Contabilidade de Custos – Veja o Que é e Como Utilizá-la



Contabilidade de Custos – Veja o Que é e Como Utilizá-la
Contabilidade de custos

Quer melhorar a parte financeira do seu negócio? Veja o que a contabilidade de custos pode fazer por você!

A sua empresa se preocupa em mensurar os custos que são necessários para viabilizar as suas atividades? Pois saiba que esta deve ser uma das primeiras medidas adotadas pelas empresas que pretendem ser bem sucedidas. Afinal de contas, um empreendimento não pode gastar mais produzindo do que lucrando, esse seria o primeiro passo para a desorganização e uma série de problemas, os quais poderiam, inclusive, causar a falência da empresa.




Para controlar os gastos operacionais de uma empresa é necessário aplicar a contabilidade de custos, que é uma das áreas da contabilidade, a qual tem o objetivo de levantar informações sobre a quantidade de dinheiro e mão de obra que é consumido para que seja possível desenvolver e comercializar os seus produtos ou serviços.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Caso você esteja com dificuldades de administrar a sua empresa em razão dos altos custos, uma boa dica é ler nosso texto sobre como reduzir os custos de uma empresa, poderá ajudar muito!

Todo empreendedor ou administrador experiente sabe a importância de gerenciar os custos corretamente, focando sempre no melhor custo x benefício para sua empresa. Porém, devido a dificuldade de conseguir fazer com que um negócio “alavanque”, torna-se imprescindível aprender desde cedo a contabilidade de custos, assim a probabilidade de sucesso é maior.

A contabilidade de custos consiste no estudo de todos os setores da empresa, sendo preciso ter o máximo de cuidado e atenção para chegar a resultados precisos e confiáveis. Para você que é gestor financeiro, reunimos uma série de informações imperdíveis sobre como fazer a contabilidade de custos para otimizar a sua empresa. Confira abaixo:

O que é contabilidade de custos?

A contabilidade de custos nada mais é do que um ramo da contabilidade, que tem como função gerir os gastos das atividades realizadas em todas as áreas de uma empresa, visando controlar os recursos financeiros e humanos que são empregados para que os produtos sejam confeccionados e levados até o consumidor final.




É importante compreender que a contabilidade de custos é composta por métodos, os quais ajudam a tornar este processo mais prático e organizado. Além disso, não há apenas o levantamento das informações dos gastos realizados, mas também a classificação e análise para a tomada de decisões e elaboração de novos planejamentos.

Também, devemos frisar que quando você conseguir integrar a contabilidade de custos na sua empresa, conseguirá identificar exatamente o que seu negócio precisa, no tocante a parte financeira, seja redução de custos, aumento de receita, enfim, tudo!

Por que fazer contabilidade de custos?

Você está suspeitando que os gastos da sua empresa estão muito altos, não estão refletindo no lucro mensal? O uso da contabilidade de custos pode ser a solução dos seus problemas, uma vez que a partir dela todos os dados financeiros de cada setor da empresa serão levantados, sendo possível analisar com exatidão no que o seu dinheiro está sendo gasto e o que está trazendo de retorno.

Outra dica é mesclar com a utilização de planilha de gastos, afinal, você já estará levantando as informações, o que, via de regra, é o que toma a maior quantidade de tempo, então, porque não se organizar de uma vez por todas e começar a ter na “ponta do lápis” as contas da empresa?

A partir dos resultados obtidos com a contabilidade de custos, a empresa poderá analisar se está ocorrendo desperdiço de capital em um determinado setor ou a necessidade de aumentar o investimento para otimizar a execução das atividades.

Um dos benefícios mais importantes da prática desta área da contabilidade é a disponibilização de dados, que ajuda o gestor na hora de decidir ao fazer mudanças ou iniciar planejamentos e projetos.

Como fazer contabilidade de custos?

Se você é gestor, provavelmente já sabe que quando se trata de gastos operacionais as coisas não são tão simples, então, por óbvio que não é diferente com o processo de levantamento dos dados, devido ao fato de ser bastante metódico. Porém, não é nada impossível de se aplicar, basta tirar um tempo e fazer com calma. Por isso, acompanhe abaixo como fazer a contabilidade de custos:

1 – Faça um levantamento de todas as atividades executadas pela empresa

Para que você possa mensurar o quanto está gastando com cada atividade, é de fundamental importância saber quais são as atividades. Portanto, o seu primeiro passo é fazer um levantamento de todas as tarefas executadas pela empresa, em todos os setores que demandem certa quantia em dinheiro e recursos de mão de obra.

Este procedimento é um dos mais importantes da contabilidade de custos, pois é ele que irá nortear as demais etapas, logo, levante as informações cautelosamente e certifique-se de que não está se esquecendo de nenhuma, mesmo aquelas que aparentemente têm baixíssimos custos para o caixa da empresa, do contrário acontecerá um furo no resultado final.

2 – Estude os gastos das atividades do seu negócio

Agora chegou o momento de saber quais são os custos reais de cada operação da empresa. Para que os resultados sejam mais precisos, recomenda-se reunir notas fiscais, recibos e demais contratos que auxiliem a relembrar as quantias gastas, mas claro, o foco deve ser o lançamento de TODOS os valores, não apenas os que podem ser encontrados em documentos, assim o cálculo será mais preciso.

Para tornar este procedimento mais organizado, o ideal é separar os gastos por setor e elencar as atividades por valor crescente, ou seja, começar a lista pelas mais baratas e terminar com as mais caras. Além disso, também é indicado colocar a data de vencimento dos custos, o que possibilita saber o quanto sai do seu caixa e quando.

Neste estágio, também é uma boa ideia começar os planejamentos estratégicos, tanto de lançamentos de novos produtos quanto de organização financeira.

3 – Analise os custos diretos e indiretos

Para otimizar a sua análise é recomendado separar os custos entre diretos e indiretos, que estão relacionados com os gastos para fabricar o produto e a pós-fabricação.

Os custos diretos dizem respeitos a todos os custos para que a mercadoria seja confeccionada como, por exemplo, a compra da matéria-prima, produção e pagamento dos funcionários.

Já os custos indiretos são aqueles que surgem ao “redor” do produto pronto, como é o caso do gasto com transporte, com a apresentação aos clientes, entre outras coisas que dependem do tipo de mercadoria ou serviço que a empresa oferece. Para interpretar melhor estes dados, faça uma lista para os custos diretos e outra para os indiretos.

O que fazer com os dados da contabilidade de custos?

Você fez o levantamento de todos os gastos operacionais da empresa, mas e agora, o que fazer com eles? Esta etapa é a menos trabalhosa, uma vez que as informações já foram colhidas, mas é necessário analisá-las com cautela para não cometer erros. Veja abaixo como proceder:

1 – Analise se os custos estão em consonância com a realidade da empresa

Uma das missões da contabilidade de custos é identificar se os gastos da empresa estão em consonância com a sua realidade, ou seja, com o seu posicionamento no mercado e margem de lucratividade. Sendo assim, é necessário verificar se estão ocorrendo custos muito altos ou baixos, se eles estão refletindo de maneira positiva ou negativa no orçamento e nos lucros mensais.

A parte de analise pode ser mais “fácil”, porém, exigirá de você certo “tino” para a coisa. O que queremos dizer com isso é que, pessoas com um bom grau de capacidade de analise negocial terão facilidade, mas quem não está acostumado a ver “adiante” no seu negócio, possivelmente enfrentará um pouco de dificuldade, talvez até mesmo necessidade de pedir auxílio de alguém.

Veja um pouco sobre o funcionamento do gerenciamento de projetos, será importante para você.

2 – Consulte os dados da contabilidade de custos para se planejar

A sua empresa quer lançar um novo produto no mercado? Mas será que isso é possível? Para obter essa resposta, o indicado é fazer uma consulta dos dados da contabilidade de custos, o que lhe permite avaliar o status financeiro da empresa.

Ao analisar as informações da contabilidade de custos é possível verificar se o novo investimento irá impactar de maneira positiva ou negativa sobre o orçamento da empresa. Além disso, a execução dos planejamentos tornam-se mais assertivas, uma vez que o gestor saberá o quanto dos recursos em caixa pode gastar, evitando que o projeto seja interrompido antes de ser concluído e gere inúmeros transtornos.

Conte-nos como está a contabilidade de custos da sua empresa!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here