Como elaborar um currículo



Como elaborar um currículoA elaboração de um currículo pode parecer fácil, porém várias informações devem ser descritas e a possibilidade de erros na escrita ou na essência do que se quer explicitar é muito grande.

Em cada cultura ou país, a palavra currículo tem um significado distinto. Em geral, é um conjunto de informações que são levadas a empresa para que haja um primeiro contato em relação ao objetivo de quem o entregou em estabelecer um vínculo de ocupação de determinada vaga de emprego. Este documento deverá ser lido e analisado por uma área da empresa.




Cada caso é um caso, porém o currículo tradicional é feito em um modelo preestabelecido, com regras para facilitar a visualização, padronizadas. Um artista, por exemplo, terá um estilo de currículo diferente de alguém que trabalha na área da internet, por exemplo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Aqui você ficará sabendo um pouco mais sobre como elaborar um currículo.

Equipe de análise do currículo

A empresa que analisa o currículo dos candidatos a uma vaga de emprego tem uma série de expectativas ao visualizar o documento. A primeira dica é saber o que está dizendo.

Muitos currículos não dizem nada de concreto, o que desagrada a muitos analistas. A cópia de currículos da internet, por exemplo, é muito comum e facilmente identificável. Por isso, os modelos padrões podem até serem seguidos, mas as informações pessoais de cada um devem estar de acordo com as ideias da própria pessoa.

Toda empresa quer os melhores profissionais do mercado, e para isso você deve deixar rastros de que suas especializações darão conta de resolver as questões que eles estão procurando.




Vamos sugerir aqui algumas dicas que não podem ser deixadas de lado em serem explicitadas no currículo, e caso o seu currículo não as contenha, fica difícil ser notado no meio da concorrência.

A ideia é mostrar para a empresa de forma rápida como você é e quanto mais ideias claras, melhor. A cada dia as pessoas querem perder menos tempo para tudo, inclusive na análise de um currículo, e por isso objetividade e rapidez podem te deixar um passo a frente para ser um candidato bom à ocupação do cargo.

Itens de um currículo

O básico para começar a fazer um currículo é expor seu nome completo, data de nascimento, sexo, estado civil e naturalidade também. A partir daí, vem os itens habilitação e de quê é habilitado, língua estrangeira, escolaridade (estuda? Já está formado?), contatos (endereço, telefone, e-mail). Referências profissionais ficam por último, e assim pessoas notáveis na sua profissão podem recomendar os seus serviços.

A aparência do currículo conta muito, e neste caso simplicidade também é um fator indispensável. Nada de coraçõezinhos e letras diferentes não são bem vindos, já que o currículo é um documento, que merece toda a padronização como qualquer outro tipo de papel que possua algum tipo de valor.

Acrescente as suas disponibilidades e informações que gostaria que eles soubessem em relação a sua vaga. Caso seja um trabalho muito longe, é bom que no próprio currículo você já deixe claro que não há problemas quanto a se mudar. Cada acerto em pequenos itens, você poderá ser contratado e deixar o seu chefe mais confiante de sua capacidade, mesmo que até então ele ainda não tenha comprovado sua provável eficácia.

Revise seu currículo

Antes de enviar o currículo, ele deve ser cuidadosamente revisado, a fim de identificar erros de português para serem corrigidos principalmente. Nada pior do que um texto faltando letras logo quando estamos pedindo uma chance no mercado de trabalho. Inconscientemente, o candidato mostra-se despreparado e com a inteligência “reduzida” em relação aos demais, mesmo que o examinador saiba que erros de digitação podem acontecer com todo mundo. Além disso, as informações têm que se ligar de alguma forma, tornando o texto coeso. Não adianta mudar a ordem dos itens e fazer um currículo de qualquer jeito, que no meio a tanta confusão fica até difícil fazer uma avaliação.

Envie seu currículo por e-mail

É claro que dependendo da vontade da empresa, o candidato deverá seguir o que foi proposto para a vaga. Mas caso haja a possibilidade de escolher entre entregar em mãos o currículo ou enviar via e-mail, esta última é a mais aconselhável. Não o imprima. Facilite a vida do pessoal da análise e seja o mais básico possível, afinal as pessoas estão com muita pressa e de vez em quando acabam “perdendo” alguns documentos.

A melhor forma de enviar um currículo é via pdf. Por isso, evite o envio em formas difíceis de abrir, em que deve ser baixado um programa para a visualização do conteúdo do arquivo. Caso faça isso, reduzam em 90% as chances de seu currículo ser lido.

Mentir no currículo é uma boa saída?

Mentiras no currículo são muito comuns, e com apenas uma lida já dá pra saber mais ou menos onde está uma ou outra invenção. Caso o candidato seja esperto e consiga ludibriar a empresa, pode permanecer algum tempo por lá, até que toda a farsa seja descoberta, já que as empresas gostam de testar os potenciais de seus colaboradores no intuito de selecionar sempre os melhores grupos para uma equipe.

Currículo adaptado à modernidade

Hoje em dia, os currículos estão bem mais modernos e algumas empresas exigem que todos se adaptem aos novos tempos, como na obrigatoriedade do candidato a divulgar um perfil em rede social, por exemplo. Coloque no seu currículo o endereço de seu blog, twitter, Orkut, facebook e etc.

Muitos contratantes acham importante saber se você é casado, tem compromisso, vida social, suas aspirações e outros. Seria hipócrita a ideia de que neste caso, as informações pessoais não tenham valor na possibilidade de ingresso na empresa. Por isso, evite-se comprometer.

Objetivos no currículo

Deixe claro o seu objetivo, ou seja, em que setor e fazendo o quê na empresa gostaria de estar trabalhando. No tópico “sobre mim” não seja falso ou clichê. Quando pedem um defeito e uma qualidade, diga algo que não assuste, mas também não te supervalorize. Se quiser, pode até pular esta parte.

Experiências profissionais

Uma das partes do currículo mais importantes é a de relatar sua experiência na área em que pretende disputar. Sem experiência realmente fica mais difícil conseguir de primeira, mas o importante é novamente não inventar trabalhos que já teria feito. Muitas pessoas com bom senso estarão aptas a identificar sua sinceridade e sensibilidade.

Caso já haja alguma experiência, deve ser descrita da forma mais clara possível. Nome da empresa ou do projeto, site da empresa, período em que trabalhou por lá e função são o básico do básico neste sentido. É muito importante descrever detalhadamente o que fazia no dia a dia na empresa, pois um publicitário, por exemplo, pode estar na parte de criação de uma companhia, quanto na parte empresarial.

O que não pode é contar histórias de vida, fazer as pessoas se emocionarem ou se deslumbrarem pelo quanto você quer aquele cargo. Seja simples, direto, preciso, correto e despretensioso.

Você pode enviar um mesmo currículo a várias empresas, lembrando é claro, de fazer as devidas modificações.

Dicas práticas de como elaborar um currículo

Três páginas são o máximo que você possa usar. Mais do que isso torna o seu currículo chato e menos atraente. Caso a vaga exija uma pretensão salarial, faça-a de forma condizente com a realidade. Se o mercado está pagando em média R$ 2.000,00 pela atividade, não peça R$ 20.000,00. Caso o anúncio exija fotografia, mande-a anexada no canto superior direito da primeira página. Hoje em dia, não é mais preciso fazer rubricas ou assinar o currículo.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sirlene pirneiho ferreira, venho atraves desta pedi uma oportunidade, que em santa rita e o maior sucesso, gostaria de mostrar meu trabalho e minha experiencia , de operadora de caixa e repositora sabendo que posso exercer qualquer outra funcao. moro em santa rita , centro . na rua campos sales n 28solteira, fone 083 3229 -0371 ou 8660-7162informando que estarei disponivel para qualquer outro endereco que me for designado.gostaria que contasse comigo para somar no desempenho da empresa.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here