Como utilizar o endomarketing em sua empresa



Como utilizar o endomarketing em sua empresaMuitos empreendedores não sabem nem sequer o que significa endomarketing ou outros até conhecem o significado da palavra, mas não a utilizam em seu dia a dia. Por isso é importante saber como utilizar o endomarketing em sua empresa e adaptar-se as mudanças.

O que a maioria não sabe é que a grande competição existente no mercado torna o endomarketing tão importante para o sucesso de uma empresa como qualquer outra ferramenta administrativa que deve ser utilizada.




O que é endomarketing

Antes de utilizar qualquer ferramenta em sua empresa, é preciso conhecê-la e saber do seu significado e importância. Para isso, é necessário entender que o endomarketing está relacionado com o marketing interno de uma organização, onde a função principal é adaptar as estratégias utilizadas com o marketing externo para o marketing interno. Ou seja, o endomarketing relaciona-se com o marketing aplicado aos seus colaborados.

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Mas como? Utilizando de forma correta a comunicação em sua empresa é possível criar funcionários mais produtivos e motivados, o que interfere de forma direta em seus produtos e serviços e, consequentemente, na qualidade da sua organização e imagem da marca no mercado.

Dicas para utilizar o endomarketing em sua empresa

Conhece aquela velha expressão que diz que se queremos convencer nossos consumidores a comprar algo, devemos primeiramente convencer nossos colaboradores a gostar do produto? Pois é, isso faz parte do endomarketing.

Imagine fazer um vendedor oferecer um produto ou serviço em que ele nem acredita ou que não gosta?

 Desta forma, desenvolver a comunicação interna de sua empresa é a primeira dica essencial para obter um endomarketing com bons resultados. Mas como podemos fazer isso de forma prática no dia a dia da organização?




  • Nada de impor ideias: não adianta você mandar e impor situações que farão seus colaboradores ficarem descontentes. Isso ocasionará um efeito reverso do endomarketing e ao invés de ajudar irá prejudicar o bom andamento do processo. Sempre escute a opinião dos funcionários (vale lembrar que isso não significa fazer tudo que ele quiser e deixar que ele “mande” na empresa).
  • Comunicação integrada é tudo: faça com que os diferentes departamentos da empresa tenham liberdade e facilidade de comunicação. Com isso há menos falhas e erros nos processos e a comunicação integrada facilita e agiliza processos. Para isso, quanto menos portas houver, melhor. Ter um ramal interno facilita esta comunicação diária e evita a formação das famosas e indesejáveis “panelinhas” que atrapalham o dia a dia da organização e prejudicam o endomarketing.
  • Trace um objetivo em comum e compartilhe com os colaboradores: se juntos todos são mais fortes, não adianta traçar objetivos individuais e cada um buscar uma meta. Crie metas em comum para que os objetivos estejam alinhados e cada um perceba a importância que possui neste processo de comunicação e busca de objetivos.
  • Esqueça as promessas sem fundamento: não adianta ficar prometendo aumentos de salários ou bonificações que nunca chegarão. Procure “prometer” somente o que tiver dentro do alcance da empresa. É melhor prometer menos e cumprir todas as promessas do que prometer demais e não cumpri-las. Quando você não cumpre uma promessa feita a um funcionário está desmotivando-o dia a dia e fazendo com que ele perca a confiança na empresa e endomarketing sem confiança não existe.
  • Não centralize nada: deixe que cada colaborador possa desenvolver sua criatividade e dar suas opiniões de maneira produtiva. Isso colabora até para um processo de brainstorming na organização.

Estas são apenas algumas dicas de endomarketing para sua empresa, mas que trazem um resultado muito significativo se bem trabalhadas. Agora que já sabe como utilizar o endomarketing em sua empresa, já pode melhorar a comunicação interna e o relacionamento com os colaboradores.




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