Como Fazer Um Plano de Marketing: Passo a Passo

0
1416
Como fazer um plano de marketing
Quer aprender como fazer um plano de marketing? Confira agora neste conteúdo tudo sobre o plano de marketing e um passo a passo de como fazer

Saber como fazer um plano de marketing é fundamental para qualquer empresa que deseja executar ações de marketing mais assertivas. Promover a divulgação dos seus produtos ou serviços e estabelecer uma comunicação benéfica com o público-alvo são fatores cruciais para que um empreendimento seja bem sucedido, mas tudo isso só é possível através de um plano que detalha cada ato da publicidade a ser posto em prática.

Ter um bom plano de marketing para acompanhar a empresa em todas as suas ações de marketing ajuda a valorizá-la, uma vez que ele contribui para reduzir os erros e aumentar os acertos no modo como ela presta as suas atividades no mercado e se relaciona com os seus clientes.

Você quer melhorar o seu potencial, aumentar as vendas e ter maior lucratividade? Então você precisa agora mesmo aprender como fazer um plano de marketing!

O Que é o Plano de Marketing

O plano de marketing pode ser definido como uma ferramenta de gestão que contém todos os passos e informações necessárias para que a empresa possa executar ações de marketing de forma mais organizada e segura, visando atingir um determinado objetivo como, por exemplo, atrair mais clientes, aumentar o número de vendas e fidelizar os clientes.

Em suma, pode-se dizer que o plano de marketing é uma ferramenta que auxilia a empresa a se manter competitiva no seu ramo de atuação, aplicando estratégias competitivas. O plano de marketing orienta os gestores no planejamento de ações, devendo ser usado e atualizado regularmente. O ideal é que este tipo de plano seja feito para cada novo objetivo do negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Neste planejamento diversos pontos devem estar esclarecidos e devidamente organizados, como é o caso do cronograma, objetivos, expectativas, custos, entre outros. Isso permitirá que a campanha seja desenvolvida dentro de um padrão e eventuais problemas sejam rapidamente identificados e corrigidos.

Quais São as Etapas do Plano de Marketing

etapas do plano de marketing
Conheça as etapas ao fazer o plano de marketing

O plano de marketing é composto por três etapas, que quando bem aplicadas permitem tomar decisões seguras e alcançar todos os objetivos estipulados.

A primeira etapa do plano de marketing é o planejamento, que consiste na definição do negócio, feita após o estudo aprofundado do ambiente e de todas as informações relacionadas à empresa, compreendendo o público-alvo, posicionamento no mercado, metas e objetivos, conceitos da marca e estratégias de marketing.

A segunda etapa do plano de marketing engloba a implementação das estratégias definidas na etapa anteriores, sendo a parte mais importante porque deve assegurar a execução das ações de forma segura para que os objetivos sejam atingidos.

A implementação contém todas as ações a serem executadas, como serão feitas, quem as fará e o custo individual de cada ação. A última etapa é a avaliação, na qual a equipe de marketing avalia se as medicas colocadas em práticas estavam de acordo com as necessidades da empresa, quais foram os resultados positivos e negativos e como melhorá-los futuramente.

Como Fazer Um Plano de Marketing Passo a Passo

Para que o plano de marketing realmente seja funcional para a empresa é necessário que ele contenha todas as instruções essenciais para orientar os gestores do negócio. Por isso, pensando em auxiliá-lo de uma forma pontual, interativa e sem erros, criamos um “passo a passo” de como fazer um plano de marketing:

1- Analise o Ambiente de Marketing

No primeiro passo do plano de marketing é feita a avaliação dos fatores internos e externos que podem influenciar o desempenho da empresa no mercado. Também é preciso fazer um estudo do segmento em que a empresa está inserida e o produto que oferece, o que permite descobrir quais são as capacidades e potencial do negócio.

Nesta etapa, é importante que a empresa faça uma análise de quais são os seus pontos fortes e fraquezas e qual é o capital disponível para usar nas ações de marketing. Dessa maneira, os gestores ficam bem preparados para executar o plano e precavidos para eventuais problemas no meio do caminho, além de agregar sustentabilidade para que o planejamento sobreviva a longo prazo.

2- Conheça os Seus Clientes

Um dos pontos mais importantes do plano de marketing é conhecer quem são os clientes da empresa, pois há casos em que o público-alvo não é diretamente o consumidor.

Por exemplo, o público-alvo de uma marca de leite achocolatado, são as crianças, mesmo que muitos adultos o consumam. Levando isso em consideração, o plano de marketing precisa ser voltado para o seu público-alvo e não apenas o consumidor.

Além disso, é recomendado estudar o mercado, avaliando quais são as demandas, as tendências de crescimento nos próximos meses e de participação. Também é preciso que a empresa compreenda como, por quais motivos e quando os clientes fazem uso dos seus produtos ou serviços. Para obter estas respostas é necessário fazer uma pesquisa diretamente com os consumidores.

3- Analise os Concorrentes

análise concorrentes plano de marketing
Faça a análise dos concorrentes para integrar no plano de marketing

Para um posicionamento melhor no mercado é preciso que o plano de marketing inclua uma análise detalhada dos concorrentes. Nesta etapa, a empresa deve fazer um levantamento dos mesmos empreendimentos do setor, o que oferecem de igual, parecido e diferente em relação aos seus produtos ou serviços.

Busque descobrir qual é o posicionamento dos seus concorrentes no mercado e quais os objetivos que possuem. Dessa maneira, a empresa pode desenvolver as melhores estratégias de marketing para enfrentar os concorrentes, buscando oferecer serviços diferenciados e aumentar a adesão do público consumidor.

É interessante listar os prós e contras de cada concorrente, verificando o que fazem para conseguir ter o desempenho e como você pode superá-los. Este ponto costuma aumentar bastante o sucesso das empresas.

4- Defina as Estratégias e Ações de Marketing

A empresa deve determinar qual é o objetivo geral do seu plano de marketing como, por exemplo, se a meta é vender mais, consequentemente, é preciso compreender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se é mais interessante desenvolver estratégias para que os consumidores atuais comprem mais e com mais frequência ou atrair novos clientes.

Na sequência, determine quais serão as ações necessárias para que a empresa coloque o plano em prática. As ações devem ser específicas para que as estratégicas sejam eficientes. Com base no exemplo citado anteriormente, algumas das ações possíveis para aumentar as vendas são oferecer descontos no mês de aniversários dos consumidores ou aumentar as ofertas nos canais de comunicação do negócio nas redes sociais.

Pode-se pensar em uma série de ações e estratégias de marketing para atingir um determinado objetivo, mas será preciso avaliar qual terá melhor desempenho no seu nicho.

5- Crie um Cronograma

A última etapa do plano de marketing consiste em determinar um cronograma para que todas as ações sejam colocadas em práticas. O cronograma deve prever o monitoramento do tempo de duração de cada ação, os recursos empregados para a execução do plano e as expectativas de resultados a serem alcançados. Através destas informações é possível analisar a eficiência do plano de marketing, o que permite potencializar os acertos e corrigir os erros.

Aprendeu como fazer um plano de marketing? Comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here