Criatividade e inovação – Ferramentas administrativas essenciais para um negócio de sucesso



 

Criatividade e inovação – Ferramentas administrativas essenciais para um negócio de sucesso

Todos grandes empreendedores sabem que atualmente uma empresa precisa ter um diferencial para manter se no mercado. Não há mais a necessidade de oferecer alguma coisa, mas sim de ter algo e oferecer uma coisa diferente. Isso torna duas palavras chaves essenciais para o sucesso de uma organização: criatividade e inovação.

Desta forma, estas duas palavrinhas tornam-se uma ferramenta administrativa essencial para um negócio de sucesso, pois torna este negócio único e produtivo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.




Agora tente analisar se a sua empresa possui criatividade e inovação, respondendo a estas perguntas:

  • Sua empresa oferece um produto diferente dos demais concorrentes?
  • Sua empresa presta um serviço diferente dos demais concorrentes?
  • Sua empresa cria novos projetos constantemente?
  • Sua empresa busca inovar dia a dia, buscando sempre alguma melhoria?

 Se a resposta para todas estas perguntas foi sim, parabéns, você faz parte da pequena parcela de empreendedores que conhecem a realidade do mercado e fazem do processo de adaptação da empresa algo normal (mas vale a pena continuar lendo o artigo e aumentar sua criatividade e inovação).

Se a resposta foi não, pare tudo que estiver fazendo e leia o texto até o final para começar hoje mesmo a usar criatividade e inovação em seus negócios e ganhar ainda mais dinheiro. Vale dizer que não precisa ficar desesperado, pois você faz parte da maioria de donos de empresas que ainda não tiveram esta visão, mas com certeza você está melhor que eles porque “perde” um pouco do seu tempo para ler este artigo.

Mas vamos parar de enrolação e ir ao que interessa: como trabalhar a criatividade e inovação em sua organização.

 Dicas de como trabalhar a criatividade e inovação em sua empresa




 Antes de começar a trabalhar a criatividade e inovação em sua empresa é preciso entender que elas só poderão existir na organização a partir do momento em que você propor uma ideia nova e transformar a sua ideia em um produto. Assim, é preciso criar novas coisas para que exista a criatividade e inovação necessárias em um negócio de sucesso. Mas como?

Pode parecer que é algo complicado ou você pode até se justificar que não é uma pessoa muito criativa, mas já parou para pensar que o simples fato de montar um negócio já exige criatividade e inovação? Então se você já possui o seu, parabéns: você foi criativo e inovador e agora só precisa continuar usando estas qualidades para manter o seu negócio lucrativo.

Existem algumas formas de trabalhar a criatividade e inovação em sua empresa:

  1. Trabalhe em um produto ou serviço que já existe

Sim, é simples! Pegue um produto que já exista em seu portfólio e busque diferenciais que o tornariam algo inovador e surpreendente diante do mercado. Quem sabe uma função a mais que ele possa agregar ou um modelo mais anatômico que facilite seu uso ou quem sabe ele nem é mais tão inovador. Questione!

  1. Saiba reconhecer necessidades

Que tal fazer uma pesquisa de mercado e ver o que seus clientes querem e precisam? A partir de então a criatividade e inovação começarão a agir para solucionar as necessidades de seus clientes.

  1. Saiba olhar ao seu redor e encontrar falhas

Calma, não estou dizendo para ficar colocando defeito em tudo ou sair por aí reclamando, mas que tal analisar as situações do dia a dia e encontrar aquele pequeno detalhe que até hoje todo mundo reparou que falta, mas que ninguém teve a coragem de criar? Coloque a criatividade e inovação em prática e crie! Além de fazer um bem ao mundo, fará muito bem ao seu bolso.

Viu como as maneiras de trabalhar a criatividade e inovação em sua empresa são inúmeras e não necessitam de altos investimentos, apenas de boas ideias? Então por que não aproveitar esta ferramenta administrativa que não necessita de controle, nem de planilha, apenas de duas habilidades: criatividade e inovação.

Comece agora mesmo a analisar o seu negócio e quem sabe até faça um brainstorming (eis outra ferramenta administrativa que não gera grande investimento), mas não deixe o tempo passar, as empresas se inovarem e os negócios tornarem-se criativos sem que você desenvolva a criatividade e inovação em seus negócios e ganhe muito dinheiro com isso.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Li e gostei muito do assunto abordado, embora de uma forma superficial mais de grande valia para meus estudos. Estou estudando para ser um consultor empresarial porém ainda não sei como iniciar gostaria de ouvir a opinião de vocês. Teria como vocês me ajudar?

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here