Dinâmica De Motivação: Veja Como Motivar Sua Equipe

1
13039

Dinamica De MotivacaoJá ouviu falar em dinâmica de motivação? Veja aqui em que as dinâmicas de motivação podem te ajudar.

Você é o responsável por gerir uma equipe na sua empresa? Definitivamente, esta é uma grande responsabilidade, pois trabalhar com pessoas de personalidades tão diferentes e fazer com que elas atuem em prol de um mesmo objetivo de maneira harmônica é uma tarefa longe de ser fácil, pelo contrário, requer muita capacitação e empenho.

No cotidiano das empresas, os gestores de equipes costumam enfrentar diversos problemas como visões diferentes, atritos e dificuldades de relacionamento. Porém, um dos maiores problemas mesmo é quando o grupo fica desmotivado, pois quando isso acontece, a tendência é que o nível de produtividade caia bastante, comprometendo os resultados das atividades desenvolvidas em todos os setores da empresa.

Felizmente, a desmotivação não é o fim de uma empresa ou, pelo menos, não precisa ser, uma vez que existem diversas possibilidades para dar uma “injeção” de ânimo nos funcionários como, por exemplo, as dinâmicas de motivação, que conseguem fazer com que eles redescubram o prazer de desenvolver as suas atividades e caminhar na mesma direção que a empresa.

Uma boa equipe é aquela que une 3 pontos: gestão de produção adequada, motivação e capacitação. Além, é claro, de um bom relacionamento interpessoal. Veja,

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Para você que deseja resolver de vez este problema de falta de motivação na equipe, nós iremos trazer aqui diversas dicas sobre dinâmica de motivação. Confira abaixo:

O Que é Uma Dinâmica De Motivação?

O conceito de dinâmica de motivação é muito simples, trata-se de um processo desenvolvido com a intenção de estimular os funcionários as desenvolverem as suas atividades com mais vontade de alcançar resultados positivos, além de ajudá-los a descobrir e usar as suas qualidades profissionais, bem como enquanto pessoa.

Claro, você precisa ter bons funcionários para conseguir aplicar a dinâmica de motivação, não adianta esperar “milagres”, tentar fazer aquela pessoa que não quer trabalhar, que não tem o mínimo de capacidade e, tão pouco, vontade de “vestir a camiseta”, conseguir uma façanha. Por isso é importante entender a importância do recrutamento e seleção interna.

A dinâmica de motivação pode ser realizada através de diferentes maneiras, sendo em grupo ou individual, mas o seu objetivo é sempre o mesmo, que nada mais é do que mexer com o lado psicológico das pessoas. Este processo pode acontecer dentro da própria empresa e ter o tempo de duração de acordo com a necessidade que o gestor tem de otimizar a sua equipe.

Por Que Você Deve Trabalhar a Dinâmica De Motivação Na Equipe?

A sua empresa tem um enorme potencial de crescimento, mas está produzindo bem abaixo da sua capacidade e ainda atingindo um resultado negativo atrás do outro? Se já foi verificado que o problema não é com a estrutura da organização em si, então a origem do péssimo desempenho pode estar relacionada à desmotivação dos funcionários.

É interessante, antes de “tomar qualquer posicionamento”, aplicar os exemplos de indicadores de desempenho, assim, conseguirá encontrar exatamente os problemas que a empresa possui na questão de desempenho, sem contar o fato de que conseguirá mensurá-los corretamente. Chegando à conclusão de que é relativo aos funcionários, faça uma análise psicológica dos seus empregados e, posteriormente, verificar a possibilidade de utilizar a dinâmica de motivação.

Lembre-se que nem sempre a solução é demitir os colaboradores, mas sim trabalhar dinâmicas de motivação, fazendo com que eles redescubram a vontade de desenvolver as suas tarefas com qualidade, trabalhando mais leves e felizes. Ao promover a motivação da sua equipe, a empresa irá reduzir metade dos seus problemas, tendo menos atritos, além de aumentar a sua produtividade.

Uma das principais vantagens de “resgatar” um funcionário através da dinâmica de motivação é que você terá um colaborador antigo, experiente e qualificado, não sendo necessário contratar novos empregados e que estejam despreparados, evitando o chamado “rodízio” de empregados.

Dicas De Dinâmica De Motivação:

Saber que as dinâmicas de motivação são importantes para melhorar o ambiente de trabalho não é o suficiente para conseguir mudar a situação da empresa, é necessário entender como aplicar as técnicas de dinâmica de motivação na prática, somente assim irá conseguir tirar o melhor proveito dos seus funcionários.

Além disso, é preciso escolher o modelo de dinâmica de motivação que mais se adequa ao perfil da equipe. Por isso, acompanhe abaixo algumas dicas de dinâmica de motivação.

1 – Dinâmica De Motivação “O Que Você Parece Pra Mim…”

Administrar as personalidades e humor de todos os integrantes de uma equipe é uma tarefa dificílima. Portanto, saiba que uma das melhores maneiras de evitar possíveis atritos é fazer com que todas as pessoas do grupo se conheçam, sabendo as qualidades e defeitos de cada uma, o que permite aprender a respeita e conviver de forma harmônica.

Nesta situação, é necessário integrar a equipe, isso pode ser feito através da dinâmica “O que você significa pra mim…”, que tem como objetivo promover a socialização entre os colaboradores através da identificação das falhas e ressaltando as qualidades.

Para Fazer Esta Dinâmica, Você Vai Precisar De: fita crepe, canetas hidrocor e papel cartão.

Como Fazer: Comece colando um cartão papel nas costas de cada participante, grudando-o com um pedaço de fita crepe. Na sequência, cada pessoa deve escrever uma qualidade da pessoa e um defeito ou característica que merece ser trabalhada, além de dar uma nota para o que foi destacado.

No final, todos os integrantes sentam e conversam sobre as coisas que foram escritas e discorrem sobre o que podem fazer para melhorar.

2- Dinâmica De Motivação Do Desafio

Uma empresa que vai para frente e se torna bem sucedida é aquela que conta com colaboradores que não têm medo de desafios, que quando aparecem situações adversas se destacam, enfrentam a situação com calma e cautela, enfim, tomam a liderança e tentam dar o seu melhor para atingir os resultados positivos.

Caso a sua equipe não esteja preparada para enfrentar desafios, é preciso que você, no papel de gestor, estimule-os a deixar os seus medos para trás.

Para inspirar os seus funcionários a saírem da zona de conforto, uma boa dica é aplicar a dinâmica de motivação do desafio, que tem como objetivo identificar o nível de medo que as pessoas têm de enfrentar situações desafiadoras e ajudá-las a ter mais coragem, expor-se a riscos e vencer.

Para Fazer a Dinâmica Do Desafio, Você Vai Precisar De: 1 caixa de bombom enrolada para presente.

Como Fazer: Reúna a sua equipe e diga a todos que dentro da caixa há um desafio surpresa, que deve ser realizado pela pessoa que a estiver segurando quando a música acabar.

Na sequência, coloque uma música animada e peça para que os membros da equipe comecem a passar a caixa. Ao fim da música, o gestor pode perguntar se o colaborador quer ficar com a caixa ou passar para outro, além de perguntar se ele está preparado para cumprir a tarefa.

O processo deve ser repetido até que alguém se habilite a abrir a caixa. A partir desta dinâmica, os funcionários poderão aprender que ao final de um desafio podemos ter gratas surpresas.

3 – Dinâmica De Motivação Sociograma

Uma equipe por mais diferente que seja, sempre terá personagens que são conhecidos em todos os tipos de empresa, como o líder positivo e o negativo, aquele que leva o grupo para frente e outro que contribui para o atraso das atividades. Neste caso, é o papel do gestor identificar quem são essas pessoas e trabalhar estas características para motivar as pessoas que são o alvo de toda a equipe.

Para sanar este problema, pode-se fazer a dinâmica de motivação sociograma, que consiste em identificar dentro do grupo quem é a pessoa mais confiável e a menos confiável, obviamente, a partir do ponto de vista dos colaboradores.

Para Fazer a Dinâmica De Motivação Do Sociagrama, Você Vai Precisar De: canetas, folhas de papel.

Como Fazer: Comece distribuindo um pedaço de papel e uma caneta para cada um dos integrantes da equipe. Em seguida, peça que eles respondam em um tempo de 20 a 60 segundos as perguntas:

a) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que ficar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?

b) Se fosse para você montar uma festa e tivesse que escolher uma ou mais pessoas, quem desse grupo você escolheria?

c) Se você fosse sorteado em um concurso para uma viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?

Depois de todas essas perguntas serem respondidas, pegue o resultado e conte os pontos que cada participante obteve ao parecer nas respostas dos seus companheiros, a partir daí, pode-se interpretar os dados e utilizá-los como estratégias dentro da empresa.

Por óbvio que, ao que tudo indica, o líder e pessoa de maior confiança perante os colaboradores é aquele que tiver a maior quantidade de pontos. Isso significa que as pessoas do grupo tendem a confiar naquela pessoa, depositam nele suas dificuldades e o vem como uma pessoa que irá auxiliar a resolver os problemas que enfrentarem nas situações inusitadas.

Você pode também buscar trabalhar a dinâmica de motivação pessoal, focando em cada funcionário em especial, porém, como nosso foco era a questão de equipes, trouxemos os aspectos de dinâmica de motivação de equipe, mas nada impede de você adequar para casos específicos.

Como Está a Dinâmica De Motivação Da Sua Equipe?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito dessas dinâmicas são criativas e com certeza ajuda muito em trabalhos em equipe, gostaria que tivessem novas dinâmica, por enviar e-mail.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA