionais sociais têm como padrão um sistema de hierarquia, ao contrário das organizações sociais empreendedoras, em que os participantes são colegas, pessoas em mesmo pé de igualdade, em busca de conseguir soluções para a sociedade.

Também podemos destacar o fato das organizações tradicionais terem missões mais abrangentes, objetivos vastos, já as organizações sociais empreendedoras são específicas, com pessoas focadas em desenvolver um trabalho em especial, o que gera um maior nível de especialização e, consequentemente, muitas vezes melhores resultados.

Não pense que empreendedorismo é apenas para homens, existem muitas mulheres, veja nosso texto sobre empreendedorismo feminino aqui.

No quesito financeiro também encontramos uma distinção bem significativa entre as organizações, no tocante as tradicionais, estas dependem de recursos para ‘financiar’ seu trabalho, já as empreendedoras sociais possuem financiamento autossuficiente, facilitando o trabalho.

Veja o perfil da mulher empreendedora brasileira.

Concursos Para Empreendedor Social

Você sabia que existem concursos e seleções para empreendedor social? Agora sabe!

Em todo o Mundo são realizados concursos para empreendedor social, com o objetivo de encontrar ideias inovadoras capazes de atender as necessidades da sociedade. Os prêmios dos concursos variam de acordo com a importância do concurso, mas costumam ser bem atraentes.

Um exemplo de concurso realizado é o prêmio empreendedor social, realizado pela Folha de São Paulo em parceria com a Fundação Schwab. Este é apenas um dos diversos concursos espalhados pelo Brasil que refletem a importância do empreendedor social.

Grupos e Comunidades de Empreendedores Sociais

Existem grupos e comunidades de empreendedores sociais que permitem que o empreendedor possa iniciar o seu trabalho, ter apoio e expor as suas ideias de forma adequada. Esses grupos costumam ter um processo de seleção rígido e muitas vezes oferecem auxílio financeiro para os empreendedores sociais se dedicarem exclusivamente ao projeto.

Uma das organizações de empreendedores sociais mais conceituadas e buscadas é Ashoka, criada e presidida por ninguém menos que Bill Drayton.

A Ashoka está a mais de 30 anos desenvolvendo pesquisas no mercado, contando com mais de 2.700 soluções inovadoras para a sociedade.

O apoio da organização Ashoka abrange um programa de sustentabilidade, integração, reconhecimento e bolsa-auxílio. É ou não interessante?

É importante ressaltarmos o tempo de bolsa-auxílio, que pode ser no máximo de 3 anos.

E Você, Pronto Para Fazer Parte do Grupo e se Tornar um Empreendedor Social?



FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here