Dinâmicas de grupo



Dinâmicas de grupoO que são dinâmicas de grupo? As seleções de pessoal andam cada vez mais competitivas e por isso, além de entrevistas, as empresas buscam alternativas diversas para não errar na escolha do candidato ideal para ocupar uma vaga, sabendo que os erros nos processos seletivos têm consequências drásticas para o dia a dia das empresas e porque não dizer para o seu planejamento estratégico empresarial.

Uma vez que os Recursos Humanos atualmente é considerado como um departamento também estratégico e que tem como função selecionar colaboradores que contribuirão de forma estratégica para o andamento da empresa.




Por isso, é que as empresas encontraram formas atuais e criativas e com a ajuda da tecnologia para que os processos seletivos além de revelar competências técnicas revelem também competências comportamentais dos candidatos, como a iniciativa, a criatividade, força de vontade e outras competências.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

O cientista comportamental, Kurt Levy, criou em 1914 as dinâmicas, partindo do princípio de que o comportamento humano é mais bem avaliado em um grupo ou mais especificamente em dinâmicas de grupo, sabendo que o ser humano é um ser social e que pela dinâmica de grupo é capaz de saber a reação do indivíduo em grupo assim que fica sujeito às mudanças, crises, situação de stress e outros.

E além das dinâmicas de grupo serem aplicadas no processo seletivo também são aplicadas em treinamentos para inspirar integração, cooperação, confiança e até motivação.

Habilidades comportamentais 

Pelas dinâmicas de grupo é possível para o selecionador observar habilidades como: capacidade de liderança, capacidade de adaptação, o autoconhecimento do candidato e outras habilidades.

Nas empresas as dinâmicas de grupo devem revelar habilidades como paciência, capacidade de flexibilidade e por isso, até as reações ao atraso das reuniões servem para avaliar os candidatos.




Como se vê as dinâmicas possuem diversas utilidades, por isso é que antes de escolher uma dinâmica para determinada reunião de seleção é necessário primeiro saber o que se espera da reunião e da dinâmica de grupo. Por tanto, é necessário antes da reunião considerar qual o cargo pretendido e o que se espera do candidato para ocupar este cargo.

Exemplos de dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo podem ser decisivas para avaliar o comportamento dos candidatos, pois as dinâmicas funcionam como jogos e causam situações diferentes para cada um dos entrevistados.

E como o ser humano é bastante complexo em um processo de seleção, baseado apenas em perguntas não avalia a fundo o comportamento que numa simples dinâmica poderia deixar que o comportamento do entrevistado fluísse de forma natural e espontânea. Claro que a simples aplicação de uma dinâmica não deve eliminar as outras etapas de seleção que são os testes e entrevistas.

Mas, as dinâmicas podem detalhar aspectos no comportamento profissional que não são visíveis em uma entrevista, aspectos como: liderança, capacidade de competição saudável e outros valores como responsabilidade, comprometimento, seriedade e postura profissional.

Algumas atividades que são executadas pelas dinâmicas de grupo são:

-Exercícios de consenso: como exemplo, têm-se aqueles exercícios de: “se fosse para um abrigo nuclear quem levaria”. Neste tipo de dinâmica é observada a capacidade do entrevistado em liderar, expor suas ideias com coerência e saber ouvir outros candidatos.

-Desenvolvimento de projetos: esses exercícios podem ser atividades como montagem de bonecos com copos plásticos e outros utensílios. O que é avaliado nesta dinâmica é a capacidade de colaboração, de persuasão e de discussão de ideias.

-Júri simulado: este exercício consiste em um grupo que deverá acusar e outro defender. Neste tipo de exercício é avaliada a capacidade de argumentação, de defender ideias, de manter a calma, improvisar e outros.

-Mímica: neste exercício são avaliadas características como criatividade, capacidade de concentração e outros.

O que conclui disso, é que em dinâmicas simples é possível extrair diversas impressões dos candidatos.

 A avaliação psicológica na dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo não há resposta certa ou errada o que se pretende é avaliar as características individuais e por isso, também se deve avaliar o perfil profissional e pessoal do candidato, e se este perfil é adequado ao cargo.

Assim, as dinâmicas mais úteis para avaliar candidatos são aquelas em que se busca reproduzir as situações do cotidiano.

Mas, para que a dinâmica surte o efeito de fazer com que os entrevistados passem o que eles realmente são, é necessário criar um clima em que os candidatos se sintam a vontade, sem pressão e assim possa revelar suas características e atitudes diante de situações do dia a dia.

O ambiente da dinâmica deve ser agradável diminuindo aquela sensação de estar sendo vigiado que poderá inibir o entrevistado.

Um bom selecionador de dinâmicas

Um bom selecionador é aquele em que numa dinâmica de grupo consegue aplicar uma dinâmica com contexto e que seja capaz de avaliar o comportamento mais frequente do entrevistado, e o comportamento apresentado durante o clímax da dinâmica.

Quando isso acontece, existem candidatos que se tornam imparciais e com comportamento constante, outros entrevistados tentam chamar atenção para si, começam com um comportamento arrogante e orgulho próprio, com reações como atropelar conversas e discordar do grupo em uma postura de superioridade. Esses comportamentos não expressam novidade, pois são comportamentos inerentes ao ser humano.

Portanto, é exigida dos selecionadores a capacidade de avaliar entrevistados que sejam extrovertidos ou introvertidos, e como isto se aplica ao cargo pretendido, identificando aqueles candidatos que são cronicamente tímidos.

Outra observação a ser feita é detectar candidatos que utilizam máscara e por isso, caem em contradição. Dessa forma, a questão, portanto, é: quais entrevistados mais se destacam nos processos seletivos?

Os entrevistados que mantêm a calma e a naturalidade, os participantes que sabem ouvir os colegas com atenção e respeito, capacidade de organização e planejamento, de se integrar à equipe e de liderar, de tomar iniciativas e buscar resolver problemas, consegue esclarecer suas ideias e pretensões e etc.

Todas essas características listadas podem ser observadas nas dinâmicas aplicadas.

Atividades das dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo possuem atividades comuns que são aplicadas em qualquer processo seletivo para vários cargos no mercado de trabalho.

Atividades de chegada e apresentação dos candidatos, nessas atividades são avaliadas o grau de ansiedade, a paciência, a atenção e a disponibilidade do entrevistado em participar da dinâmica. Pois, se o candidato fica olhando o relógio e não tem tempo de participar da dinâmica, imagine para assumir o cargo.

Nas atividades de apresentação, as dinâmicas são rápidas e simples, mas poderá ser observados: a capacidade de interagir e de prestar atenção no outro e estabelecer relacionamentos, o interesse pela equipe e a comunicação também pode ser avaliado.

A autoapresentação é uma das dinâmicas de grupo que revela o quanto o entrevistado se conhece e qual a imagem que faz de si mesmo, o ideal é que o candidato não seja egocêntrico e nem complexado, ou seja, exista um equilíbrio.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá tudo bem?

    Estou cursando Rh e no final desse mês meu grupo irá apresentar em uma feira, o tema é dinâmicas de grupo, estávamos pensando em apresentar uma dinâmica mas ela tem que ser uma dinâmica curta, de no máximo uns 5 minutos, pesquisei e não encontrei e gostaria de saber se você conhece alguma, e se pode dar algumas dicas para apresentarmos na feira.

    Muito bom o site, esse artigo ajudou muito, conseguimos várias coisas graças a esse artigo.

    Obrigado e sucesso na carreira de vocês!!

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here