Criação de valor empresarial: Valor percebido no produto e serviço



Aprenda como criar valor para a empresa e produtos aos olhos dos consumidores

Valor percebido ou criação de valor empresarial são expressões comuns entre administradores, justamente por se tratar de um requisito chave para o sucesso de uma empresa.

criação de valor
A criação de valor para a marca ou produto é importante e influi diretamente no faturamento da empresa

Diferente do que a expressão sugere (valor = preço), o que tratamos aqui é o valor agregado, ou seja, quanto o seu produto realmente vale para o consumidor final.




O preço deve ser condizendo ao valor percebido. Em média, estima-se que para existir a compra o valor agregado ao produto ou empresa deve ser, no mínimo, 10x maior do que o cobrado pelo produto/serviço.

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Agora você já deve ter percebido a importância de criar valor na sua empresa.

E como fazer para criar valor à marca e produtos oferecidos? É exatamente isso que vamos ensinar. Confira!

O que é a criação de valor

A criação de valor corresponde a estratégias utilizadas para aumentar o valor percebido de um determinado produto, marca, serviço ou empresa.

Por exemplo, uma empresa com o conceito de sustentabilidade inserido cria valor frente aos concorrentes, é um diferencial competitivo. Este valor é “agregado”, visto pelos consumidores.




A criação de valor pode se dar pela necessidade do consumidor pelo produto, é o caso dos medicamentos. Neste caso você pode se perguntar: Quanto o consumidor deseja/precisa do seu produto? Quais são os problemas que está enfrentando?

A calvície é visto por muitos homens e mulheres como o mal do século, denegrindo a “imagem” e um produto que realmente funcione tem alto valor percebido, pois solucionará um problema íntimo e importante para a pessoa.

Por isso, dizemos que criação de valor é todo “plus”, à mais, percebido pelos consumidores, e que pode ser considerado um diferencial do produto.

10 dicas para criar e aumentar o valor

E como fazer a criação de valor dentro de uma empresa? Esta pode ser uma tarefa difícil, mas acalme-se, separamos dicas que irão ajuda-lo:

  1. Analise os concorrentes e descubra os diferenciais competitivos

Faça uma análise dos seus concorrentes em busca de diferenciais competitivos e que possam ser implementados na sua empresa para criar valor ao produto/serviço.

Observe até os mínimos detalhes, pois podem ser suficientes para ter uma ideia exclusiva para aprimorar no seu negócio.

Por exemplo, um brinde concedido ao consumidor em virtude de ter ido solicitar a troca como forma de pedido de “desculpas” pelo ocorrido pode ser um ótimo diferencial competitivo e, por se tratar de algo “simples”, passaria despercebido se não observar com cuidado.

  1. Entre na tendência

Tendências de valores para a população são boas formas de você se diferenciar dos concorrentes. Podemos pensar no exemplo das empresas que apoiam campanhas contra o câncer de mama.

A repercussão do tema foi grande, tornou-se uma verdadeira tendência e muitas marcas se beneficiaram disso.

Mas cuidado, ao embarcar em uma tendência você precisa estar no “início” dela e não no fim. Faça uma relação das principais tendências do mercado e escolha em quais a sua empresa pode participar para ter bons resultados.

  1. Pós-venda gera valor

criação valor pós-vendaNo Brasil, o serviço de pós-venda é pouco efetivo, sendo uma das principais reclamações pelos consumidores. Quando uma empresa consegue estabelecer um bom pós-venda a criação de valor acontece naturalmente.

Estudos apontam que mais de 80% dos consumidores que tiveram suas solicitações/reclamações atendidas pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) voltariam a comprar da empresa.

Este dado corrobora para demonstrar a alta criação de valor de um pós-venda efetivo e como pode repercutir diretamente na empresa.

  1. Foque nas necessidades e problemas dos consumidores

Está em busca de gerar valor para a sua marca ou produto? Pare de pensar como compradores e passe a ver seus consumidores como pessoas com problemas e necessidades.

Quando se compra algo o objetivo é resolver um problema ou satisfazer uma necessidade, e é desta maneira que sua empresa deve pensar para criar valor agregado.

Análise as necessidades e problemas do seu público alvo e aplique a solução como forma de valor agregado na marca ou produtos, conseguirá excelentes resultados.

Veja um exemplo da Subway, a mesma passou a adotar o logo: “sanduíche é saudável”, isso resolve o problema de saúde e bem estar, além de atingir diretamente a necessidade estética e aparência pessoal.

  1. Ofereça um a mais agregado ao produto

Assim como você oferece um produto, dezenas de concorrentes o fazem, a questão é, por que comprar da sua empresa?

Esteja ciente de que você precisa oferecer algo a mais incutido no produto para que se obtenha a preferência dos consumidores e aconteça a geração de valor.

  1. Torne sua marca diferente

Ser diferente é uma característica de valor, pois o diferencia dos concorrentes e, por mais que de forma singela ou “estranha”, chama a atenção dos consumidores.

Existem 2 formas de diferenciar a empresa e que podem ser cumuladas:

  • Layout;
  • Personalidade;

O layout corresponde à estrutura da empresa. Quando você está na frente da rua do seu negócio e olha para a sua empresa juntamente com as demais, algo a torna especial, diferente e exclusiva?

Se a resposta for não, comece a pensar para reformulá-la.

Já a personalidade da empresa é como ela se comporta e a forma que os consumidores a enxergam. Por exemplo, uma empresa jovem e inovadora (é personalidade da empresa).

  1. Perca o produto e não o cliente

Vou dar-lhe uma dica de como gerar valor de forma simples e prática, fidelizando seus clientes.

Quando um cliente tiver problemas e você precisar dar uma solução, troque o produto de uma vez. Assim você ganhará um cliente fiel (resolveu o problema como realmente esperava) e sua empresa irá ter um alto valor para ele.

O produto poderia ser enviado para a garantia e consertado? Ótimo, faça e venda pela metade do preço depois. Mas você fará novas vendas para o cliente e terá uma propaganda positiva.

  1. Programa de fidelidade pode ajudar a criar valor

Programas de fidelidade mostram aos consumidores que a empresa se preocupa em mantê-los contentes e junto à marca, isso por si só já é um gerador de valor.

Além disso, programas de fidelidade podem integrar novidades na empresa e estreitar o relacionamento com o cliente, facilitando a criação de valor futura.

O jeito mais fácil de conseguir expandir uma nova proposta de criação de valor é lançando-a em clientes já fidelizados, pois raramente irão depredar a marca e farão a propaganda se expandir pelo famoso “boca a boca”, muito mais efetivo!

  1. Criação de valor com prazos reduzidos

Esta é uma das estratégias para gerar valor à marca com melhores resultados, e talvez uma das que eu goste mais!

Sua empresa trabalha com prazos, seja para atendimento ao cliente, compra, entrega do produto, entre outros. Correto?

Faça uma estudo de viabilidade e estabeleça estratégias para REDUZIR este período, mas, não repasse a informação aos consumidores.

Deixe-os pensar que receberão, por exemplo, o produto em 7 dias. Ao receber em 4 ficarão extremamente satisfeitos e a empresa passa a ter um diferencial, forte valor agregado.

Da mesma forma, uma pessoa que pensa que o tempo máximo para ser atendido é de 30 minutos, quando acontecer em 10 minutos, verá a empresa com outros olhos.

  1. Plano estratégico de criação de valor

Por fim, sugiro criar um plano estratégico de criação de valor ao invés de simplesmente implementar mudanças na empresa.

Mudanças tendem a ser turbulentas, passar por resistência por parte das equipes ou falta de assimilação para executá-las. O que fazer então?

A solução é ter um plano estratégico com cronograma e bem explicado, para que todos os colaboradores entendam e tenham um “passo a passo” para seguir.

O que acha de iniciar o seu plano estratégico de criação de valor? Comente!




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1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite, eu tenho uma fábrica de salgados congelados feito na máquina e minha maior dificuldade é saber o preço dé custo

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