Como Poupar Dinheiro – Aprenda Facilmente Aqui!

0
803
Como Poupar Dinheiro
Como Poupar Dinheiro

Quer aprender como poupar dinheiro? Trocar de carro? Comprar uma casa? Nós ajudamos, confira!

Dinheiro, uma palavra tão simples e pequena, mas que pode ser a solução de todos os problemas ou o fator que os desencadeia. Você sonha em ter dinheiro para viajar para os lugares que sempre quis conhecer? Comprar a casa própria ou um carro novo? Mas quando acorda percebe que a sua realidade financeira não permite que nada disso seja colocado em prática, calma! Você não está sozinho, no Brasil, inúmeras pessoas encontram-se na mesma situação.

Ainda pior, é elevado o índice de pessoas que não estão apenas sem dinheiro para realizar seus sonhos, mas sequer possuem condições de pagar as próprias contas. Esta é, infelizmente, uma dura realidade no Brasil.

Sugiro, desde já, que leia nosso texto sobre: Contas a pagar? O que fazer?

Mas, caso você não tenha o dinheiro que gostaria de ter para realizar todos os seus objetivos, o que pode ser feito? Passar a vida toda com o sentimento de frustração por não ter realizado nenhum sonho? Nada disso, saiba que por mais complicada que seja a sua situação financeira, sempre é possível dar um jeito e economizar uma grana.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Muita gente começa a juntar dinheiro, mas acaba gastando. Normalmente, isso acontece porque as pessoas não estão firme no seu propósito e não têm um planejamento adequado, que é de fundamental importância nessa situação.

Para você que deseja dar uma “guinada” na sua vida pessoal e financeira, nós iremos trazer dicas para guardar dinheiro. Pare de passar necessidades, faça sobrar dinheiro para realizar seus sonhos, você merece! Confira.

Determine a si mesmo que vai poupar dinheiro

A maioria das pessoas que têm problemas financeiros, bem lá no fundo, sabe que precisam economizar, mas evitam admitir isso para elas mesmas, afinal, é muito mais cômodo gastar o que não pode e ter uma vida “luxuosa”.

Você se enquadra neste perfil? Respondeu sim? Então o problema é maior do que pensávamos! Está na hora de enxergar a sua realidade, comece determinando a si mesmo que vai poupar dinheiro.

Pense que ao deixar de gastar todo o seu sagrado dinheiro, será possível respirar mais aliviado durante o mês, uma vez que todas as suas contas serão pagas e ainda sobrará uma quantia para eventuais emergências ou para guardar no banco para ser utilizado no futuro em algo que lhe traga felicidade.  Determine que vai poupar dinheiro e seja firme no seu propósito.

Mudanças nem sempre são fáceis, ainda mais se você tiver uma dificuldade muito grande em economizar, nestes casos é um verdadeiro terror. Por isso, criamos um texto voltado para auxiliar a trabalhar as mudanças.

Estipule razões para poupar dinheiro

Sabe aquela história de que tudo tem uma razão? Pois bem, é a mais pura verdade e não é diferente em se tratando de fazer reservas financeiras. Sendo assim, para que você não desanime e nem caia em tentação durante o processo de economia, é recomendado estipular razões para poupar dinheiro.

Esses objetivos ou metas podem ser desde uma viagem até a troca de carro, qualquer coisa que motive você a realmente focar em poupar dinheiro. Você pode, inclusive, colar imagens na sua casa para, toda vez que passar, lembrar que está poupando dinheiro por algum motivo que vale a pena.

Comece olhando para a sua vida e analise como você gostaria que ela fosse no futuro. Já se imaginou passando uma semana em Paris? A cidade mais romântica do mundo! Isso é impossível, basta economizar. Na verdade, o que influencia grande parte do nosso lazer é, definitivamente, o dinheiro.

Avalie as suas necessidades e sonhos como, por exemplo, livrar-se do excesso de contas, realizar uma viagem, comprar uma casa ou carro, determine quais são os motivos que irão te manter firme na economia de dinheiro.

Uma boa dica para facilitar o fato de poupar dinheiro é ter uma planilha de gastos, assim, conseguirá saber exatamente no que está gastando e, ainda melhor, no que pode deixar de gastar, que, particularmente, é o mais importante!

Dicas de como poupar dinheiro

Você conseguiu assumir para si mesmo que precisa economizar e achou uma razão para fazê-lo? Bom, agora, sem mais delongas, vamos ao que interessa, ou seja, aprender como fazer com que as suas receitas não saiam “voando” por aí. Por isso, acompanhe abaixo algumas dicas para poupar dinheiro.

 1 – Qual a melhor forma de poupar dinheiro?

Antes de qualquer coisa, compreenda que não há uma fórmula milagrosa que pode ser aplicada para que automaticamente deixemos de gastar com coisas supérfluas e passemos a investir no futuro. Só você pode fazer isso pela sua vida e bem estar.

Então, uma boa dica é agir como se estivesse pagando um dízimo para si mesmo, guardando uma parcela dos seus rendimentos para empregar em um bem maior no futuro.

Quando se fala em poupar dinheiro, a maioria das pessoas pensa em guardar as reservas na caderneta de poupança e isso não está errado. Porém, saiba que este método rende pouco, é mais indicado para pequenas quantias de dinheiro e para quem tem projetos a longo prazo.

Quando se trata de quantias mais altas é possível investir em títulos como o Tesouro Direto, CDB ou fundos. Porém, uma dica! Acompanhe seus investimentos, não “largue” na mão de terceiros sem sequer ter notícias.

2 – Como poupar para comprar a casa própria

Você gasta boa parte do seu salário pagando aluguel? Este é um dos grandes problemas financeiros, pois se trata de uma gasto que só “vai” e não traz nenhum retorno. Para fugir desta situação e dar mais conforto para você e sua família é necessário fazer uma planejamento de economia para comprar a casa própria.

Neste caso, a primeira coisa a se fazer é uma pesquisa extensa de preços dos modelos de casa que você pretende morar, obviamente, deve estar dentro da sua realidade, não adianta nada querer uma mansão se não será possível arcar com a dívida contraída, não é mesmo?

Escolha a opção que mais se adéqua ao seu perfil e que possui menor valor. Caso a sua necessidade seja imediata, o ideal é financiar a casa, porém, não financie em mais de 15 anos, pois os juros tendem a serem altíssimos. Esta regra pode ser quebrada apenas em caso do uso do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em que as taxas de juros são subsidiadas.

Porém, sugiro analisar cada caso, inclusive no “Minha Casa, Minha Vida”, pois, pode ocorrer de você pagar até 3 x o valor do seu imóvel.

3 – Como proceder para poupar dinheiro e comprar um carro?

Quer comprar o seu carro? Alguns especialistas em economia apontam que o automóvel não é um investimento tão bom assim se você não percorre, pelo menos, 60 km por dia, pois é necessário avaliar os gastos que ele trará para a sua vida como, por exemplo, manutenção, IPVA, seguro, estacionamento, multas e combustível.

Tenha em mente que quando um carro sai da loja e passa por 3 anos de uso, ele perde 40% do seu valor. Levando isso em consideração, uma boa dica é guardar 20% do seu salário todo o mês para comprar o veículo à vista. Se optar por fazer um financiamento, dê preferência para aquele com parcelas mais baratas e que podem ser pagas em menor tempo.

Veja, o carro é, na verdade, um custo e não um investimento, por isso, tenha o seu e foque em poupar dinheiro para multiplica-lo.

4 – Como fazer um bom orçamento doméstico?

Uma das bases primordiais para poupar dinheiro é elaborar um bom orçamento doméstico, o que não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Por isso, a primeira coisa a se fazer é conhecer todas as suas receitas e posteriormente fazer um levantamento de todas as despesas.

Feito isso, separe o dinheiro que será usado para pagar todas as contas do mês e procure guardar, pelo menos, 10% dos seus rendimentos, que deve ser guardado no banco até que você consiga realizar o seu objetivo.

5 – Não gaste demais na hora das compras!

A realização das compras é um dos grandes problemas das pessoas que desejam guardar dinheiro, pois muita gente acaba passando do ponto. Então, aprenda a não gastar demais na hora das compras. Inicie estipulando quais são as suas principais necessidades do mês.

Faça uma lista de todos os itens que devem ser comprados no supermercado, pesquise e compre nos locais que mais oferecem vantagens financeiras, dê preferência para ofertas. Fuja dos gastos supérfluos, antes de comprar qualquer coisa, pare e se pergunte se você realmente precisa disso e o que ele irá te proporcionar, caso seja muito caro e tiver benefício a curto prazo, esqueça!

6 – Aprenda a cortar despesas para poupar dinheiro

Não tem jeito! Se você quer realizar um sonho vai ter que aprender a cortar despesas. Por isso, faça uma análise de quais são os gastos que podem ser cortados da sua vida como, por exemplo, aquele cafezinho ou almoço fora de casa, muitas saídas no final de semana, entre outras coisas.

Gostou das dicas para economizar dinheiro?

Pronto para poupar dinheiro? Nós acreditamos em você, conte-nos o que comprou!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA