Como Fazer Publicidade – Veja o Passo a Passo Aqui

Como Fazer Publicidade – Veja o Passo a Passo Aqui
Como fazer publicidade

A publicidade é uma área abrangente e absolutamente necessária em qualquer empresa. Um negócio que não tenha uma publicidade e divulgação de qualidade, ainda mais no início, sofrerá sérios problemas e não conseguirá atingir suas metas, ainda mais se pensarmos que nos primeiros meses, sem uma boa publicidade, não terá clientes e, consequentemente, o risco de fechar as portas é grande. Quer evitar tudo isso? Aprenda agora como fazer publicidade do seu negócio!

Alguma vez você já ouviu aquela frase: “a publicidade é a alma do negócio”? De fato, realmente é! A publicidade é a ‘amostragem’ do produto, é divulgá-lo, fazer com que ganhe visibilidade e que as pessoas desejem saber mais, até mesmo adquiri-lo.

O ponto chave nisso é a forma de como fazer. A publicidade é isso, é um sistema que oferece o melhor resultado no tocante a divulgação de um produto, é o estudo de meios efetivos e que convençam os consumidores. É comum as pessoas se equivocarem e achar que fazer publicidade é simples, que é só anunciar em algum lugar e pronto, receberá milhares de clientes, mas não é assim!

O assunto é tão complexo que pessoas fazem anos de graduação para conseguir entender todos os ensinamentos. Você quer aprender como fazer publicidade e aprimorar seu negócio? Vamos ensinar aqui de forma prática e objetiva o que você realmente precisa saber para melhorar a exposição do seu produto. Confira 4 dicas para jovens empreendedores.

Como fazer Publicidade Geral

Quando falamos em publicidade geral é porque não está focada diretamente para a publicidade na internet, a qual possui outras formas de se divulgar. Como está escassa a informação sobre a publicidade para negócios “normais” que não envolvam os meios digitais, resolvemos fazer esse texto para que você consiga alavancar os lucros da sua empresa! Vamos ao que interessa.

Escolha e o público alvo certo para a publicidade

Quando você for fazer uma campanha publicitária é preciso saber exatamente para QUEM você está fazendo. Qual é o público alvo específico que deseja atingir? Quem são as pessoas que vão consumir o que você está divulgando? Essa é a questão.

Para descobrir o público alvo faça uma análise de mercado aprofundada.

Ao descobrir quem são as pessoas que lhe interessa atingir com a publicidade, ficará mais fácil de criar uma campanha específica, já que terá informações como faixa etária (estruturando a linguagem para se comunicar), locais que costumam frequentar (onde irá expor a publicidade) e necessidades das pessoas (como abordar que seu produto irá resolver os problemas). Perceba que encontrar o público alvo é fundamental para o sucesso da campanha.

Utilize brindes para fazer publicidade

Uma técnica bastante comum de publicidade e que funciona bem é oferecer brindes para os consumidores. Ao oferecer brindes você estará cumulando uma poderosa forma de venda baseada na “gratidão” e a publicidade, porque a pessoa lembrará do seu produto quando visualizar o brinde, bem como outras pessoas que estiverem próxima dela.

Quer fidelizar seus clientes? Veja nosso texto sobre fidelização de clientes.

Não basta oferecer qualquer brinde, é preciso encontrar o brinde certo para o seu público alvo.

O brinde ideal é aquele que estará frequentemente com a pessoa, que raramente se estraga e que também será mostrado para terceiros. Um exemplo de brinde perfeito é a “Cuia de chimarrão personalizada com estampa da empresa”, porém, apenas no Sul tem-se hábito de tomar chimarrão, assim, o público alvo deveria se concentrar nessa região.


Crie materiais especializados da sua área

Quando se está interessado em algo, seja um produto ou retirar uma dúvida, somos “obrigados” a procurar explicações, e nada melhor do que fazer isso em locais especializados no assunto.

Criar um ambiente em que as pessoas possam retirar dúvidas sobre assuntos semelhantes ao seu produto/serviços fará com que você esteja fazendo a publicidade da sua empresa. Pense da seguinte maneira, quando uma pessoa está em busca dessas informações e encontrar o que precisava, esta sempre lembrará com “gratidão” da sua empresa, sem contar que ainda é possível que o seu produto resolva os problemas dela, consequentemente, ela irá adquirir de você.

Se você está passando dificuldades para liderar sua equipe, veja nosso texto sobre como ser um verdadeiro líder.

Como exemplos de ambientes especializados pode ser um call center gratuito, blog, fóruns ou até mesmo um espaço para que as pessoas que tenham dúvidas sobre a área possam se reunir e conversar com o auxílio de um especialista da sua empresa.

Faça uma assinatura de e-mail para melhorar a publicidade

Desprezar o que parece simplório demais é um costume dos empreendedores iniciantes, e acredite, pode custar caro! O e-mail marketing é a legitima técnica publicitária que praticamente não dá trabalho e a longo prazo traz bons resultados. A assinatura do seu e-mail não deve deixar tão evidente o caráter publicitário, até porque as pessoas, quando percebem que estão sendo “manipuladas”, costumam criar aversão.

Coloque no final do e-mail a sua logo marca, com o respectivo slogan (frase direta e característica), isso por si só já será suficiente para fazer uma boa publicidade.

Aprenda mais sobre marketing de relacionamento.

O que também pode ser feito é o chamado e-mail marketing.

O e-mail marketing consiste em enviar para uma lista de contatos e-mails informativos e publicitários, com promoções, por exemplo. O grande problema do e-mail marketing é que acabam por serem vistos como spam, além de que as pessoas costumam não gostar muito dessa prática, já que “enche” as caixas de entrada.

Porém, caso não faça com frequência, com certeza trará resultados valiosos.

Conheça o famoso marketing de guerrilha.

Divulgue as promoções na mídia

Quando falamos de mídia não estamos falando apenas de televisão, estamos tratando de TODOS os meios de comunicação, seja rádio, televisão, jornal ou até panfletagem, o importante é encontrar meios que as pessoas terão acesso a informação que você deseja passar.

As promoções são um chama risco para a sua empresa e, quando você consegue fazê-la, é preciso realmente se esforçar na campanha de publicidade, pois nesse momento você terá a chance de conquistar clientes em frações de dias, é realmente pouco tempo!

O trabalho da publicidade nesse caso é fazer os consumidores irem até o seu estabelecimento conferir as promoções, porém, a venda dependerá de um bom atendimento ao cliente.

A propaganda que será ‘veiculada’ precisa seguir alguns padrões para conseguir atingir o público alvo, claro, você deve adaptar para o seu segmento e seu público específico, já que nunca será exatamente igual, porém, para auxiliar trazemos algumas dicas:

  • Utilize imagens: Uma publicidade sem imagens é difícil de ser bem aceita pelo receptor, ainda mais quando analisado o fato de que na grande maioria das vezes a pessoa apenas irá “olhar” e jogar fora, sem ao menos ler o que foi escrito.
  • Texto chamativo: Escreva um texto impactante em fonte “grande” como título. Este texto juntamente com a imagem serão os fatores que decidirão se o receptor lerá o resto da propaganda, então, capriche!
  • Nome da empresa: Próximo da imagem, ou até mesmo de forma “interligada”, coloque o nome da empresa de forma chamativa, assim, caso o receptor não se interesse pela promoção, pelo menos lembrará da empresa.
  • Propaganda em rádio: Ao fazer propagandas publicitárias em rádio, mencione sempre as atrações principais. Normalmente a rádio faz propaganda de festas, podendo ainda, para maximizar o aproveitamento, oferecer um “brinde compras” ou “entrada” para os primeiros que ligarem.

Uma excelente forma de conseguir a atenção das pessoas é através de campanhas publicitárias engraçadas, isso ocorre porque as pessoas sofrem uma ‘alteração emocional’ e, imediatamente, acabam por prestar atenção no anúncio publicitário.

Veja algumas dicas para divulgar a sua empresa.

Contrate um especialista para montar uma campanha publicitária divertida, mas lembre-se, você não pode perder o foco da propaganda, a mensagem do produto precisa ser passada claramente, de forma direta, simples e objetiva.

Depoimento de clientes satisfeitos é um meio eficiente de publicidade

Essa técnica é uma forma de publicidade de credibilidade, ou seja, ela divulga a empresa de forma subsidiária, através do “boca a boca”, tendo como foco principal maximizar a efetivação de vendas.

Por que os depoimentos maximizam as vendas?

Quando você encontra depoimentos de pessoas que ficaram satisfeitas ao comprar algo ou em algum lugar, você se sente mais seguro, a empresa passa a ter um “a mais” de credibilidade e confiabilidade. Quando isso ocorre você estará mais propenso em adquirir o produto.

Aprenda como atrair clientes e vender mais.

Demonstrações grátis de produtos como forma de publicidade

Sabe quando você está em um local, normalmente em supermercados, e encontra uma “casa de sucos”  ou de doces que estão fornecendo “degustação grátis”? Na verdade, o que eles estão fazendo é através da amostragem conquistar sua confiança, divulgar a marca/produto e aplicar uma técnica de publicidade avançada.

O plano de marketing é fundamental para uma boa publicidade, por isso, aprenda como elaborar um plano de marketing.

Caso seu produto possa ser “amostrado” para as pessoas, oferecendo em pouca quantidade ou até mesmo se você tenha disposição de “dar” alguns dos seus produtos para que seja feita uma análise pelo consumidor e, posteriormente, o mesmo faça um vídeo ou um depoimento falando sobre o produto, estas são formas de publicidades bem efetivas e que costumam convencer as pessoas de que o produto realmente vale a pena.

 

Agora que já sabe como fazer publicidade, que tal por em prática?

 

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1 COMENTÁRIO

  1. Ótimo artigo, estou a começar agora a usar a plataforma internet para publicidade
    e espero escrever artigos tao bons como este no futuro. Obrigado por compartilhar toda esta informação.
    Vou partilhar.

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