Controle de Vendas – Saiba Mais Sobre o Assunto

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Controle de vendas
Controle de vendas

Está com dificuldades nas vendas e na administração delas no seu negócio? Veja esse brilhante texto sobre controle de vendas e termine com seu problema!Neste momento, qual é o nível de controle que a sua empresa exerce sobre as vendas que efetua? Se você não tem essa resposta na ponta língua, é sinal de que o seu negócio está pecando por falta de organização.

Então, para evitar que essa situação lhe traga prejuízos morais e financeiros, é necessário aprender a identificar em que a empresa está errando e o que pode ser feito para consertar.

O processo de vendas é um fator de fundamental importância para qualquer empresa, independente de ser de pequeno ou grande porte, uma vez que ele é o responsável por atrair e negociar com os clientes, garantindo os seus lucros mensais. Por isso, é essencial controlar as vendas do seu negócio, acompanhando e otimizando todas as etapas.

Pense da seguinte forma, o dinheiro que entra na sua empresa está intimamente ligado com as vendas, já que é através delas que você recebe. De nada adianta ter os melhores produtos, preços imbatíveis, se você não consegue concretizar e ter uma boa taxa de vendas. Ter uma boa taxa de vendas significa saber fazer o controle de vendas, já que através dele você encontrará o que pode ser melhorado ou não.

Controlar as vendas da empresa é uma tarefa minuciosa e que deve ser feita com muita cautela, pois envolve dinheiro e relacionamento com o público-alvo. Por isso, fique ligado nas informações sobre o que é e como fazer o controle de vendas. Confira!

O que é controle de vendas?

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O controle de vendas nada mais é do que o ato de fiscalizar todas as atividades que dizem respeito às vendas efetivadas ou que podem ser efetivadas pela empresa. Este processo consiste em estudar e propor melhoras na maneira como os produtos são adquiridos, estocados, dispostos na loja, oferecidos, negociados e entregues ao consumidor final.

Uma boa dica para melhorar o índice de vendas realizadas é aprender as técnicas de negociação, costuma ter um aumento de resultado de até 30%. Perceba, é uma quantia bem considerada, ainda mais quando se pensa em grande escala.

Procure por um sistema de vendas e estoque, trabalhar ambos de forma interligada é a melhor solução para não ficar com “produtos encalhados”.

A partir do controle de vendas, o comerciante poderá ter completo domínio sobre as atividades que são realizadas no seu estabelecimento, podendo identificar as coisas boas que podem ser ampliadas e consertar o que está sendo feito do modo errado. Dessa maneira, é possível otimizar a execução das atividades em todos os setores do negócio.

Por que controlar as vendas da empresa?

Você quer saber se deve aumentar ou reduzir a compra de um determinado produto comercializado no seu negócio? Então não pode deixar de promover o controle de vendas da empresa, pois este processo lhe traz uma série de informações que são extremamente úteis para melhorar o modo como as tarefas são operadas e o relacionamento do estabelecimento com os consumidores.

Na verdade, através do controle de vendas você conseguirá descobrir desde o que está faltando no seu estoque até a forma que os seus vendedores estão tratando os clientes. É importante lembrarmos que sempre é importante um bom atendimento ao cliente, mas mais importante que isso é você saber a tempo se os seus funcionários estão prestando esse atendimento, até mesmo para corrigir.

A partir do controle de vendas, a sua empresa irá se tornar mais organizada e focada na busca de bons resultados. Além disso, também há a obtenção de dados que ajudam na elaboração de novos planejamentos como, por exemplo, oferecer um novo produto ou promover uma campanha de marketing.

Como aplicar o controle de vendas?

O controle de vendas é composto de vários processos metódicos que estão interligados, o bom desempenho de cada um deles ajuda a alcançar uma fiscalização mais eficiente. Para otimizar o comércio da sua empresa, acompanhe abaixo como aplicar o controle de vendas.

Veja um pouco sobre indicadores de desempenho.

1 – Elabore a proposta comercial da sua empresa

Você sabe o que é proposta comercial? Se a resposta é não, saiba que este é ponto crucial para que as suas vendas sejam bem sucedidas. A proposta comercial nada mais é do que toda a gama de produtos e serviços que a sua empresa está disposta a oferecer ao público consumidor.

Por isso, antes de qualquer coisa, comece elaborando uma proposta comercial para o negócio. Tendo como base as preferências e hábitos de consumo do seu público-alvo faça uma lista de todos os produtos e serviços que serão comercializados, focando em itens de qualidade e na variedade, pois os consumidores também precisam ter opções na hora de realizar a compra.

Uma boa dica nesse ponto de controle de vendas é fazer uma pesquisa de mercado, assim conseguirá estabelecer o que seu público-alvo sente maior necessidade.

2 – Pedidos de vendas

A sua empresa trabalha sob encomendas? Nesse caso, os cuidados com o recebimento e processamento dos clientes devem ser redobrados para que as vendas sejam efetuadas com sucesso.

Primeiramente, é necessário estabelecer um canal para que os consumidores possam fazer os seus pedidos, podendo ser através do telefone, site, e-mail ou diretamente na loja física.

Veja como trabalhar seus funcionários para ter uma boa qualidade no atendimento.

No canal de pedidos de vendas, o ideal é que os clientes tenham opções de produtos e possam tirar as suas dúvidas de maneira rápida e prática. É recomendado ter uma pessoa que trabalhe exclusivamente para fazer esta ponta com os interessados em adquirir os seus produtos, oferecendo segurança e credibilidade.

3 – Vendedores e comissões

Talvez um dos pontos mais importantes em uma empresa que trabalha com a comercialização de produtos e serviços seja os vendedores, os quais precisam estar preparados para exercer a sua atividade, caso contrário a empresa estará fadada ao insucesso, com pouca taxa de efetivação de vendas. Esse ponto é um dos focos do controle de vendas.

Se você quer manter os seus funcionários estimulados, aumentar o seu número de vendas e consequentemente o lucro mensal, adote a política de dar comissões para os vendedores. O valor das comissões deve estar de acordo com o tipo e valor dos produtos que são comercializados. Dessa maneira, quanto mais caros as mercadorias vendidas, mais altas precisam ser as comissões.

Ao adotar o método de comissões, é importante estabelecer uma forma de controle das vendas efetivadas pelos vendedores e as suas respectivas comissões. Para que este processo seja mais organizado, uma boa dica é fazer uso de uma planilha que deve ser atualizada todo o dia ou semanalmente.

Lembre-se sempre de estar constantemente fazendo avaliações de desempenho dos seus funcionários.

4 – Emissão de venda

A emissão de venda é uma etapa que deve ser feita com muito rigor e cautela, pois é ela que garante a segurança da empresa e do cliente caso haja problemas com a compra realizada. Este processo consiste na emissão de códigos de compra e cupons fiscais, assim que o pagamento de um determinado produto é confirmado.

Perceba que a emissão precisa ser imediata, ou seja, não deixe para depois. Muitas vezes é o próprio setor administrativo ou financeiro que fica encarregado de realizar essa atividade, porém, algumas vezes, podemos ver o setor de estoque providenciar a emissão no momento da retirada da mercadoria.

Para que a sua empresa possa emitir as notas fiscais, é necessário que ela esteja operando as suas atividades dentro da lei, tendo inscrição como pessoa jurídica, autorização dos órgãos competentes da região em que a loja está situada e da Receita Federal.

5 – Emissão de boletos

O seu estabelecimento oferece diferentes métodos de pagamento como, por exemplo, cartão de crédito e débito ou a prazo? Nesse caso, é necessário estabelecer métodos para controlar a forma como as vendas são realizadas, pois isso agrega praticidade para a empresa, vendedores e consumidores.

Sendo assim, o seu negócio deve contar com um software de emissão de boletos e demais comprovantes de compras, que deve ser desenvolvido de acordo com as necessidades específicas da empresa. A partir desse sistema, a empresa pode contabilizar o total de vendas realizadas em um determinado período de tempo, o que possibilita analisar se o seu desempenho está evoluindo ou retrocedendo.

6 – Preços e clientes

Os preços praticados pela sua empresa devem estar de acordo com as características econômicas do seu publico consumidor. Por isso, é mais do que recomendado fazer um estudo do perfil dos seus clientes, analisando a classe econômica que pertencem e os seus hábitos de consumo. Esta pesquisa pode ser realizada no próprio estabelecimento, através do site, e-mail ou mesmo telefone.

Somente com os resultados do estudo é possível definir os preços dos produtos comercializados. Por exemplo, se os seus clientes pertencem à classe média, as suas mercadorias podem ter um preço que vai de razoável a alto, visto que estas possuem um poderio econômico maior.

Aconselho a leitura do nosso texto sobre formação de preços de vendas.

7 – Controle de estoque é requisito básico do controle de vendas

O controle de estoque é um processo crucial para conseguir fiscalizar as suas vendas. Tudo deve começar com a definição da quantidade de mercadorias que serão adquiridas dos fornecedores. Recomenda-se fazer um estudo da sua frequência de vendas, dessa maneira se evita comprar muito ou pouco, visto que os dois casos geram problemas financeiros.

Veja como fazer a gestão do estoque aqui.

Além disso, a empresa também deve controlar os produtos que entram e saem do seu estoque, pois, dessa maneira, saberá com maior precisão quando deve realizar novas compras para não deixar os seus clientes na mão.

Uma boa dica para auxiliar nessa difícil tarefa é fazer um controle de vendas Excel ou utilizar qualquer outro programa para controle de vendas, costuma facilitar bastante.

E você, pronto para trabalhar o controle de vendas no seu negócio?

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