CRM para pequenas empresas – uma ferramenta importante para ganhar dinheiro

CRM para pequenas empresas – uma ferramenta importante para ganhar dinheiroNão adianta pensar que um CRM deve ser utilizado somente por empresas de grande porte, pois o CRM para pequenas empresas serve como ferramenta importante para ganhar dinheiro.

Sim, embora muitos acreditem que CRM significa “gastar dinheiro”, o seu objetivo é totalmente oposto: ganhar dinheiro. Lógico que, para que isso aconteça, é necessário ter um bom planejamento de marketing em sua empresa.

Ter planejamento não significa ter que contratar equipes caras ou comprar sistemas que não vai nem saber mexer, mas sim planejar corretamente as ações do CRM de acordo com as necessidades de sua empresa.

Entendendo o que é um CRM para pequenas empresas

Muitos empresários não utilizam esta ferramenta de marketing porque não conhecem o que significa um CRM e como utilizá-lo da melhor maneira em uma pequena empresa. CRM é a abreviação de Customer Relationship Management (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), então fica fácil entender como isto é importante para uma pequena empresa.

Embora pareça que um CRM deve ser utilizado apenas em grandes empresas, nas empresas pequenas é muito mais fácil criar um banco de dados de clientes e fidelizar o relacionamento com eles. Assim, basta saber utilizar esta ferramenta a favor da micro e pequena empresa. Como? É isso que vamos ver.

Criando um CRM para pequenas empresas

Depois de entender o que significa um CRM, é o momento de implementá-lo na pequena empresa. Para isso, ele deve conter dados importantes dos clientes como: nome, telefone, e-mail, endereço, data de nascimento, empresa em que trabalha, estado civil, etc. Na verdade, quanto mais informação conseguir reunir, melhor conhecerá seu cliente, mas cuidado para não exagerar em seu banco de dados e tornar a coleta cansativa ao cliente e desnecessária para o seu negócio.

O mais importante inicialmente é pensar sobre o seu tipo de negócio e as informações necessárias e importantes para obter de seus clientes. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, é interessante saber a numeração que usa um cliente seu.

Além disso, um bom CRM mantém um histórico atualizado das compras dos clientes, a fim de facilitar o envio de promoções e sugestões de compra.

Para armazenar estes dados, você não precisa necessariamente comprar um sistema. Inicialmente, pode utilizar uma planilha simples em Excel ou usar uma versão de algum programa gratuito a fim de testar e verificar se é interessante ao seu negócio. Nem sempre programas caros significam que são programas melhores. O mais importante não é como irá armazenar as informações, mas sim se irá coletar as informações corretas.

Esta coleta de dados pode ser feita tanto através de uma pesquisa de mercado como por cadastros realizados quando o consumidor for realizar sua primeira compra. Isso irá depender dos recursos da empresa e da maneira mais viável de coletar as informações.


Vantagens do CRM para pequenas empresas

Depois de coletar as informações corretas, é importantíssimo que faça a coisa certa com estes dados, pois “eles valem ouro”. Algumas vantagens da utilização correta são:

  • Personalização de ofertas e melhores chances de negociação;
  • Direcionamento preciso das ofertas de marketing;
  • Fidelização de clientes.

E muito mais! O importante é saber que o CRM para pequenas empresas é uma grande ferramenta para ganhar dinheiro e clientes. Depois disso, basta fazer um bom planejamento e implementar um em sua empresa. O que está esperando?

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2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o artigo! Complemento dizendo que um CRM é ideal quando é online, simples, objetivo. Eu uso e recomendo o CRM Zen! Porque ele facilita bastante na hora em que preciso gerenciar meus contatos, clientes, projetos, tarefas do dia, compromissos e até mesmo envio de proposta. Abraços.

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