Como Divulgar Uma Loja Virtual e Ter Sucesso Nas Vendas

Como Divulgar Uma Loja Virtual e Ter Sucesso Nas Vendas

Montar um negócio online pode, aparentemente, parecer fácil, mas uma das maiores dificuldades é aprender como divulgar uma loja virtual. A venda será muito limitada se o público alvo não for atingido pela divulgação e publicidade, tornando a empresa um verdadeiro fracasso. Por isso, aprenda como divulgar uma loja virtual e aumentar suas chances de sucesso.

É comum as pessoas procurarem onde investir o seu dinheiro, procurando negócios diversos, ocupando o seu tempo em encontrar novos produtos e serviços para oferecer online e esquecer de divulgar uma loja virtual corretamente.

Existem diversas formas de divulgar uma loja virtual, apresentaremos a você as melhores, mas claro, depende de você estudar mais e colocar em prática!

Divulgar Uma Loja Virtual Com Blogs

Uma das formas mais baratas de divulgar uma loja virtual é utilizando blogs, sem contar o fato de que conduz os clientes a comprar de forma mais sutil, trazendo bons resultados.

Ao criar um blog e criar tópicos e textos interessantes, tem-se um fluxo de pessoas que irão conhecer o blog e, consequentemente, a sua marca, afinal, você irá fazer propaganda, indicar, falar que na sua loja virtual existe X produto ou serviço.

Atualmente, o marketing de conteúdo tem se tornado cada vez mais comum, sendo uma das formas mais efetivas de conquistar o público perpetuamente, ou seja, uma pessoa que visita o blog, gosta, começa a visitá-lo diariamente em busca de novas informações não irá comprar 1 (uma) única vez seu produto, pelo contrário, tudo que você lançar ela estará disposta a conhecer melhor.

Você pode gostar de ver nosso texto criar um negócio vs criar um blog por dinheiro.

Divulgar Uma Loja Virtual Com Comparadores de Preço

Se você está iniciando agora, talvez tenha alguma dificuldade em entender as inúmeras formas de divulgar uma loja virtual. Os comparadores de preços são responsável por grande parte das vendas de lojas virtuais, principalmente de grande porte. Ao divulgar uma loja virtual em comparadores de preço, quando uma pessoa buscar X produtos, ele irá comprar os eu produto (com os demais concorrentes que estão divulgando) e apontar os que tem melhores preços.

Alguns exemplos de empresas comparadoras de preço são o buscapé, shoppinguol e a bondefaro.

Veja nossas 4 dicas para jovens empreendedores.

O grande problema de divulgar uma loja virtual em comparadores de preço é o alto custo. Embora o trafego seja de qualidade, para se conseguir um “espacinho” será preciso pagar entre R$ 0,25 centavos a R$ 1 real por clique! Ou seja, uma loja virtual que está começando não poderá arcar com esse valor.

Divulgar Uma Loja Virtual Com Shoppings Virtuais

Os shoppings virtuais são uma excelente forma de aumentar o page rank e melhorar a sua posição em motores de buscas. Além disso, enviará muitos visitantes para o seu negócio, sendo uma das melhores formas de divulgar uma loja virtual.


Talvez você esteja se perguntando, mas afinal, qual é melhor? Divulgar em shoppings virtuais não oferece um tráfico de tamanha qualidade como em comparadores de preços, mas em compensação o valor pago é muito mais em conta. Normalmente, estas empresas cobram um valor mensal acessível, assim, é bem mais fácil divulgar, não acha?

Porém, muitas vezes 0 cliente “cai no seu site de furo”, por isso, lembre-se de fornecer qualidade no atendimento.

Divulgar Uma Loja Virtual Com Links Patrocinados

Essa tem sido uma das formas mais utilizadas pelos comerciantes virtuais, porque não exigem elaboração de campanhas complexas e oferece bons resultados.

Embora o custo por clique em determinada palavra  chave possa ser bem caro, até R$ 10,00 reais, raramente ultrapassa o valor de R$ 0,15 centavos a R$ 0,45 centavos por click. Algo bem em conta quando se pena na qualidade do tráfego gerado.

Para divulgar uma loja virtual com links patrocinados é bem simples, basta registrar-se em sites como o do Google e do UOL, efetuar o depósito e depois contratar a quantidade de clicks e palavras chaves que se deseja ter como foco na campanha.

Veja a diferença entre publicidade e propaganda.

Utilizar Comunidades de Relacionamento

As comunidades são uma forma de gerar tráfego e divulgar uma loja online de forma gratuita, mas claro, caso você queira expandir ainda mais, poderá contratar com donos de grandes comunidades para divulgar sua loja, lançando informações, imagens, vídeos e posts.

Esta modalidade de meio comunicativo costuma ser muito utilizado ao mesclar a divulgação por blogs. Por exemplo, você cria um blog que tem intuito de atrair clientes para sua empresa, trazendo informações valiosas sobre uma área X que corresponde ao que você vende. Além de fazer este marketing no blog, você também pode lançar campanhas no Facebook, divulgando o BLOG e não a loja, consequentemente, as pessoas irão acessar o blog e conhecer a loja.

Na verdade, os consumidores e potenciais clientes não desejam ser “conduzidos” a compra, eles não compram se sentir que você está querendo vender, por isso utiliza-se blogs para fazer a “propaganda e divulgação” de forma mais sutil e imperceptível.

Alguns canais de comunicação que se pode fazer propaganda são: Facebook, Twitter, Google+ e Instagram.

Divulgar Uma Loja Virtual Com E-mail Marketing

O e-mail marketing se tornou uma ferramenta fundamental para divulgar uma loja, além de ter um preço bem acessível. Atualmente, algumas empresas compram listas de contatos para enviar e-mail marketing.

O e-mail marketing, como o próprio nome já diz, é um e-mail enviado para o contato com cunho publicitário, tentando prender a sua atenção e fazer com que ele conheça mais a loja e se interesse pelos produtos.

Um dos problemas do e-mail marketing é que costuma ficar no SPAM ou na LIXEIRA, o que reduz significativamente a possibilidade da pessoa lê-lo. Além do mais, quando se compra uma lista de contato dificilmente se encontra pessoas que tenham interesse na sua área, por isso, a melhor maneira de fazer e-mail marketing é quando se consegue uma lista de pessoas que tem afinidade ao seu nicho.

O custo de uma lista de e-mail marketing pode variar de acordo com a qualidade da lista, nicho e quantidade de contatos. Existem empresas que oferecem planos de envios de e-mail marketing, como é o caso da Loca Web.

Com R$ 50,00 reais, por exemplo, você consegue enviar cerca de 10.000 mil e-mails marketings mensais, uma quantia atraente, mas que apenas demonstra que não é a melhor maneira de divulgar uma loja virtual, pode auxiliar, mas não é suficiente!

Você pode divulgar uma loja virtual em todos os canais, mas nada adiantará se você não tiver um bom vendedor.

Divulgar Uma Loja Virtual Com Sites de Buscas

O Google lidera as buscas dos usuários com mais de 90% de preferência, ou seja, 90% das pessoas procuram por lojas virtuais através do Google, por isso, elaborar um plano de marketing e destinar uma parte dos recursos para divulgar uma loja virtual em sites de buscas como o Google é fundamental e indispensável.

A vantagem de divulgar uma loja virtual em sites de buscas é que o fluxo de internautas direcionados ao seu site e a propaganda de que sua loja virtual está entre “as primeiras no Google” contam muito.

Além disso, estar “do lado do Google” é uma ótima forma de aumentar o page rank, embora não seja “confirmado” de que tem-se um melhor posicionamento e page rank por ter anúncios pagos, isso pode ser bem plausível.

O negócio de divulgar uma loja virtual é que, não basta fazer o que todos fazem, é preciso focar em todas as formas de divulgação e, principalmente, tornar-se uma loja virtual relevante! Você não sabe exatamente o que é uma loja virtual relevante? Sem problemas!

Uma loja virtual relevante é aquela que possui muitos links direcionados para ela, isso é um dos preceitos do SEO (quanto mais links direcionados para sua loja, mais credibilidade você tem perante o Google), o que o ocorre é que, quando o Google percebe que muitos blogs/sites linkam para a sua loja virtual, tem-se uma ideia de que a sua loja é importante e, consequentemente, conseguirá suprir as necessidades de quem está fazendo as buscas com a sua terminologia.

Todo negócio precisa ser bem administrado, por isso, é importante que você saiba os fundamentos da administração.

E ai, Sabendo Tudo de Como Divulgar Uma Loja Virtual?

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