Consultoria em TI

1
2312

Consultoria em TIA consultoria pode ser alternativa para profissionais de TI – tecnologia da informação, apesar de ser um ótimo negócio para especialista na área, a consultoria em TI requer alguns aspectos considerados para quem pensa em montar uma empresa de consultoria:

-Assessoria é diferente de consultoria: na assessoria pode ser estabelecido um serviço de acompanhamento e a consultoria engloba um serviço com as atividades de diagnóstico de problemas, planejamento e execução.

-Consultor de TI: o consultor de TI geralmente é aquele profissional que se especializou em uma área de TI como segurança da informação, melhoria de processos, bancos de dados, desenvolvimento de softwares, automação e outros.

O trabalho do consultor é analisar problemas e propor possíveis melhorias.

Outra consideração importante para o consultor é se especializar em áreas competitivas no mercado como segurança em TI e, estar sempre atualizado sobre novas tendências em tecnologias.

Mercado para consultoria em TI

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

A consultoria em TI é um dos serviços mais requeridos no mercado e a maioria das empresas requerem a automatização de processos, a segurança de dados, ou seja, para soluções que sejam pontuais para as empresas.

Mesmo com o mercado aquecido na área de TI, é necessário que o empreendedor nesta área considere os seguintes fatores:

-Ser uma pequena consultoria: para quem pretende montar uma pequena consultoria é necessário analisar se a empresa de consultoria contará com uma carteira de clientes que atenda às necessidades da empresa em rentabilidade e crescimento.

-Oferta de serviços: o oferecimento de serviços é também algo preocupante para as pequenas empresas, pois de forma estratégica e por um fator de estrutura, as pequenas consultorias se concentram em pouca diversidade de produtos ou serviços. Dessa forma, a solução é contar com uma equipe especializada para a diversidade de serviços que a empresa irá oferecer e como consequência poder oferecer qualidade.

A maioria das consultorias em TI concentram seus serviços nos seguintes produtos:

  • ITIL® – Information Technology Infrastructure Library;
  • Cobit ® – Control Objectives for Information and Related Technology;
  • BSC ® – Balanced Scorecard;
  • E ainda treinamento e workshops.

Desenvolvimento da consultoria em TI

Desenvolver negócios é essencial para as consultorias e é necessário um estudo de mercado, a avaliação do público-alvo e do foco da empresa.  O que demandará das empresas a capacidade de identificar oportunidades e ampliação da carteira de clientes.

Postura consultiva

Para sobreviver no ramo de consultoria é preciso alinhar conhecimentos e experiências com as necessidades reais dos clientes.

O importante para as pequenas consultorias é ter ideias a serem vendidas e não impostas aos clientes.

Delegar

O ideal é trabalhar com uma equipe que possui uma variedade de talentos e assim poder delegar com segurança, um exemplo disso, é poder contar com uma equipe que entenda de pacote Office e de Linux e, ainda tenha noções administrativas, sem deixar de lado o gancho especialista e dessa forma, a empresa poderá trabalhar com uma estrutura enxuta e pouco custo.

Decisão

Antes de optar por montar uma consultoria de TI, o profissional deve considerar que irá perder em consequência o status de pertencer a uma grande organização e trabalhar duramente para iniciar as atividades e tudo isso sem um pronto retorno financeiro.

O profissional que pretende montar uma consultoria em TI deve também entender sobre finanças, projetos, gestão de pessoas e recursos limitados.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Andrea bom dia !!

    Primeiramente parabéns para matéria , adorei a sua abordagem e colocação sobre o assunto Consultoria em TI.

    Gostaria se possível estabelecer um contato por email , afim de coloca para você i que tenho de ideia para abrir minha consultoria , podendo assim ter seu auxilio de qual melhor caminho seguir.

    desde já agradeço a atenção,

    Carlos Renato da Silva

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here