Como captar clientes

Como captar clientesA parte de captar clientes está bastante ligada com a prospecção de clientes, pois depois de saber quais são os possíveis clientes (prospects) para a empresa, é o momento de captá-los de maneira inteligente, ou seja, não adianta sair atirando para todo lado, pois só estará jogando dinheiro fora e não terá o retorno necessário.

Assim, depois de descobrir onde o seu público se localiza através de uma boa pesquisa de mercado e entender sobre prospecção de clientes, captá-los é um dos passos mais importantes.

Há diversas formas de captar clientes que podem variar tanto de acordo com o segmento como de acordo com o perfil do seu consumidor, mas etapas importantes devem ser seguidas antes da captação de clientes:

1. Planejamento

O planejamento na hora de captar clientes nada mais é do que o estudo feito no momento da prospecção, pois você precisa analisar o seu tipo de negócio e quais os clientes que precisa captar.

Sabendo quais consumidores serão captados, você poderá fazer uma análise de onde irá captá-los. Para isso, descobrir com exatidão qual é o seu cliente é essencial, senão as alternativas serão todas um fracasso.

Tente obter o maior número de características do seu consumidor através de uma boa pesquisa de mercado e faça todas os apontamentos que achar necessário. Captar clientes é nada mais do que buscar os clientes rentáveis para a empresa e é no planejamento que estarão as informações que servirão de base para esta captação.

2. Análise

O momento de análise deve ser dividido em duas partes:

  • Como captar clientes de acordo com o perfil levantado em seu planejamento

Quando você quer captar clientes fazendo de maneira diferente da que faz atualmente, deve estudar as melhores alternativas. Entre algumas boas formas está:

Boca a boca: não é nenhuma novidade que a propaganda boca a boca é a melhor forma de passar confiança e captar clientes de forma simples sem muitos custos. Com o uso da internet, além dela ser boca a boca, pode ser feita virtualmente, com indicações em redes sociais, por exemplo.

Para isso, tente estimular a propaganda boca a boca premiando as pessoas que indicarem tantos clientes ou fazendo promoções de quem indica mais. Além disso, estimular um cliente que já comprou a ganhar pontos a cada cliente novo que indica e realiza compras pode ser muito interessante, conforme o público que quer atingir, lógico.


Tenha um site: mostre confiança e que entende do assunto. Atualmente, muitas empresas conseguem captar clientes porque os mesmos estavam atrás de alguma informação que acharam no site corporativo da empresa. Hoje em dia, não basta ter um site que vende, ele também precisa informar e passar confiança que conhece do assunto que vende e também que o consumidor pode interagir com a empresa a qualquer momento.

Quantas pessoas você não consegue captar com um bom site? Faça o teste!

Parcerias: as parcerias estão ganhando muito espaço na hora de conseguir captar clientes desde que a empresa saiba de quem ser parceira, logicamente.

O maior erro de quem investe nesta forma de captação de clientes e não consegue bom retorno é por fazer parcerias com empresas que não possuem boa reputação ou então por não escolher o segmento que complemente o seu.

Antes de escolher quem será o seu parceiro para captar clientes, avalie bem o mercado e as alternativas.

Eventos/networking: participar de eventos e ampliar sua rede de networking é sempre muito bom para captar clientes hoje em dia. Isso porque as pessoas que frequentam eventos sobre determinados produtos costumam guardar o nome e contato das empresas que mais se destacaram e chamaram a atenção na demonstração de produtos. Assim, quando precisarem de um serviço seu, vão te procurar, com certeza.

Lógico que você deve fazer com que sua empresa esteja dentre as que mais se destacam, ok?

  • Como captar clientes com as estratégias atuais que utiliza na empresa e dão certo

Além de buscar novas alternativas para captar clientes, mensurar os resultados das alternativas que já utiliza e ver se estão sendo boas para praticar ela mais vezes e aumentar o investimento é importante, pois você já tem a experi~encia e pode ir aprimorando alguns detalhes, se necessário.

A melhor forma de escolher a estratégia para captar clientes é fazer uma boa análise.

3. Investimento

Depois de analisar todas as alternativas para captar clientes, ver o investimento necessário para a cada uma delas e as condições financeiras da empresa é importante. Lembre-se que não adianta “meter os pés pelas mãos” para depois ficar no prejuízo.

O primeiro passo é captar clientes de forma correta e de acordo com a realidade da empresa, então se não estiver com uma boa verba, avalie uma alternativa secundária que possa sair mais em conta e não trazer problemas futuros, pois a ideia de captar clientes é ganhar mais dinheiro e não ficar no vermelho.

Atente-se porque diversos empresários cometem este erro achando que terão de volta o retorno em pouco tempo. O que não levam em conta é que, embora haja um estudo e planejamento, estamos lidando com pessoas e um mercado totalmente instável, onde os resultados podem não ser da forma esperada ou então demorar mais do que o esperado.

4. Mensuração

Após investir na melhor e possível alternativa, mensurar os resultados e saber quantos clientes conseguiu captar com cada estratégia e se valeu a pena a relação entre o custo e benefício da mesma. Assim, saberá se poderá continuar com a mesma estratégia ou se deverá mudar para outra.

O importante é mensurar os resultados semana a semana e mensalmente fazer um feedback, pois se não acompanhar sua evolução, pode ficar muito tempo investindo em algo que não dá retorno ou investindo pouco em algo que é muito lucrativo e consegue captar muitos clientes.

É importante lembrar que você deve se esforçar em captar clientes, mas jamais deve esquecer de praticar o marketing de relacionamento e também a fidelização dos mesmos clientes, pois isso só seria um investimento com retorno provisório. Assim, para captar clientes e ter um retorno duradouro, experimente retê-los através das ações corretas. Com certeza, os resultados serão muito melhores.

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7 COMENTÁRIOS

  1. Estou tentando fazer o meu TCC em Técnico em Administração, tudo o que voçê escreveu esta me ajudando muito, parabéns.

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  2. Muito boa sua explanação.
    Agradeceria receber sugestões de como captar clientes para o ramo imobiliário. Sou contra ligações telefônicas aleatórias para oferecer empreendimentos. Como proceder?
    Agradeço se contribuir amenizando minha dúvida.

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  3. Jennifer Elaina, Boa Tarde!
    Em pesquisa pela internet achei a sua página e gostei bastante, mas preciso de uma super dica, trabalho a mais de 10 anos na área comercial, tenho experiência ao longo desse período como assistente comercial e assistente de pós contrato, atualmente trabalho como assistente administrativa em uma empresa americana de Tecnologia da Informação, quero dar um upgrade na minha carreira e mostrar resultado com prospecção de novos clientes, como posso fazê-lo, qual a sua dica de um primeiro passo?! Antecipadamente Muito Obrigada, Catia.

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  4. Acredito que estudar o publico alvo é o mais importante para a prospecção de cliente um ótimo artigo publicado, fonte de estudo e aplicação parabéns a toda a equipe da casa da consultoria e que continue postando artigos relevante para sua audiência.

    Sempre gosto do estudo sobre como captar clientes, obrigado pelo conteúdo.

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  5. Ótimo artigo, é importante ter um planejamento e conseguir alcançar novos clientes e gerar novas oportunidades em vendas.
    O artigo é bem completo e deve ajudar muita gente na hora de captar clientes.
    Parabéns super relevante.

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  6. Parabéns, mais uma vez um conteúdo de qualidade, por isso acompanho seu blog
    a mais de 2 anos e tento aprender todos os dias com seus ensinamentos e dicas.

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  7. Muito obrigada, ótima explanação me ajudou bastante, mas gostaria se possível me ajudar um pouco mais tenho dificuldade na captação de clientes no segmento de viagens não sei como proceder só divulgo nas redes sociais quero aprender a captar mais clientes .
    Grata

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