Como montar uma loja virtualCom a expansão do comércio online e aumento das vendas feitas pela internet, ter uma loja virtual é uma boa opção para vender por um canal de distribuição diferente. Mas como montar uma loja virtual de sucesso?

As opções são diversas e há muitas formas de ter seu e-commerce. Seguindo um passo-a-passo ficar fácil montar uma loja virtual e ganhar dinheiro na web.

1. Escolha o sistema para montar uma loja virtual

Existem diversas formas de cuidar de sua loja virtual e a primeira parte prática é escolher um sistema adequado. Entre as opções estão:

  • Loja virtual gratuita

Quando as pessoas pensam em economizar para montar uma loja virtual, a primeira coisa em que pensam é sobre montar uma loja virtual gratuita.

A desvantagem é que a maioria destes sistemas devem ser adaptados para o Brasil, pois seguem programas internacionais. É ideal para quem sabe programar.

As plataformas gratuitas brasileiras não dão a opção de ter domínio próprio, o que também é uma desvantagem devido às buscas no Google.

  • Loja virtual com comissão

Alguns sistemas de lojas virtuais trabalham com comissão sobre vendas, como o Mercado Livre, por exemplo. Neste caso, você só paga algo se vender. Torna-se viável no início, mas depois que as vendas aumentam, não compensa, pois superam o valor de uma loja com manutenção mensal.

  • Loja virtual com manutenção

Abrir uma loja virtual com manutenção mensal é o mais comum, pois você paga uma taxa de instalação pelo sistema e depois uma manutenção mensal e não é necessário ter conhecimentos de programação, pois as opções inclusas na loja são de fácil gerenciamento.

  • Loja virtual com sistema próprio

A alta manutenção às vezes inviabiliza este tipo de modelo, mas para quem domina o assunto, criar seu próprio sistema é uma das alternativas, visto que a personalização pode ser maior.

É interessante também pedir um sistema que seja de fácil gerenciamento, já que hoje isso é possível.

2. Escolha um bom design antes de montar uma loja virtual

Enquanto em uma loja física temos que nos preocupar com a organização e limpeza do espaço, em uma loja virtual não pode ser diferente, mas como o “espaço” é nada mais do que a página na web, ter um design atrativo garante boa vendas.

Pesquisa já comprovaram que layouts errados, que não chamam a atenção, induzem as pessoas a saírem rapidamente da loja e comprarem em outra que seja mais “bonita”.

Contrate um bom webdesigner e cuide desta parte importante.

3. Saiba gerenciar o estoque para montar uma loja virtual

Um dos maiores erros dos empresários ao montar uma loja virtual é achar que por ser virtual não necessita de estoque. Lógico que o estoque não é o mesmo de uma loja física e que a gestão é feita de forma diferente, mas é preciso ter o produto disponível para quando efetuar uma compra. Para isso, pense em manter um estoque fixo em número de unidades de cada produto, levando em consideração que alguns são mais vendidos do que outros.

Nesta parte do gerenciamento de estoque, leve em conta também como será feita a logística, opções de frete, valores, parcerias com Correios e distribuidoras, etc.

Para alguns segmentos será preciso fazer algumas adaptações no sistema da loja. Se você for montar uma loja de roupas, por exemplo, será preciso disponibilizar informações de tamanho e uma maneira que o cliente possa comparar este tamanho e descobrir se é o seu tamanho ou não. Algumas lojas usam em centímetros, uma medida na horizontal e outra na vertical.

4. Escolha as formas de pagamento ao montar uma loja virtual

Hoje em dia, as opções de pagamentos de e-commerce são diversas e quanto mais diversidade houver em seu negócio, melhor ainda, pois as pessoas querem que as coisas sejam facilitadas.

Na prática, os pagamentos à vista possuem desconto no boleto e os demais são divididos no cartão, sendo que a maioria não cobra juros.

É importante se certificar de que o site é seguro para pagamentos de forma que você receba todos certinho e que evite fraudes, clonagens ou problemas relacionados a dados bancários de clientes. Para isso, ter certificados de segurança é um grande ponto positivo.

5. Cuide do Marketing Digital ao montar uma loja virtual

Ter uma loja virtual e não se preocupar com as ferramentas de marketing digital é o mesmo que começar com o pé esquerdo, pois hoje em dia tudo gira em torno disso.

Atente-se para a importância das redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e anúncios diversos. Quando não tiver experiência no assunto, já considere incluir os custos de uma agência para cuidar desta parte tão importante, ao menos no início, enquanto faz um curso para se especializar no assunto.

6. Otimize as páginas de produtos para montar uma loja virtual

Outro erro grande que as pessoas cometem ao montar uma loja virtual é não se preocupar com a otimização do produto. Lembre-se que ele será sua vitrine e se não estiver bem exposto, não será vendido, pois não chamará a atenção.

A otimização dos produtos de uma loja virtual contribui não somente para que as pessoas comprem mais como para as buscas de SEO.

Para isso, sempre mantenha uma descrição detalhada do mesmo. Mesmo que exista uma descrição padrão do fabricante, que deve ser obrigatoriamente colocada, tente fazer um texto próprio para chamar a atenção ao produto. Mostre os benefícios e vantagens em ter aquele produto e não somente suas características técnicas.

O nome é outro ponto importante, pois existem produtos que possuem diversas denominações. Por isso, realizar uma pesquisa no Google e ver como as pessoas buscam este tipo de produto é a melhor coisa a ser feita.

Use quantas fotos for possível e, quando der, tire fotos únicas, em ângulos diferentes, mostre o tamanho do produto e realmente como ele é. O consumidor se sente mais à vontade comprando um produto que consegue “ver” melhor, eliminando as chances dele desistir da compra ou até mesmo ir procurar fotos em outra loja virtual e acabar comprando por lá.

Deixe ainda que os clientes possam comentar sobre o produto, dando um feedbak, pois os consumidores atuais gostam de se basear em opiniões alheias quando estão na dúvida de comprar ou não o mesmo. Além disso, facilita a interação com o cliente.

Por último, cuide para que haja “produtos relacionados” na página para que a pessoa possa ver alguns similares ou até mesmo comprar um segundo item que tem a ver com o que comprou primeiro.

Cuidar desta parte ao montar uma loja virtual é muito importante. Devido a não existir muito esta preocupação que as pessoas perdem grandes chances de vendas e não sabem porque está tudo parado.

Lembre-se que deve ter uma empresa regularizada normalmente antes de montar uma loja virtual, pois as obrigações como pessoa jurídica são as mesmas, independente do canal de distribuição que irá utilizar. Além disso, fala sempre um plano de negócios, mesmo que seja um negócio virtual, pois aumenta as chances de sucesso de ganhar dinheiro.

Dicas da Casa da Consultoria

Se você não domina todas as faces de um novo negócio, nunca, mas nunca mesmo, comece o mesmo sem a assessoria de um bom profissional. Não faça a sua empresa de cobaia. Você tem que ser bom só naquilo que faz todo dia. Para tudo que é eventual, como um plano de negócio ou um plano estratégico, chame quem faz todo dia. Lembre-se, cada macaco no seu galho. Além disso, conversar com um bom consultor e orçar os serviços dele não vai custar nada e já vai te dar muita informação. Saiba mais.
  1. Alfred Responder
    Olá gostaria por gentileza de tirar algumas dúvidas sobre abrir uma loja virual. Bom, eu gostaria de vender acessórios, roupas, para lutas, ex. mma, boxe, jiu jitsu. Mas gostaria de gerenciá-la, administrá-la sozinho,pois como estou no início não tenho como pagar funcionários. Também tenho outro emprego, e não gostaria de alugar um espaço físico para isto, pois usaria meu apartamento para estocar as mercadorias e operação da loja virtual,mas ao longo do tempo conforme o rendimento da loja gostaria sim de abrir uma loja física .Minhas perguntas são: Isso é possível? É melhor eu montar a loja sobre uma plataforma pronta por ex. uol host? Sobre o programa primeiro ecommerce do SEBRAE, é uma boa ? Como conseguir as aplicações de cálculo de frete e integração com google adwords, no caso do adwords, vale a pena? Eu iria pagar por clique, mas também teria que vender bastante? Gostaria de saber também qual seria o melhor usar o pagseguro que só cobra os 4,99%, das vendas mais a o preço do uol host,ou esse do SEBRAE que inicialmente os 4,99%, mas tem integração com o mercado livre?Só não entendi se essa integração gratuita é sempre ou somente inicialmente. Também sobre o CNPJ e o empregador individual, como seriam as taxas? Desculpe a falta de informação, mas estou querendo iniciar uma nova vida, mas tenho muita vontade e fé. Muito obrigado pela atenção e no que puderem me ajudar estarei grato, fiquem com Deus.
    • Carlos Henrique Responder
      Olá Alfred. A sua ideia é ótima. Primeiro de tudo você precisa saber como esta este mercado, quem é o seu cliente para quem está vendendo. Referente a loja virtual pode ser sim a uol host eles tem suporte para iniciantes é muito fácil para administrar o estoque e os pedido (atualmente estou usando a loja da Nuvem Shop). Agora na parte de Google Adwords é uma forte ferramenta para divulgar sua loja e fazer o produto chegar ate o cliente, porque o que vai fazer a sua lojar vender vai ser as visitas, quanto mais visitas mais vendas e isso o Google sabe fazer bem. Para forma de pagamento utilize o Pagseguro é o melhor atualmente, ou Bcash do Buscape. Se precisar de mais auxilio para iniciar a sua loja virtual. Pode entrar em contato comigo pelo e-mail ou pelo face. Sucesso no seu novo caminho.
  2. ivanildo gomes de souza Responder
    Olá, obrigado. Tenho essas mesmas duvidas do Alfred poderia mandar a resposta? Boa noite.
  3. Flavio Responder
    Excelente matéria, parabéns!

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