Comprar Ações: Como funciona esta forma de investimento?

0
295

Você tem certa quantia em dinheiro sobrando e gostaria de multiplicá-la? Uma das possibilidades para este caso é comprar ações, que são uma espécie de “pedaços” de uma empresa, na qual o acionista passa a dividir os riscos que a empresa corre e também os seus lucros (sob limite da ação), cujo valor recebido dependendo do investimento e do tipo de ação que foi comprada.

comprar açõesComprar ações é uma das maneiras mais populares de investimento, mas para ser bem sucedido neste processo é de fundamental importância ter cautela para investir em ações de empresas confiáveis e que realmente ofereçam retorno. Acompanhe abaixo mais informações sobre comprar ações:

Entenda O Que São Ações

As ações podem ser definidas como papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa, é como se fosse um “pedaço” do negócio. Ao comprar ações, o investidor passa a ser um sócio da empresa que emitiu essas ações, o que também faz com que ele corra riscos dos negócios e renda participação nos lucros e nos prejuízos da companhia.

Toda a ação vendida tem um código, que é formado por quatro letras que representam o nome da empresa e o número que identifica o tipo de ação.

Como As Ações São Classificadas

– Ordinárias (ON)

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Ao comprar ações ordinárias, o investidor adquire o direito de votar em assembleias gerais da empresa, além de receber os lucros distribuídos entre os sócios. As ações do tipo ON são classificadas pelo número 3 depois do código da empresa. Exemplo: PATC3. 

Preferenciais (PN)

As ações preferenciais não oferecem ao investidor o direito de poder votar nas assembleias da empresa. Por outro lado, é possível receber os lucros distribuídos primeiro (em uma porcentagem superior as ordinárias) e, se acontecer de a organização decretar falência, os acionistas serão os primeiros a receber as compensações.

As ações PN são representadas pelo número 4 depois do código da empresa. Exemplo: PATC4.

Também é importante ressaltar que as ações preferenciais são subdivididas em categorias, que normalmente são diferenciadas pelas letras A, B, C entre outras. Não há um padrão que determina quais letras devem ser usadas, pois cada uma tem características diferentes estipuladas pelas empresas que emitem as ações.

Ações Preferenciais Classe A:

São representadas pelo código 5 após as quatro letras do código emitido pela empresa. Exemplo: USIM5.

Ações Preferenciais Classe B:

Estas ações são representadas pelo código 6 que vem  depois das quatro letras do código da empresa. Exemplo: ALAT6.

– UNIT

Também existem as ações UNIT que são especiais, pois se caracterizam como ativos negociados de forma composta, ou seja, são ações de espécies diferentes que são disponibilizadas em conjunto para depois serem negociadas por meio do mesmo código. Neste caso, o código de uma ação UNIT é formado pelas quatro letras da empresa juntamente com o número 11. Exemplo: BRAE11.

As negociações das ações das empresas são realizadas através da Bolsa de Valores. Se uma pessoa quer comprar ou a empresa deseja vender uma ação, antes de qualquer coisa, é necessário se filiar a uma corretora, que são as instituições com autorização para comprar e vender ações.

Ao estar filiada, a pessoa ou empresa pode emitir ordens de compra ou venda para a corretora, enquanto que esta se incumbe de executar estas ordens no pregão, lugar onde as negociações acontecem.

No entanto, as ordens de compra ou venda que a corretora executa no pregão possuem um custo, que variam de acordo com os preços praticados por cada corretora e o tamanho da operação realizada. As corretoras também cobram um preço para guardar as ações em segurança, o que corresponde à taxa de custódia, que também variam conforme o volume de ações e a corretora.

Vale destacar que as ordens de compra e venda podem ser realizadas via programa Home Broker, instalado no computador do cliente.

As ações também são classificadas por níveis de liquidez, que é a capacidade de trocar de dono rapidamente:

1ᵃ Linha ou “Blue Chips”: São as ações com liquidez, que normalmente pertencem às empresas tradicionais de grande porte e com ótima reputação no mercado.

2ᵃ Linha ou “Small Caps”:  São ações que possuem boa liquidez, que normalmente pertencem às empresas de grande e médio porte, que podem ou não ter tradição.

3ᵃ Linha: São ações com pouco liquidez, que normalmente pertencem às empresas de pequeno e médio porte, o que não quer dizer que possuem maior risco ou menor qualidade.

Como Comprar Ações

1- Faça Uma Reserva Financeira de Emergência

Antes de comprar as ações é recomendado fazer uma reserva de investimento, que serve para te proteger em possíveis eventualidades e evita que os seus investimentos sejam prejudicados.  Dessa maneira, você não precisará vender das suas ações em um caso de emergência, o que poderia lhe causar um grande prejuízo, o que se deve às oscilações de preços das ações.

2- Economize Dinheiro

Para investir em ações é indicado que você economize uma quantidade razoável de dinheiro. Não há um valor mínimo para comprar ações, mas normalmente é indicado juntar mais de R$ 10.000 mil reais para iniciar o seu investimento, pois as taxas de corretagem e custódia podem influenciar muito na sua rentabilidade se você investir em ações com valores baixos.

3- Se Filie a Uma Corretora

Para comprar ações é necessário se filiar a uma corretora de valores e abrir uma conta. O ideal é fazer uma pesquisa para encontrar uma corretora segura e que cobre taxas que estejam dentro do seu orçamento e de acordo com o valor das ações que você pretende comprar.

4- Compre ETFs (Fundos de Índice)

Para quem está começando a comprar ações é recomendado optar por ETFs, que também são chamados de fundos de investimento passivos e que são negociados na própria Bolsa de Valores, assim como as demais ações.

Assim como os fundos de investimentos normais, os fundos de índice são administrados por profissionais, dispensando a necessidade de o investidor se preocupar em selecionar ações individuais, alcançando um resultado melhor (normalmente).

O maior benefício dos fundos de índice é que o investidor não tem que se preocupar com a diversificação, tendo em vista que cada fundo tem diversas ações, sendo espontaneamente diversificado. Os fundos de índice acompanham um índice específico do mercado, o que faz com que você sempre receba o retorno médio do mercado, o que é bastante recompensador para iniciantes.

5- Investir em Ações Individuais

Muita gente pensa em investir em ações individuais, mas estas não são recomendadas para quem é iniciante em comprar ações, pois os riscos de perdas são maiores. O mais indicado é iniciar comprando ações de forma passiva, como os fundos de índice, pois lhes oferecem resultados garantidos a médio e longo prazo.

Mas, se você realmente quer investir em ações individuais é recomendado saber tudo sobre o funcionamento das ações antes de se aventurar neste campo. Quando você tiver conhecimento o suficiente para saber como escolher as ações individuais, você deve fazer este processo somente de forma gradativa.

Depois que você tiver uma posição significativa em fundos de índice pode-se iniciar o investimento em uma ação por vez até construir a carteira desejada de ações. Os investimentos nos ETFs são muito diversificados e também servem para te proteger do risco de investir em ações individuais. Certifique-se de que as ações individuais não são mais do que 10% da sua carteira de ações para não correr tantos riscos.

Lembre-se que a compra e venda de ações se dá através de análises gráficas e fundamentalistas, para assim obter a maior taxa de resultados positivos. Além disso, você pode trabalhar com períodos distintos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos.

Quer comprar ações e tem dúvidas? Comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA