Como ser rico

Como ser ricoTalvez a pergunta que mais interesse as pessoas no mundo capitalista em que vivemos é: como ser rico? O desejo da maioria das pessoas tem a ver com realizações pessoais, que geralmente são passíveis de serem compradas. Mas, será que tudo tem seu preço?

As pessoas têm a fantasia de que podem enriquecer de um dia para o outro. Quem já nasce em família rica tem o berço como uma garantia a mais de prolongar a riqueza por alguns anos, podendo perpetuar o patrimônio. Outros trabalham todos os dias e conquistam diariamente, por cerca de anos ou décadas, determinadas fortunas, que são mantidas a partir do talento para a administração deste dinheiro. Aqui você verá algumas dicas de como ser rico para que possa fazer alguns ajustes na sua vida.

Riqueza momentânea

Muitas pessoas se comportam como ricas, mas na verdade não são. Pessoas que tenham empregos que paguem verdadeiras fortunas podem estar diante de uma falsa sensação de riqueza. Se ao decorrer do tempo, este dinheiro não se converter em patrimônio, a “riqueza” foi apenas momentânea. Por isso, cabe a cada um saber administrar bem os seus ganhos sempre pensando no dia de amanhã, embora a tentação pelo consumismo acabe deixando este plano sempre para mais tarde.

Etapa do convencimento pessoal

Para construir um planejamento financeiro e se tornar rico, é necessário que algumas etapas sejam cumpridas de forma satisfatória. A primeira delas é a chamada etapa do convencimento pessoal. Nela, o indivíduo deve estar convencido de que é possível mediar ganhos e gastos tendendo a acumular riqueza. Os objetivos distantes têm de estar incluídos nas metas possíveis de serem alcançadas, e a principal característica desta fase é a consciência de que a educação financeira tem grande importância no processo de enriquecimento.

Etapa do conhecimento financeiro

Após o período de conscientização, vale estudar alguns conceitos financeiros. Procure saber a diferença entre o balanço patrimonial e o fluxo de caixa, por exemplo. Tais conceitos permitem que o leigo entenda e se informe mais sobre as chances e possibilidades de acumular riquezas. Você e sua família podem ter noções básicas de finanças a partir de textos para iniciantes, assim como cursos para aprendizado do controle de despesas. Caso haja deficiência nesta etapa, pode ser que o plano de se tornar rico fique mais distante ou até mesmo suspenso.

Etapa de definição de objetivos

Qualquer pessoa que quer ficar rica deve ter objetivos muito bem traçados, ou então cairá no vazio. Afinal, pra quê ficar rico? Todos os esforços devem ser em pró de um benefício pensado, visto e revisto, e que dê a força necessária ao aspirante a rico em prosseguir a sua batalha.

Para a pessoa deixar de consumir hoje, deve ter um estímulo muito forte. E isso não pode ser mudado tão facilmente. Pessoas que não veem a necessidade de juntar dinheiro para um futuro distante provavelmente não se tornarão ricas.

Etapa da mudança de hábitos

Depois de tudo o que foi abordado até aqui, eis que surge a parte mais complicada para a maioria das pessoas: deixar de gastar com besteira e juntar dinheiro. A mudança de hábitos pode ser o fator que mais irá definir se você será rico um dia. É bom traçar um padrão de vida, e viver de acordo com as possibilidades financeiras. Os gastos supérfluos são absolutamente abolidos da vida de quem quer enriquecer um dia. Juros e empréstimos nem pensar! Saber saldar as dívidas e poupar ao máximo o “sagrado dinheirinho” é a grande questão. Caso você tenha hábitos irregulares e gaste mais em um mês do que em outro, e ainda seja consumista ao extremo, é bom mudar de vida rapidamente e obedecer a mais esta etapa de a lição de como ficar rico.

Etapa de investimentos

Hoje em dia é muito difícil ficar rico juntando moedinhas. Saber investir é o ideal para acumular riquezas, e a sobra do dinheiro de sua renda deve ser investida em ativos que aumentem o patrimônio. Isto pode ser feito na compra de ações de empresas, investindo no mercado imobiliário, usar fundos de investimentos, títulos do governo e principalmente investindo num negócio próprio.

Muitas pessoas se permitem a apenas investir e esquecer-se das outras etapas de enriquecimento. Ficar rico é uma questão de paciência, inteligência e muita cautela. Talvez não seja interessante investir tanto se o lucro for por água abaixo pela falta de organização dos gastos.

Disciplina é fundamental

Para ficar rica, a pessoa tem que aplicar os conceitos ao decorrer do tempo e não parar depois de algumas semanas ou meses. O retorno virá, num tempo longo, mas virá. Se fosse fácil ficar rico, não haveria pobreza no mundo. Algumas pessoas mais controladas podem ter mais facilidade em administrar os gastos e ter uma disciplina mais rígida. O problema são as situações em que a vida nos coloca em que há a possibilidade de realizar desejos, por exemplo, que podem acabar temporariamente com as reservas destinadas a um futuro próspero.

Como ficar rico rápido

Ficar rico rápido só pode acontecer por um negócio que dê certo ao extremo ou quando se ganha na loteria. No geral, a forma mais tradicional de conseguir conquistar a riqueza é através do trabalho, da economia e da aplicação. É claro que quanto mais cedo o estilo de vida e as regras entram na cabeça do indivíduo, mais chances ele terá de usufruir mais rápido de sua fortuna. Em geral, paciência é fundamental para acumular riquezas.


Comprar fora das datas comemorativas

Nas datas comemorativas como o natal e ano novo, as empresas colocam seus produtos com a promessa de descontos incríveis, que na verdade estão mascarando um preço absurdamente mais caro do que irão ser explicitados alguns dias após a passagem da data. Verifique no ano os períodos de liquidação, e opte por fazer compras inteligentemente. Após o natal, por exemplo, as liquidações concedem descontos muito bons. Basta aproveitar.

Dicas para ficar rico

A primeira dica é muito óbvia: gaste menos do que ganha. Quem gasta mais do que ganha acaba numa dívida, que é justamente o contrário do comportamento que se espera de alguém que quer enriquecer. Seja controlado, compre apenas o necessário e intermedeie negociações para que os juros não ultrapassem valores consideráveis. Se ainda assim o orçamento estiver curto, diminua os custos com lazer.

Muitas pessoas fazem questão de comprar produtos novos, na caixa, lacrados e embalados. Mas, alguns itens usados podem ser comprados por valores infinitamente mais em conta, deixando o orçamento mais folgado e mais dinheiro para entrar na conta. Os custos dos produtos podem ser inferiores a 50% dos produtos novos, sendo uma boa economia.

Gastos com saúde não devem ser evitados, já que não adianta nada ter dinheiro e não poder usufruir mais tarde. Caso seja uma pessoa saudável e não tenha comportamentos de risco ou tendências a determinadas doenças, opte por um plano de saúde mais em conta, mas jamais deixe de investir neste item.

Quem ainda não sabe como fazer para ficar rico, podem começar guardando 10% dos valores ganhos, tanto da mesada quanto de seu próprio salário, aos poucos, os hábitos podem se modificando e evita-se mudanças bruscas na qualidade de vida.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Eu Confesso que já fui acometido pela RIQUEZA MOMENTÂNEA.

    Eu estava convencido que meu salário de 8 mil reais mensais me deixou rico.

    Eu não sabia administrar meu dinheiro.

    No início , realmente meu dinheiro estava sobrando porém com o tempo meu padrão de vida aumentou a ponto de os meu 8 mil reais não serem suficientes para viver a vida.

    Estava precisando de mais dinheiro ou simplesmente de cortar despesas?

    Claro que o que eu precisava na verdade era de cortar gastos.

    Portanto , riqueza tem a ver com acumulação de capital .

    Abraços!

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here