Cultura Organizacional: O que é e como desenvolver na sua empresa

0
588

A cultura organizacional pode ser fator preponderante para que uma empresa obtenha sucesso interno e externo. Qual é a missão, as crenças e valores do seu negócio? Se você não tem esta resposta na ponta da língua, saiba que é um mau sinal, pois ter estas características bem definidas serve para orientar os colaboradores e o desenvolvimento das atividades internas, além de posicionar a marca no mercado junto aos clientes e aos concorrentes.

cultura organizacional
A cultura organizacional é fundamental em uma empresa e você deve aprender como criar, veja mais

Uma das formas de melhorar o desempenho de uma empresa é através da definição da sua cultura organizacional, pois isso a torna mais organizada e focada na busca dos seus objetivos, visto que oferece um conjunto de regras e valores a serem respeitados e seguidos. Acompanhe abaixo mais informações sobre a cultura organizacional.

O Que é Cultura Organizacional

A cultura organizacional da empresa pode ser definida como um conceito particular de cultura, caracterizando-se por ser um conjunto de conceitos e hábitos, rituais, crenças, valores e experiências, que juntos são responsáveis por dar uma descrição específica para certo grupo.

A cultura organizacional tem um papel exclusivo no mundo dos negócios, instituindo regras e normas que são compartilhadas por pessoas e grupos, que moldam uma instituição, determinando como eles interagem entre si e com o ambiente.

Além disso, a cultura organizacional também pode ser definida como um sistema que possibilita que as pessoas respeitem a conduta e os procedimentos para as situações que acontecem no dia a dia de uma empresa.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Este sistema é elaborado por regras que são criadas e aprovadas na gestão operacional e organizacional, visando o cumprimento obrigatório. Basicamente, pode-se dizer que o comportamento da empresa depende da composição e respeito da cultura organizacional.

Qual é a Importância da Cultura Organizacional da Empresa

Ter uma cultura organizacional é muito útil para todas as empresas de pequeno, médio e grande porte, uma vez que ajuda a identificar os problemas e encontrar soluções de maneira rápida, prática e eficiente. Através cultura organizacional é possível criar grupos de trabalho com habilidades semelhantes, o que ajuda a proporcionar um desempenho melhor e mais produtivo.

Quando uma empresa tem uma cultura organizacional bem definida também possível integrar, otimizar e aperfeiçoar uma nova equipe, auxiliando no atingimento das metas estipuladas. Por meio da cultura organizacional, a empresa também obtém mais facilidade para identificar o perfil dos profissionais que mais se enquadram às suas necessidades.

Como Definir a Cultura Organizacional da Empresa

cultura organizacional definir
cultura organizacional como definir

A sua empresa não tem uma cultura organizacional objetiva e clara? Então, está mais do que na hora de determinar qual é o conjunto de regras e valores que irão orientar o comportamento interno e externo do seu negócio, empresa e marca, tanto na percepção dos consumidores quanto funcionários e gestores.

Veja a seguir como definir a cultura organizacional da empresa e aplicá-la:

1- Determine o Conjunto de Regras e Valores da Empresa

O primeiro passo para determinar a cultural organizacional da empresa é descobrir/decidir o conjunto de regras e valores, construindo uma identidade própria. Lembre-se, a cultura organizacional não deve ser uma copia, pelo contrário, é extremamente particular, devendo ser desenvolvida de acordo com as características particulares de cada empresa.

Portanto, faça uma definição de qual é a identidade do negócio, os seus valores e objetivos, políticas e comportamentos, normas e regras, bem como processos para aplicá-las.

Para determinar a cultura organizacional da empresa é necessário considerar dois pontos:

  • Quais são as características próprias da empresa;
  • Quais são os seus objetivos

Ou seja, qual é a posição que se deseja ocupar no mercado. A definição da cultura da empresa deve ser feita de acordo com a sua realidade, pois não adianta estipular regras impossíveis de serem cumpridas internamente.

2- Monte Uma Equipe Vencedora

A cultura organizacional também serve para montar uma equipe qualificada e vencedora, visto que permite contratar as pessoas que possuem um perfil mais aproximado dos seus valores. Por isso, é recomendado investir em um bom processo de seleção, contratando os profissionais condizentes com as condutas exigidas para cada cargo.

Na hora de contratar os seus colaboradores, o gestor não pode levar em consideração apenas os conhecimentos técnicos, sendo necessário identificar quais são os comportamentos, valores pessoais e profissionais deles. Verifique se estas pessoas estão dispostas a se adequar a cultura da empresa. Também, recomenda-se promover novas oportunidades de aprendizado continuamente, delegar responsabilidades e estimular a equipe a participar de novos desafios.

3- Dê o Exemplo

A cultura organizacional da empresa deve ser absorvida por todos os seus funcionários, mas dificilmente isso ocorrerá se as pessoas que ocupam os cargos superiores e cobram o respeito dos valores e regras não a colocarem em prática.

Sendo assim, os gestores do negócio devem ser os primeiros a dar o exemplo através de atitudes diárias de que a cultura organizacional deve ser respeitada. Dessa maneira, deixa-se claro que todos devem seguir as ações e comportamentos que estejam alinhados com a cultura da empresa, ninguém podendo ultrapassá-las, indiferente do “poder” dentro da empresa.

4- Estimule o Empreendedorismo

A melhor forma de fazer com que os colaboradores adotem a cultura organizacional da empresa é estimulá-los a pensar como se fossem os donos do negócio. Dessa maneira, os profissionais ficam mais engajados, procurando soluções para os problemas da empresa e dedicando-se mais para o seu sucesso. Para estimular o empreendedorismo, o gestor precisa valorizar a criatividade, o esforço coletivo e individual, além das boas ideias.

5- Integre a Sua Equipe e Faça Uma Boa Comunicação na Empresa

Para difundir a cultura organizacional da empresa é fundamental que o gestor integre a sua equipe e faça uma boa comunicação, ou seja, faça parte ou conheça todos os processos da organização, fale e dê voz para todos os comunicadores. Para tanto, é necessário criar mecanismos que estimulem o envolvimento dos funcionários como, por exemplo, reuniões gerenciais com as equipes, newsletters, quadros de avisos, e-mails, jornais internos, entre outras ferramentas de comunicação que permitem a troca de informações que colaboram para a prática da cultura organizacional.

Por fim, compreenda, a cultura organizacional da empresa não é algo que pode ser mensurada como outros elementos, por exemplo, produção, salários e metas. No entanto, ela pode ser desenvolvida e cultivada por meio de ações provenientes da gestão e do relacionamento que os colaboradores têm entre si. A partir dessas ações é possível contar com uma equipe mais unida e focada em atingir os objetivos internos e de mercado.

Para que a cultura organizacional seja inserida e funcione corretamente no seu negócio, é preciso fazer com que todas as pessoas que trabalham compreendam. Por isso, não poupe esforços em demonstrar qual é a cultura organizacional, faça reuniões com toda a empresa e, inclusive, pode oferecer prêmios para que consigam cumprir com a cultura organizacional.

Experimente desenvolver a cultura organizacional na sua empresa e conte os resultado!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA