Como Fazer Marketing Empresarial

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Aprenda como fazer marketing empresarial para o seu negócio

O marketing empresarial é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa. Qualquer negócio que pretende ser bem sucedido deve investir na combinação de serviços ou produtos de boa qualidade, um atendimento de excelência ao público-alvo e um marketing adequado ao seu ramo de atuação. Afinal, é essencial estabelecer uma comunicação efetiva com o público para divulgar a marca, atrair consumidores e fidelizá-los.

Aprender como fazer marketing empresarial pode exigir estudo e uma pequena “ajuda” com um passo a passo.

Ora, aplicar o marketing em uma empresa não se trata apenas de divulgar a marca e os seus serviços, pois esta ferramenta de comunicação exige estudo e estruturação das campanhas desenvolvidas, somente assim é possível usar as estratégias mais apropriadas para o negócio e colher resultados positivos.

Quer saber mais sobre como fazer marketing empresarial? Conheça tudo sobre o assunto:

O Que é Marketing Empresarial

Antes de pensar em como fazer e aplicar o marketing empresarial na sua empresa é importante entender exatamente o que é, do que se trata e o porquê da sua importância para o negócio.

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Do ponto de vista teórico, o marketing empresarial é definido como uma ferramenta da comunicação que utiliza um conjunto de estratégias que são elaboradas para atender uma demanda de curto e médio prazo, tendo como finalidade direcionar e orientar o nível de serviços e bens de uma empresa, acompanhando desde o local em que são feitos até o destino final, que nada mais é do que o consumidor.

O marketing empresarial visa aumentar e melhorar a visibilidade da marca para consequentemente realizar mais vendas e obter maior lucratividade.

O marketing empresarial não consiste apenas na divulgação de um produto ou da marca, pois ele é composto por diversas estratégias com finalidades específicas, desde a divulgação até o atendimento pós-venda.

Primeiramente, esta modalidade de marketing inclui o estudo para compreender quais são as necessidades da empresa, a receptividade do público-alvo e as metas a serem atingidas. Basicamente, o marketing empresarial é um projeto criado e personalizado de acordo com as características de cada marca para facilitar atingir um determinado objetivo.

Por Que Fazer Marketing Empresarial

por que fazer marketing empresarial
Entenda por que fazer marketing empresarial na sua empresa

O desenvolvimento do marketing empresarial é de fundamental importância para todo e qualquer negócio, independente se é de pequeno, médio ou grande porte.

Ao executar as estratégias do marketing empresarial da forma correta, a empresa terá a oportunidade de aumentar a sua visibilidade no mercado, aumentar as compras daqueles que já são consumidores e atrair os novos clientes em potencial.

Por meio da execução do marketing empresarial a empresa se mantém atualizada, de modo a seguir as tendências do mercado, pois estuda quem são e o que oferecem os concorrentes, além de desenvolver estratégias para enfrentá-los com igualdade, fidelizar os consumidores, realizar mais vendas e aumentar o lucro.

Como Fazer Marketing Empresarial

Criamos um “passo a passo” ensinando de forma objetiva como fazer marketing empresarial. Confira:

1 – Estude a Situação Atual da Empresa

Para aplicar o marketing empresarial, a primeira coisa a se fazer é estudar qual é a situação atual da empresa. A partir daí, é possível verificar qual é o índice de visibilidade da marca, quem são os concorrentes, o fluxo de vendas, quais são os erros e acertos cometidos. Com estas informações é possível determinar as metas a serem atingidas e em quanto tempo.

2 – Faça o Planejamento do Marketing Empresarial

Planejamento é importante para qualquer projeto que a empresa deseja executar, logo, para fazer o marketing empresarial também é necessário elaborar um planejamento para determinar o ponto de partida e o de chegada.

O planejamento deve incluir todos os setores da empresa, orientando-os sobre como colocar a campanha em prática, além de determinar metas e prazos como, por exemplo, elevar o número de seguidores nas redes sociais da marca, de acessos mensais e de compras efetuadas.

Veja mais sobre planejamento empresarial.

3- Tenha Um Site ou Blog da Empresa

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Crie um site ou blog para melhorar o marketing empresarial da sua empresa

Ter um site ou blog não é exclusividade somente das empresas grandes e com muitos clientes, os negócios de pequeno e médio porte também devem criar as suas próprias páginas para expandir as suas atividades.

A plataforma precisa ser abastecida regularmente com conteúdos relevantes sobre os serviços ou produtos que o empreendimento comercializa, além da história da marca, valores seguidos, contatos telefônicos e das redes sociais para que os internautas possam localizá-lo.

É importante construir um site com boa estrutura, fácil de localizar as informações e manter um padrão de SEO atrativo para os motores de busca, podendo focar os esforços nas buscas locais.

4 – Estude o Perfil do Consumidor e Produto/Serviço

Lembre-se que o seu objetivo é conquistar clientes e vender mais, por isso, traçar o perfil exato do consumidor ideal e avaliar se o seu produto/serviço está, realmente, cumprindo um papel decisivo na vida daquela pessoa é um dos pontos chaves do marketing empresarial.

Também, antes de alterar produtos e serviços, ou até mesmo criar campanhas publicitárias, observe sempre o seu orçamento para verificar se é ou não viável.

5 – Utilize Email marketing

Caso você utilize no marketing empresarial a plataforma online (sites e blogs), o e-mail marketing será o seu aliado número 1.

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas do marketing empresarial, que se caracteriza por obter o e-mail do público-alvo de maneira espontânea para enviar mensagens com campanhas publicitárias e promoções com uma frequência estipulada.

É importante ressaltar que os e-mails não devem ser enviados constantemente para não irritar os clientes em potencial ou cair na caixa de spam, o que torna a ação ineficaz. Os e-mails também devem estar de acordo com o perfil dos destinatários e conter prêmios e descontos que incentivam a ação de compra.

Para conseguir organizar a estrutura de envios de e-mail marketing você deve utilizar uma ferramenta específica, como é o caso do RDStation, mail chimp, getresponse, entre outras.

5 – Crie Perfis Nas Redes Sociais

Atualmente, as empresas não podem mais ignorar a influência que as redes sociais têm na hora de criar a identificação de uma marca com os clientes e o estímulo para a realização de compras.

Por isso, o marketing empresarial também prevê a criação de perfis nas redes sociais como, por exemplo, Facebook, Instagram e Twitter para divulgar os produtos da empresa.

Não basta apenas entrar nas redes sociais para cativar o público-alvo, pois é preciso usar a linguagem destas plataformas, produzir conteúdo relevante e usar as ferramentas como as hashtags para impulsioná-los.

Também é necessário criar uma relação com os seguidores, interagindo com eles, pedindo sugestões e colocar-se a disposição para ouvir as reclamações, esclarece dúvidas e resolver eventuais problemas.

6- Use o Help Desk

O Help Desk é uma ferramenta do marketing empresarial muito utilizada nos Estados Unidos para beneficiar a comunicação das empresas com os clientes. Este software é instalado no site da empresa para evidenciar todas as informações dos produtos e serviços oferecidos pelo empreendimento que vão desde os preços até as formas de pagamento.

Assim, a empresa impede que o cliente em potencial deixe de comprar um produto por não ter todos os seus questionamentos sanados.

Vale lembrar que um call center, atendimento online, e-mail e telefone de contato, além de um bom pós-venda fazem toda a diferença no momento de concretizar a venda e aumentar a taxa de conversão.

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