Como descobrir uma oportunidade para abrir uma empresa

Como descobrir uma oportunidade para abrir uma empresaPara montar um negócio lucrativo é preciso que a procura (demanda) por determinado produto ou serviço não esteja atendida plenamente ou que a concorrência esteja utilizando toda a sua capacidade instalada para atender a procura atual.

Apenas isto não é suficiente para ter sucesso ao abrir sua empresa, mas se você entrar em um segmento de mercado no qual há muitas pessoas querendo comprar seus produtous ou serviços já é um bom indicativo de que tudo poderá dar certo.

Demanda não atendida

A demanda não atendida por determinado tipo de produto ou serviço significa que as empresa atuais não conseguem fornecer os produtos ou serviços em quantidade suficiente para atender os clientes. Embora esta situação na prática seja mais difícil de ocorrer, vamos citar o caso do álcool em gel na época da ameaça da gripe A (gripe suína).

Utilização máxima da capacidade instalada pela concorrência.

A capacidade instalada de uma empresa é toda a estrutura fixa da empresa. Por exemplo: Para efeitos de aprendizado vamos citar um cursinho que tem apenas uma sala com capacidade para 100 alunos, funciona em dois turnos com aulas diárias. A estrutura fixa do cursinho comporta 200 alunos por mês (100 alunos na sala x 2 turnos).

Sua capacidade máxima instalada permite apenas 200 alunos, se o cursinho quiser expandir terá que alugar outra sala e contratar mais professores, aumentando a estrutura fixa instalada.

Como encontrar um negócio promissor para montar.

Então se para montar um negócio de sucesso é preciso identificar uma destas duas situações, vamos para a situação mais comum, que é a concorrência de determinado segmento utilizando ao máximo sua capacidade instalada.

Ao utilizar toda sua capacidade instalada a empresa utiliza de todos seus recursos fixos. Para descobrirmos que empresas estão se saindo bem, ou pelo menos vendendo ou produzindo bem, temos que observar as empresas do segmento em que pretendemos entrar.

Exemplo 1: Você liga nos salões de beleza para marcar um horário e descobre que só  haverá horário daqui a 10 dias e isto ocorre em muitos salões de beleza, é bem provável que montar um salão de beleza para aquele público alvo seja um bom negócio.

Exemplo2: Você passa em frente a algumas mercearias de determinado bairro em dias e horários diferentes e elas estão sempre cheias, é bem provável que montar uma mercearia naquele setor seja um bom negócio.

Exemplo 3: Você procura por alguma empresa de informática para lhe prestar assistência, liga em várias e só podem lhe atender após uma semana, muito provavelmente montar  uma assistência técnica de informática será um bom negócio.

Claro que esta é uma análise geral e que os detalhes de cada negócio deverão ser analisados, mas certamente utilizar desta técnica lhe mostrará um bom indicativo de que tipo de empresa montar e lhe poupará muito tempo e dinheiro.

Esta análise por si não garante o sucesso da futura empresa, mas pelo menos lhe conduz para abrir um negócio onde há demanda pelos seus produtos ou serviços.


Certo mas então e quanto aos negócios inovadores e que geram muito dinheiro?

Deixe os negócios mirabolantes e super idéias para quando você já estiver estabelecido em um ramo de negocio que garante suas contas pessoais e certo crescimento da empresa.

As empresas, para descobrirem novos produtos ou oportunidades, gastam muito dinheiro em pesquisas e implementação de projetos que são abandonados.

Para citar uma das maiores empresas do mundo vamos citar o Google. Digite no próprio Google “cemitério do Google”. Você encontrara uma lista com mais de dez projetos que não andaram, foram abandonados e que certamente causaram prejuízo.

Agora imagine como um pequeno empreendedor poderia suportar tamanho investimento em pesquisa e tantos projetos abandonados?

É praticamente suicídio empresarial tentar lançar projetos desafiadores com pouco capital e sem uma renda paralela para manter as despesas individuais.

O planejamento detalhado.

Após identificar diversos negócios na sua cidade ou região com características que demonstram que eles estão a todo vapor, imagine se em cada um para saber se você gostaria de ter determinado tipo de empresa e como se sentiria trabalhando todos os dias neste ramo de atividade.

Passada esta etapa agora é hora de fazer um bom plano de negócio para verificar a viabilidade de montar a futura empresa e duas perguntas importantes que devem ser respondidas pelo plano de negócios são:

A demanda (procura) atual suporta mais uma empresa para concorrer pelos mesmos clientes?

Como fazer melhor do que a concorrência?

Pesquise todos os serviços agregados oferecidos pelas outras empresas concorrentes, qualidade do atendimento, formas de pagamentos, qualidade dos produtos, enfim, tudo e sempre faça a pergunta: Como posso fazer melhor e mais barato?

Lembre se “O melhor produto para vender é o que o cliente quer comprar”.

Se o segredo está no volume de procura por determinado produto ou serviço e você já sabe como Como Mensurar o Tamanho do Mercado Consumidor, o que você está esperando para identificar uma oportunidade de negócio na sua cidade ou região?

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3 COMENTÁRIOS

  1. eu ja tive um mine mercado , cheguei a super mercado ,ja nao tenho nem um dos dois ,preciso forcas para comessar de novo estou sem rumo.

    :
    • Olá Jose Natalino;
      A coisa mais importante você já começou a fazer que é buscar informações. A falta de informação e planejamento é uma das principais causas de fracasso das empresas.

      Além de entrar em uma atividade que você tenha algum conhecimento, que goste e que seja uma oportunidade de mercado, o que acho muito importante é entrar sempre com os riscos reduzidos e pensando de que maneira você sairia da atividade caso ela se mostre inviável.

      Ou seja, entra com menor investimento possível, evitando imobilizar capital (sempre prefira alugar a comprar), testa, está funcionando, tem possibilidade de crescimento? Amplia. Não está andando como pensou? Há como corrigir a rota? O mercado potencial realmente era o que você planejou? Não. Saia o mais rápido possível.

      A principal causa de fracasso das novas empresas é a falta de planejamento, porém, a maioria das pessoas não conseguem sucesso porquê ou não tentam vezes suficiente, ou quanto tentam vão até o fim em um negócio que não tem chances de melhorar.

      Muitas vezes o empreendedor não sai rápido de um negócio que se mostra inviavel por acreditar cegamente que ele vai melhorar sem tomar atitudes para colocar realmente à prova a capacidade do negócio. Outras vezes o empresário é engolido por alguma mudança no ambiente em que a empresa está inserida.

      O ciclo é perdido – 01 Planeja -> 02 Executa -> 03 Verifica os reutados -> 04 Age corretivamente – > 01 (começa o ciclo novamente).

      Abraço e boa sorte.

      :

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