Como Atrair Clientes

Como Atrair Clientes

O sucesso de um negócio depende diretamente de clientes. Ter clientes significa girar dinheiro, compra de produtos e serviços. O grande problema é que muitos empreendedores sofrem sérias dificuldades em atrair clientes e levam seus negócios a falência. Aprender como atrair clientes de forma correta e efetiva é o passo básico para ter um negócio de sucesso, seja ele físico ou virtual! Quer aprender como atrair clientes? Vem comigo.

Atrair clientes não é fácil, exige estudo e dedicação, afinal, sempre quando se trata de convencer pessoas o “buraco é mais embaixo”. Entender como os clientes pensam e utilizar as técnicas corretas para chamar sua atenção é o que você precisa para conseguir melhorar seu fluxo.

Aprenda como atrair clientes e vender mais.

Vamos dividir em duas formas de atrair clientes, através da internet, para negócios online, e através do dia a dia, para negócios físicos.

Atrair Clientes – Negócios Online

A internet se tornou um gerador de dinheiro incrível, contudo, ainda é preciso gerar tráfego e atrair clientes. Focar os esforços em SEO, programas de afiliados, divulgação, parceria com outras empresas, redes sociais, bom atendimento, promoções, layout do site, anúncios e compra de palavras chaves são as formas mais indicadas para conseguir atrair clientes. Vamos comentar um pouco sobre cada prática para te ajudar.

SEO

Ter um bom SEO no site deixou de ser uma utilidade e passou a ser obrigatório, caso contrário você nem conseguirá aparecer nos motores de busca. De forma simplificada, para você ter um SEO pelo menos básico e suficiente para atrair clientes, utilize palavras chaves no seu título, texto, descrição da meta. Não se esqueça do atributo Alt nas imagens e de ter um domínio próprio, de preferência com a palavra chave do nicho na url.

Divulgação

Ter uma divulgação de qualidade na internet irá aumentar o seu tráfego, mas afinal, como faço para divulgar minha empresa na internet? Preciso gastar? É caro?

Se você tiver um pouco de dinheiro para investir em mídia ajuda bastante, mas não é necessário. É perfeitamente possível fazer uma divulgação gratuita, contudo, nesse caso você terá que “se esforçar” um pouco mais.

Postar em fóruns, blogs, sites de discussão, notícias, compartilhadores de links e até mesmo em compartilhadores de conteúdo são algumas das opções que você pode aproveitar de forma gratuita.

Redes Sociais

A maior concentração de internautas está nas redes sociais, são milhões de pessoas que estão durante o dia inteiro conectadas em seus perfis, deixar de aproveitar esta oportunidade é burrice!

Veja algumas dicas para divulgar sua empresa.

Crie uma fã page e um perfil, divulgue seu negócio e, principalmente, as promoções. Você verá que seu público começará a aumentar exponencialmente, ainda mais se você tiver bons preços e souber fazer anúncios gráficos de qualidade.


Atendimento

Não é preciso ter uma empresa para saber que o atendimento é tudo, basta pensar em quais lojas você costuma comprar para perceber que muitas vezes compra em razão do bom atendimento.

Devido ao fato de através da internet você não se relacionar diretamente com o cliente, de forma pessoal, é preciso tomar um cuidado ainda maior, já que se torna mais difícil de confiar na pessoa.

Uma boa forma de melhorar o relacionamento com o cliente é através de um chat online, é uma ferramenta simples e que traz resultados significativos.

Layout

A sua loja virtual precisa ter um layout agradável e de preferência “limpo”.

Quando se fala em layout limpo significa que não tenha informações desnecessárias, que os menus estejam dispostos de forma adequada e simples, bem como que o cliente consiga facilmente encontrar o que procura.

Evite cores escuras no seu site, costuma dificultar a visualização e causar má impressão.

Tome um cuidado especial com as imagens que você irá utilizar em seu site, busque conhecer um pouco de programação neurolinguística, irá ajudar na prospecção de clientes.

Promoções

Ah, as promoções, quem não gosta de comprar mais barato? Basta perceber que está em promoção que já focamos o olhar atento.

Fazer promoções frequentes costuma trazer bons resultados, contudo, preste atenção, não faça promoções por fazer, faça realmente quando tiver como por preços realmente promocionais.

Se você quer perder clientes e ficar com má fama, é só fazer “falsas” promoções para ver o quanto vão falar mal da sua empresa.

Anúncios

Quando falamos em anúncios estamos tratando de compra de palavras chaves e anúncios patrocinados, como é o caso dos motores de buscas e redes sociais.

O custo para anunciar nessas modalidades é bem atraente, podendo conseguir, por exemplo, 1000 impressões a cada R$ 0,20 centavos.

Porém, lembre-se que a imagem é tudo, perca um pouco do seu tempo construindo o anúncio ideal e que converta os “observadores” em no mínimo visitantes.

Agora que você já sabe as técnicas mais inovadoras para atrair clientes no seu negócio online, você pode aplicar também, o que couber é claro, no seu negócio físico.

Atrair Clientes – Negócios Físicos

Além das técnicas mencionadas que podem ser utilizadas, como é o caso da publicidade no Facebook, trouxemos algumas dicas para você atrair clientes de forma mais efetiva e que convertam as visitas em vendas.

Exposição Planejada

Dispor os produtos de forma planejada é importante. Coloque os produtos mais buscados e lançamentos na frente, além do mais, lembre-se que quanto mais a pessoa chegar perto e puder tocar é melhor, já que fica mais próximo da compra.

Fazer vitrines “chiques” e mais chamativas pode ser uma boa opção para melhorar ainda mais a atração de clientes para seu negócio.

Propagandas Bem Humoradas

Quando fizer uma divulgação, seja ela em forma de vídeo, anúncios, panfletos, imagens, textos, enfim, qualquer que seja, foque em propagandas bem humoradas.

O poder de atrair clientes com propagandas bem humoradas é muito maior, além de não se sentirem “obrigados” a visitar o estabelecimento, costumam divulgar a propaganda e criar o efeito viral.

Veja nossas dicas de como captar cliente.

Solução Completa

As pessoas querem resolver seus problemas, seja uma festa de aniversário infantil ou um casamento, se você tiver o que ela espera, sua loja será a melhor.

Tenha a solução completa para seu cliente, ele quer um sapato? Tenha a camisa, gravata, calça e meia!

Acredite, as pessoas não se importam de pagar um pouco a mais e comprar tudo em um lugar, desde que o preço não seja um absurdo é claro!

Levar Produtos

O comodismo é um dos fatores que fazem as pessoas comprarem na internet, agora a pergunta: Por que não tornar as compras físicas mais cômodas e aumentar o volume?

Muito comum em lojas de roupas, levar produtos nas casas dos clientes costuma aumentar em até 50% as vendas, é uma quantidade significativa e que pode dar um “up” no seu negócio, sem contar que irá atrair muitos clientes.

Veja os 5 erros mais comuns cometidos por empresas.

Conversão – Senso de Urgência

Além de conseguir atrair clientes é preciso torná-los compradores insanos e desesperados! (rsrs – brincadeira).

Uma boa forma de melhorar o nível de conversão de visitantes em clientes compradores é através do sentimento de urgência.

O que é senso de urgência?

Senso de urgência é o sentimento de que, caso não adquira logo naquele momento, não conseguirá comprar outro dia ou não satisfará sua vontade.

Faça o cliente sentir que o produto é perfeito para ele, que subirá o preço, logo será vendido, enfim, faça ele acreditar que se não comprar hoje corre o risco de “sofrer uma consequência”.

X Compras Uma de Graça

Quantas vezes você já viu lojas com promoções: compre 4 itens e leve 1 de graça!

Esta técnica é ótima e traz bons resultados, prometer algo de graça a partir de X compras faz com que as pessoas comprem mais e é uma excelente de atrair clientes.

Cuidado: Veja exatamente a quantidade de itens necessários para você ficar no lucro com esta forma de promoção.

Surpresa

Fazer surpresas para os clientes é uma ótima forma de atrair ainda mais. Ninguém espera receber “algo de graça”, mas todo mundo fica deslumbrado quando isso acontece e se sente em dívida.

Uma excelente técnica de PNL (programação neurolinguística) e costumeiramente utilizada por vendedores profissional, é oferecer um brinde para o cliente antes de começar a vender, isso faz com que se sinta em dívida e seja mais propenso a comprar.

Convite Especial

As pessoas tem dificuldade de dizer não para convites especiais.

Ligar para as pessoas e convidá-las para conhecer seu negócio SEM COMPROMISSO costuma ser uma boa forma de atrair clientes.

Para utilizar essa técnica você deve selecionar bem os clientes, tente atingir ao máximo o seu público alvo e evitar terceiros desinteressados.

Mande Torpedos

Uma técnica um pouco “inconveniente”, mas bem efetiva, assim podemos descrever os torpedos.

Mandar torpedos para uma lista de possíveis interessados quando chegar novidades em seu estabelecimento pode ser uma excelente forma de atrair clientes novos.

Tome cuidado para não fazer isso para pessoas que não desejem receber torpedos publicitários, afinal, é proibido por lei enviar mensagens publicitárias sem prévia anuência.

É comum a dúvida entre criar um negócio vs criar um blog por dinheiro, veja o artigo.

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