Coaching – significado, tipos, Guia Definitivo

0
1752

coachingA final o que é Coaching? A Palavra Coaching vem de treinar, treinamento e treinador. A definição de Coach pode ser conceituada também como orientador e tutor. O importante é compreender que o termo Coach é utilizado todas as vezes em que existe a necessidade de treinamento e encorajamento.

O Trabalho do Coach

Como estamos na Era do Conhecimento e da Informação o trabalho do Coach se popularizou e se tornou essencial para a carreira e vida profissional.

Atualmente no mercado existem diversos tipos de coach que oferecem atividades como orientação e aconselhamento.

Portanto, o trabalho do Coach é de suma importância no mercado atual, em um ambiente competitivo e cheio de mudanças que influenciam a vida profissional e o ambiente empresarial.

A definição de Coach é importante no atual contexto empresarial em que profissionais competem em um ambiente de constante aprendizado e desafios.

Tipos de Coaching

Coaching Executivo

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

O Coaching executivo pode ser conceituado como um conjunto de atividades voltadas para clientes, coach e organização.

As atividades de coach buscam sempre o desenvolvimento e alcance de metas.

Portanto, para ter uma atividade de coaching é necessário combinar diversas variáveis: o executivo, o coach e o processo de coaching na vida do executivo e o contexto organizacional.

Vamos analisar,  portanto, a principal variável do Coaching Executivo que é o Executivo.

O Executivo

No coaching executivo o principal elemento é o Executivo.

E para ter um coaching executivo é necessário avaliar como o Executivo será beneficiado por este programa.

O coaching executivo é necessário para estabelecer um processo de desenvolvimento contínuo considerando as seguintes variáveis:

  • A maturidade emocional,
  • A personalidade,
  • Os valores,
  • Planejamento da Carreira
  • Fatores psicológicos, dentre outros aspectos.

O Coaching executivo visa analisar todos os pontos relevantes da vida profissional do executivo como família e a saúde.

Identifica também quais as necessidades de desenvolvimento do executivo e pontos fracos que precisam ser trabalhados para que o executivo melhore seu desempenho e consiga atingir seus objetivos.

O coaching deve, portanto, ter uma conotação positiva na vida do executivo, influenciando em resultados satisfatórios.

Portanto, um processo de coaching executivo deve considerar fatores como: orientação sexual, sexo,  raça,  etnia,  religião e outros.

E ainda como o processo de coaching executivo pode definir um coaching de sucesso?

Por isso, um coaching de sucesso deve considerar alguns fatores:

Relacionamento entre Coach e Executivo

Para que o processo de coaching seja eficaz, coaching e executivo estabelecem um relacionamento que deve considerar mudanças e intervenções, com isso, faz-se importante alguns fatores:

  • Como coach deve lidar com as expectativas, necessidades e objetivos dos executivos.
  • Como o relacionamento do coach e executivo podem melhorar o desempenho e evolução do executivo.
  • Quais as atividades e técnicas que o processo de coach utilizará para se alcançar objetivos pretendidos.
  • Qual o tempo de duração do processo de coaching e qual a frequência de sessões para que objetivos sejam alcançados.

O processo de Coaching executivo

O processo de coaching é normalmente dividido em sessões que devem ter objetivo pré-definidos para que as reuniões atinjam seu objetivo principal.

É necessário antes de iniciar qualquer processo de coaching esclarecer expectativas e algumas regras do processo de coaching.

Algumas regras sobre o processo de coaching são:

O processo é desenvolvimento e não de respostas- quem procura o processo de coaching deve ter em mente que o processo visa o desenvolvimento profissional e pessoal e não respostas prontas.

Coaching deve ser profissional- quem busca uma ajuda profissional de Coach deve ter em mente que o processo requer profissionalismo e seriedade, por isso, um processo de coach deve ter em vista o alcance de objetivos de forma ética e eficaz e por isso, realizado por um profissional capaz para isso.

Como deve ser o Coach Executivo

O coach deve ser um profissional experiente, ético, atualizado e comprometido com o sucesso do executivo.

O coaching não é psicólogo, psiquiatra, conselheiro, não, o coaching é um orientador, um tutor, motivador.

É necessário, portanto, que os “treinandos”não confundem a figura do coach.

O coaching deve ser um profissional capaz de conduzir ao sucesso e ao desempenho melhorado.

Outro aspecto da figura do coach é estabelecer um processo em que o executivo possa desenvolver autoconhecimento e estabelecer metas.

Por isso, quem está envolvido em um processo de coach deve estar consciente do seu papel e da sua vontade de se desenvolver e melhorar o desempenho.

O coach deve ser um componente facilitador para o sucesso, sendo que o executivo deve estar consciente de sua contribuição e potencial, o que requer análise e desenvolvimento da autonomia, mas do que a dependência da figura do coach.

Como vimos o coaching executivo tem a função de focar necessidades e metas do executivo e das empresas.

Com isso, vamos ao conceito de Coaching Executivo.

O que é o Coaching Executivo?

O coaching executivo consiste em um processo para o desenvolvimento de líderes, vivencial e desenvolvimento individual.

Desenvolvimento capaz de expandir a capacidade de alcançar metas para o curto e longo prazo.

O processo de coaching é conduzido individualmente ou em grupo, sendo que se trata de um processo que é orientado por dados que sejam confiáveis.

O processo de coaching consiste em reunir empresa, executivo e coach para cooperação mútua com vistas ao alcance de resultados.

Termos comuns em Coaching

A prática de coaching ainda é desconhecida no mercado e para entendermos essa prática é necessário se familiarizar com alguns termos:

Vivencial- este termo significa que para desenvolver líderes é necessário considerar contexto e abordagens práticas.

Individualizado-as metas e atividades de coach devem ser especificas para cada coachees,  considerando necessidades individuais.

Desenvolvimento de líderes- este termo é bem utilizado nos processos de coaching, pois um dos principais focos do coaching é estabelecer o desenvolvimento do executivo para liderar, influenciar e motivar.

Níveis de Aprendizagem no Coaching

Resolução de problemas- para aprender e atingir metas, por vezes os executivos devem solucionar problemas que significam obstáculos e que podem atrapalhar o processo de aprendizagem.

Desenvolvimento de Habilidades- o desenvolvimento de habilidades é um dos principais objetivos dos profissionais modernos.

E para isso, o coaching é fundamental para o desenvolvimento de habilidades comportamentais como liderança e capacidade de negociação.

Aprender como Aprender- o aprendizado dinâmico, duradouro e contínuo faz a diferença no mercado de trabalho.

E por isso, o processo de coaching se preocupa em auxiliar o aprendizado continuo dos executivos e orientando o aprendizado que contribuirá efetivamente para a carreira do executivo.

Princípios para a aplicação do Coach

O processo de coaching é importante em diversos aspectos e por isso, é um processo realizado sob vários princípios que orientam os valores e metas para o trabalho de coaching:

Visão Sistêmica

A importância da visão sistêmica está no fato de que o processo de coaching deve considerar a dinâmica organizacional e o mercado em que a organização está inserida.

Considerando que o mercado é um ambiente instável,  complexo e dinâmico o que demanda para a organização e executivos, constantes desafios.

A percepção sistêmica deve abordar como o processo de coaching resultará em sucesso neste ambiente de constantes desafios.

Avaliando-se como o processo de coaching poderá auxiliar os executivos neste processo de desenvolvimento.

Sobre a visão sistêmica pode-se notar que o processo de coaching é essencial para o desenvolvimento de executivos sempre que há mudanças organizacionais.

Responsabilidades do Executivo

O coaching é um processo de suma importância na vida dos executivos, mas não devemos esquecer que além da organização e do coach o executivo possui sua cota de responsabilidade para que o processo seja bem sucedido, por isso entre as responsabilidades do executivo estão:

  • Considerar mudanças necessárias de comportamento, valores e visão.
  • Examinar como o seu comportamento afeta direta e indiretamente afetam o contexto organizacional.
  • Assumir responsabilidades sobre suas ações e como essas ações podem interferir no meio organizacional.

Coaching Executivo e Foco nos Negócios

O coaching executivoprevê o desenvolvimento do coaching para o contexto organizacional de acordo com as necessidades de eficiência e concretização de objetivos organizacionais.

O contexto dos negócios atuando de forma específica para iniciativas que são relevantes para o executivo no que tange os objetivos da organização.

Concluindo, o coaching deve alinhar os objetivos organizacionais e o desenvolvimento das competências do executivo.

Competências do Coach

Vimos no presente artigo algumas definições sobre coaching e sua importância para o desenvolvimento profissional dos executivos.

Veremos agora quais as competências essenciais para que os coachees consigam desenvolver um trabalho eficiente de coaching:

  • O conhecimento psicológico
  • Visão sistêmica
  • Conhecimentos de negócios
  • Conhecimento de coaching.

É necessário, portanto,  que os coachees reconheçam suas limitações profissionais e forneçam apenas serviços que possam ser úteis para educação, educação ou orientação.

Coaching de Desenvolvimento Pessoal

O Coaching de Desenvolvimento Pessoal é outro tipo de Coach tão importante para a vida do profissional quanto o coaching executivo.

No coaching de desenvolvimento pessoal o que deve existir é uma parceria entre coach e cliente para condução de um processo que seja motivador e inspirador para o alcance de objetivos e metas, com desenvolvimento de potencial e comportamentos.

O coaching de desenvolvimento pessoal aborda o desenvolvimento pessoal e profissional com os objetivos:

  • Rompimento dos limites pessoais
  • Ampliar realizações profissionais
  • Mudar ou alavancar a carreira, entre outros.

Coaching Financeiro

Assim como o coaching é um processo de aprendizado constante com resultados efetivos para a vida pessoal e profissional, o coaching financeiro é também um processo de aprendizado.

O coaching financeiro consiste em obter como resultado o equilíbrio financeiro.

E para conquistar bons resultados financeiros com o equilíbrio que faz a diferença na vida dos clientes é necessário que o coaching financeiro esteja preparado para orientar seus clientes em busca de novas condutas.

Condutas que possam resultar em equilíbrio financeiro.

O coach financeiro busca auxiliar o cliente a se conhecer e a partir do autoconhecimento conhecer quais seus pontos fortes e fracos e assim alacançar seus objetivos financeiros.

O coaching financeiro consiste no diagnostico e análise da situação atual, o que requer planejamento para que os profissionais consigam realizar seus objetivos a partir de sua remuneração, consigam poupar e investir de forma mais sustentável, efetiva e inteligente.

O programa de coaching financeiro auxilia o cliente a traçar metas e não se distanciar de seus objetivos.

Benefícios do Coaching Financeiro

Entre os benefícios do coaching financeiro estão:

Melhora na qualidade de vida

Diminui o stress e problemas causados pela situação financeira

Desenvolvimento do autoconhecimento e em consequência desenvolvimento da autoestima.

Auto liderança e responsabilidade pelas mudanças.

Como funciona o processo de coach financeiro

O coach financeiro funciona da seguinte forma: o coach deve focar sua orientação na situação financeira do cliente, detectando pontos fracos e mudando a postura do cliente quanto aos gastos e possibilidades de ganhos.

É necessário o coach avaliar quais os erros cometidos pelos clientes e por sua família e assim estar apto para alcançar seus objetivos financeiros.

O Coaching Financeiro é um processo voltado para o planejamento financeiro e familiar destinado a estratégia de manutenção ou acumulação do patrimônio com vistas a melhorar a qualidade de vida.

O coaching financeiro pode ser dividido da seguinte forma:

Orçamento familiar- o orçamento familiar pode ser organizado em planilhas e compreende sessões com profissional competente para detectar distorções de consumo e oferecer soluções.

Análise de Investimentos- esta etapa do coaching financeiro consiste em analisar investimentos abordando temas como:rentabilidade, riscos e prazos.

Educação Financeira- a educação financeira inclui aulas particulares ou em empresas para aprendizagem de temas como:estratégias de investimentos, renda fixa, variável e etc.

Diferença entre Coaching e Mentoring

Tanto o coaching quanto o mentoring são conceitos novos e por isso, são conceitos que se confundem e, portanto, a definição desses conceitos é essencial.

O coaching pode ser entendido como um processo de gestão de pessoas que consiste em um processo de definição de metas para ações capazes de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e das organizações.

Já o mentoring é um trabalho para acompanhamento da carreira e orientação de forma técnica que tenha como objetivo o alcance de resultados.

Quando se trata de mentoring para a gestão de pessoas, sugere-se que o desenvolvimento profissional pode ser determinado por três aspectos:

  • O desenvolvimento pessoal
  • O desenvolvimento profissional e desenvolvimento da carreira.

Para o processo de mentoring é necessário um mentor e a transposição de conhecimentos com o intuito de desenvolvimento da carreira de um colaborador que esteja assumindo um cargo novo ou uma nova empresa ou unidade.

As atividades de mentoring geralmente são realizadas por um mentor que é um profissional da própria empresa e que na hierarquia possui um cargo superior.

Implementação do Mentoring

Para implantar um processo de mentoring, as organizações não precisam passar por um processo complexo, basta que a organização disponha de profissionais competentes e que sejam líderes preparados para o desenvolvimento dos colaboradores.

Para se tornar um mentor o líder deve possuir um perfil paciente e que goste de ensinar e orientar.

As organizações que implantam o programa de mentoring são organizações que têm como meta desenvolver seus colaboradores de acordo com a cultura e objetivos organizacionais.

O que você achou do artigo? Comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here