Como abrir loja de essências



Como abrir loja de essênciasDiversos empreendedores que desejam abrir uma loja de essências trabalham com a fabricação própria desses produtos, e assim revendem suas essências para outras empresas, boticários e outros artesãos.

Para abrir esse negócio que tem a característica de servir de matéria-prima para diversos outros produtos e em consequência outros negócios devem se atentar sobre o conceito geral de essências, como também conhecer mais sobre o setor e o mercado de essências.




Conceito de essências

 As essências são um conjunto de óleos com diversos aromas, texturas e propriedades que servem de matéria-prima essencial para fabricação de perfumes, cremes cosméticos, maquiagem e até medicamentos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Estas essências para terem aromas diversos são materiais extraídos de flores, plantas, frutas e até animais.

Essências como produtos

As essências possuem aromas que são essenciais para o cotidiano do ser humano, pois faz com que as pessoas sintam bem-estar, se sintam limpas e mais saudáveis.

Os aromas tem contribuição importante para a vida humana influenciando na psicologia e na fisiologia, pois compõe emoções e sensações.

Mercado

Segundo pesquisas, os negócios com aromas essenciais não representam um alto investimento e possuem um mercado cada vez mais ascendente.




Brasil é um dos países que mais oportuniza a fabricação e vendas de essências, isso porque é um dos países que mais compra, revende e vende cosméticos tanto no ramo da exportação e comércio doméstico.

O mercado é benéfico para os produtores e vendedores de essências também, pois as essências são produtos bem flexíveis, sendo utilizados em diversos fins: Há essências para perfumaria, para uso em culinária, uso na fabricação de velas, saches, sabonetes e cosmética em geral.

Assim, o setor de essências é um dos setores que mais crescem e no Brasil o crescimento do setor de essências se deve aos seguintes fatores: a inserção da mulher no ambiente de trabalho e, portanto a ampliação da preocupação constante com a aparência, possibilidade de se trabalhar com o auxílio de novas tecnologias, o que demonstra um aumento na produtividade, redução dos custos, queda dos preços e com isso maior abertura no mercado de essências.

As tendências e as oportunidades constituem uma vantagem para a abertura do negócio de aromas, portanto, basta que o empreendedor saiba descobrir e aproveitar as oportunidades advindas com as novas tendências do comportamento consumidor e novas tendências na produção de aromas.

Para que o empreendedor consiga abrir sua loja de essências de forma eficiente, é necessário que ele siga os seguintes passos:

-Pesquisa de mercado: na pesquisa de mercado o empreendedor deve analisar tudo o que a empresa necessita para ter sucesso e ser competitiva, qual a localização ideal e se existe um mercado em potencial e parcerias que darão a oportunidade da empresa iniciar suas atividades e se consolidar no mercado com crescimento constante.

O primeiro dado a ser pesquisado é a localização:

-Localização: antes de abrir um negócio, pesquisar a localização é essencial, pois a localização influencia aspectos como marketing, logísticos e até mão de obra, como também poderá oportunizar ou não parcerias importantes. Portanto, é necessário avaliar se o local é servido de fornecimento rápido de matéria-prima essencial, se a instalação não custará alto investimento e se existe mão de obra qualificada e possibilidade da realização de bons negócios. Visto isso, o importante é então optar pela localização mais viável.

-Mercado em potencial: outro fator importante na hora de abrir um negócio é se informar sobre o mercado consumidor. A existência de um mercado em potencial para o produto é necessário até mesmo para o planejamento de qual produto oferecer, sabendo que o ramo de essências possui um mercado vasto que inclui diversos compradores e parceiros nos negócios.

Outros aspectos a se avaliar no processo produtivo e de vendas das essências é quanto ao fornecimento, compra e distribuição dos produtos. Para avaliar quais canais de distribuição utilizar e a escolha de fornecedores é necessário pesquisa e planejamento quanto á custos, qualidade e eficiência na entrega do produto final que garanta os melhores resultados para a empresa.

-Estrutura: a estrutura de um negócio de fabricação e venda de óleos de essências inclui local de estocagem, local de produção com os equipamentos devidos e balcão de atendimento e escritórios de administração.

Na determinação da estrutura é necessário conhecer todo o processo produtivo, a cadeia de suprimentos do setor e assim organizar um layout que mantenha a produtividade. Os equipamentos utilizados na estrutura produtiva vão desde equipamentos de laboratório químico até materiais de escritório.

-Organização do processo produtivo: para organizar o processo produtivo do negócio é necessário que os empreendedores conheçam todo o processo produtivo e as técnicas utilizadas para fabricação com mínima margem de erro, para isso é necessário que se tenha disponível todos os equipamentos necessários e mais equipamentos de proteção e segurança. Assim, ao iniciar as atividades os empreendedores terão um trabalho de adequação do processo produtivo e ainda o trabalho de adequar a produção segundo técnicas de produção e segurança conforme normas dos órgãos de saúde e segurança.

-Investimentos: investir em um negócio de aromas exige investimentos com a estrutura para a planta de produção, investimentos com custos fixos e variáveis. Os custos fixos ficam por conta de despesas com salários, aluguel, financiamentos, contas a pagar de telefone, água, luz, contratação permanente e etc. Já os investimentos variáveis acompanham a produção e serão responsáveis pelos gastos com o material direto e indireto, custos com salários extras, terceirizações, contratos temporários e outros. E ainda investimentos com mão de obra qualificada, pois o diferencial de todo negócio é contar com uma mão de obra que contribua com o sucesso da empresa e que apresente produtividade.

Para isso, a empresa deverá contar com um sistema eficaz de recrutamento e seleção e ainda programas eficientes para retenção de talentos.

-Equipe: uma equipe eficiente para produção, vendas e compras no setor de aromas contará com profissionais:

  • Químicos;
  • Auxiliar de laboratório;
  • Auxiliar de limpeza;
  • Profissionais para atuar no departamento administrativo, compras e vendas.

O número de colaboradores deverá atender ás atividades inicial da loja de essências e aumentar de acordo com o volume de produção.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

6 COMENTÁRIOS

  1. Fabrico essências, qualquer uma, trabalho sozinho, essencias para peefumaria, domussanitarios, e cosméticos, mais não tenho condições financeiras, alguém interessado me chama no zap 11. 98934. 7095

    :
  2. É muito simples descobrir qualquer assunto na web comparado ao manuais
    escolares, assim como eu encontrei este excelente post neste blog.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here