Cursos do Sebrae: Fique Por Dentro Das Opções



Cursos do Sebrae: Fique Por Dentro Das Opções
Cursos do Sebrae

Está pensando em se aprimorar como empreendedor? Já pensou em participar gratuitamente dos cursos do Sebrae?

Você quer dar um “up” na sua vida profissional e montar o seu próprio negócio? Não basta apenas querer empreender, é necessário se preparar para entrar no mercado, pois do contrário a tendência é que o seu negócio seja “engolido” pela concorrência, antes mesmo de atingir o seu ápice.




Mas, como se preparar para enfrentar a concorrência? É fato que para conseguir enfrentar a concorrência é preciso unir uma variedade muito grande de fatores, mas uma das coisas mais importantes e que funciona melhor (ou que sem ela não funciona de jeito nenhum) é através da qualificação!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Por isso, invista em cursos que acrescentem na sua vida profissional e empresarial, o que ajuda a compreender mais sobre as atividades que pretende exercer e o meio em que irá atuar. Um bom local para procurar por esses cursos é no Sebrae, instituição brasileira que mais apoia os micros e pequenos empresários.

O Sebrae oferece inúmeros cursos, em diferentes áreas, é só pesquisar e encontrar aquele que mais se enquadra às suas características e necessidades profissionais. Além disso, as modalidades também são diversificadas para que você possa fazer o curso de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

Para tornar ainda mais fácil para você, reunimos as melhores informações sobre os cursos do Sebrae. Confira abaixo:

O que é o Sebrae?

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é um serviço social autônomo voltado para micros e pequenas empresas, tendo como objetivo estimular o crescimento do empreendedorismo no Brasil, em todos os ramos do mercado. Quem está pensando em abrir um negócio ou já começou, pode encontrar nesta instituição o caminho para ser um empresário bem sucedido.




Desde 1972, o Sebrae desempenha o papel de fomentar o desenvolvimento e bom desempenho de micros e pequenas empresas, tornando o mercado mais competitivo. Na verdade, através de cursos do Sebrae, inúmeros empreendedores estão se capacitando e aumentando suas chances de sucesso como empresário.

O foco da entidade também está direcionado para a captação de recursos junto à iniciativa pública e privada, promover a formalização da economia e feiras de negócios.

Por que investir em um curso do Sebrae?

Decidir empreender é um passo muito importante na sua vida e deve ser feito com cautela. Afinal de contas, você não quer arriscar toda a sua economia em um “barco furado”, não é mesmo? Para que isso não aconteça, é recomendado investir na sua qualificação profissional, que te permite conhecer com profundidade as atividades que irá exercer, além de aprender sobre questões administrativas que são extremamente úteis no seu dia a dia.

Honestamente, sempre sugiro que antes mesmo de pensar em abrir um negócio, aprenda toda a sistemática de um negócio, processos de administração, burocracia, marketing, entre tantos outros pontos importantes para que se consiga atingir o sucesso. Acredite, os grandes empresários de sucesso não o são “por acaso”, eles se especializaram e detiveram o conhecimento necessário sobre o assunto.

Agora você deve estar se perguntando: quanto custa investir em um curso do Sebrae? Nada. Isso mesmo, você pode se qualificar com professores altamente capacitados sem ter que desembolsar nenhum centavo. A instituição conta com uma gama de cursos gratuitos, que podem ser feitos pessoalmente ou na modalidade EAD, ou seja, à distância.

Cursos do Sebrae?

Ficou curioso sobre o “leque” de cursos que o Sebrae oferece? Para satisfazer a sua curiosidade e também melhorar a possibilidade de você se preparar melhor como empreendedor, acompanhe abaixo alguns dos cursos do Sebrae:

1 – Administração de Negócios

Independente de qualquer área de atuação é de fundamental importância que o empreendedor saiba como administrar o seu negócio e tirar dele os melhores resultados possíveis. Pensando nisso, o Sebrae disponibiliza o curso de Administração de Negócios, que qualquer interessado em empreender pode fazer em uma unidade física ou através da internet.

No curso de Administração de Negócios, você poderá aprender sobre os princípios da administração, como canalizar e otimizar as atividades da empresa, cuidados com as finanças, além de ensinar a parte de gestão de estoques e demais processos internos e externos.  O curso tem o objetivo de capacitar o empreendedor para saber lidar corretamente com as situações que ocorrem em todos os setores do negócio.

2 – Comércio Exterior

Nós vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, em que nada impede que o seu empreendimento possa negociar com empresas do exterior. Se este é o seu caso, uma boa dica é optar pelo curso Comércio Exterior, que tem como meta ensinar os empresários a importar e exportar corretamente.

Não podemos deixar de frisar este quesito de importação/exportação. Uma forma de aumentar de forma estável o seu negócio é através da venda para o exterior, ainda mais para países com moedas “mais valorizadas”, porque o preço costuma ser bem acessível para eles. Claro, é preciso analisar bem a questão de tributos e etc, mas é uma boa ideia a se estudar.

A partir do momento em que você fizer o curso de Comércio Exterior, irá aprender todos os meandros que envolvem a exportação e importação de produtos. Dessa maneira, a sua empresa pode negociar dentro da lei, sabendo escolher os melhores parceiros estrangeiros, sem correr o risco de cair em “furadas”.

3 – Curso do Sebrae sobre Turismo

Você descobriu que a sua verdadeira vocação profissional está relacionada ao turismo? Pois bem, este é um dos setores que mais crescem no Brasil anualmente. Tendo isso em vista, o Sebrae conta com um curso de Turismo, que cumpre o papel de formar pessoas que estejam interessadas em investir ou aprimorar os conhecimentos de quem já atua na área.

Normalmente este tipo de curso é procurado por pessoas que residem em cidades turísticas, até mesmo pela facilidade de ingressar com o negócio ou trabalhar em uma empresa do gênero, porém, nada impede que outras pessoas façam o curso, até mesmo para “inovar” na sua região.

O curso de Turismo do Sebrae é um dos mais completos do país, pois ele aborda desde questões teóricas até modelos de negócios que podem ser montados neste setor como, por exemplo, agência de viagem, pousadas, agências de guias turísticos, hotel fazenda, entre outras possibilidades.

Lembre-se sempre de que para um negócio ter chances de sucesso é preciso ter um bom plano de ação, isso irá fazer com que você permaneça no foco corretamente, além de ter todas as etapas previamente estabelecidas, reduzindo as probabilidades de erros.

4 – Empreendedorismo

O empreendedorismo não consiste em apenas abrir um negócio, é preciso que você tenha aptidão para empreender, conheça e tenha os recursos necessários para fazer do seu empreendimento um grande sucesso. Por isso, o Sebrae oferece o curso de Empreendedorismo, que trata de tudo que um empreendedor precisa saber para sobreviver e lucrar no seu ramo de atuação.

Caso você seja mulher e tenha dúvidas sobre as possibilidades de empreender, veja nosso texto sobre empreendedorismo feminino, é realmente interessante. Infelizmente, ainda existem muitas mulheres que deixam de empreender.

Em um primeiro momento, o curso de Empreendedorismo tem como função despertar o potencial dos alunos, para que eles descubram qual é o espaço que podem ocupar no mercado. Na sequência, as aulas são direcionadas para todas as questões que envolvem o empreendedorismo como, por exemplo, saber identificar uma oportunidade de negócios e posteriormente colocá-la em prática.

5 – Gestão de pessoas

Por menor que seja o seu empreendimento, você terá de contar com funcionários para executar as atividades e atender as necessidades do seu público consumidor. Por isso, é recomendado fazer o curso de Gestão de Pessoas do Sebrae, que tem como foco te ensinar a contratar e a se relacionar com os empregados para que as tarefas sejam realizadas da melhor forma possível.

Durante o curso de Gestão de Pessoas será possível aprender módulos como, por exemplo, contrato de trabalho, departamento pessoal na prática, como manter a sua equipe motivada, como negociar, liderar e saber escolher líderes.

Veja a importância da seleção e recrutamento interno.

6 – Contabilidade

Uma das principais razões que levam os empreendimentos a fecharem as suas portas é a falta de controle no setor de contabilidade, que culmina no acúmulo de dívidas. Para suprir esta necessidade de controle dos empreendedores é possível procurar o Sebrae e fazer o curso de Contabilidade.

Nos módulos do curso de Contabilidade, os alunos podem aprender tudo sobre contabilidade para empresários, controle de gastos no comércio, viabilidade para negócios, formação de preços de venda na indústria e no comércio, gestão financeira, fluxo de caixa, controle de custos operacionais e etc.

7 – Planejamento

Não tem jeito, ninguém vai a lugar algum sem planejamento! Planejar com antecedência é a base para montar qualquer negócio, mantê-lo funcionando e gerando lucros no mercado. É por isso que o Sebrae disponibiliza o curso de Planejamento, que aborda os planejamentos que devem ser feitos em todos os setores de uma empresa de pequeno porte.

Ao ingressar no curso de Planejamento, o empreendedor poderá aprender como começar a sua empresa, como “tirar as ideias do papel”, ter visão de negócio, realizar planejamento estratégico interno e externo, sucessão empresarial, entre outros procedimentos que necessitam de planejamento.

E você, qual curso do Sebrae mais te interessou?




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here