Ciclo PDCAO que é o Ciclo PDCA

O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma seqüência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. É uma ferramenta administrativa que auxilia na organização de um projeto ou processo. Seu nome deve-se a abreviatura de verbos em inglês:

  • Plan (Planejar): consiste em estabelecer metas e objetivos, bem como os métodos que serão utilizados para que sejam realizados;
  • Do (Executar, fazer): é a etapa de implementação de acordo com o que foi estabelecido anteriormente no planejamento;
  • Check (Verificar, checar): analisar os dados e medir se os objetivos e metas foram alcançados da forma como desejado;
  • Act (Agir): definir quais as mudanças necessárias para garantir a melhoria contínua do projeto.

Importância do Ciclo PDCA

É fácil explicar a importância do ciclo PDCA depois de dizer para que ele serve, ou seja, se o objetivo desta ferramenta é garantir que todos os resultados possam ser controlados de forma que a eficiência de cada um possa ser ainda melhor, qual a empresa que não quer adotar esta prática e melhorar todos os processos?

Devido a esta grande utilidade e ao fato de ajudar a evitar erros, o PDCA é considerado uma ferramenta de qualidade que pode ser utilizada em uma micro, pequena, média ou grande empresa. Isso porque ele é um método rápido e eficaz na resolução de problemas.

Etapas do Ciclo PDCA

1. Planejar (PLAN)

Nesta etapa são realizadas diversas atividades como levantamento de dados, elaboração de processos, controles, analises de causas e efeitos, etc.

De uma forma geral, o planejamento do ciclo PDCA pode ser feito através das seguintes análises:

  • Qual é o problema/processo a ser trabalhado?

Esta pergunta inicial do ciclo PDCA nada mais é do que o objetivo do trabalho, ou seja, onde você deseja chegar com o seu projeto ou na solução de um problema. Tente ser o mais claro possível para facilitar os resultados.

  • Como chegar a este objetivo ou solucionar este problema?

Quais são as opções disponíveis e acessíveis a sua empresa para que você alcance o seu objetivo ou resolva algum problema?

É importante lembrar que se deve ao menos considerar todas as opções antes de descartá-las.

  • Quais os melhores métodos para alcançar o objetivo ou resolver o problema?

Depois que você já listou as opções para a solução de problemas, é o momento no PDCA de ver quais aquelas que melhores se adaptam a sua empresa.

Tome cuidado para não observar muito as estratégias dos concorrentes e querer copiá-los de qualquer forma, pois nem sempre os métodos dos concorrentes funcionarão com o seu negócio. Isso acontece porque cada um possui objetivos diferentes.

No momento de decidir quais os melhores métodos para atingir os resultados, é interessante analisar se suas metas são para manter ou para melhorar alguma coisa, pois cada uma deve ter um procedimento diferente.

2. Fazer/Executar (DO)

Depois que já decidiu aonde quer chegar e planejou o que será necessário para alcançar seus resultados, é o momento de “colocar a mão na massa” e fazer o que for necessário para chegar à sua meta, seja ela para manter uma situação ou solucionar um problema.

Um ponto muito importante nesta etapa do ciclo PDCA é o envolvimento das pessoas na execução das tarefas, pois se não há comprometimento, não há sucesso nos resultados.

Uma das maneiras de conseguir este comprometimento é investir no treinamento do pessoal e na conscientização da equipe sobre o objetivo da empresa em chegar aos resultados esperados.

Após ter uma boa equipe para a realização das tarefas, elas devem ser feitas da melhor maneira possível até que os dados possam ser coletados para a verificação do processo.

3. Checar/Verificar (CHECK)

Após a realização de todas as atividades de acordo com os objetivos da empresa, é o momento de verificar se os resultados alcançados conferem com os esperados. A partir disso será possível formular novas perguntas ou encontrar outras respostas.

O registro de todos estes dados do ciclo PDCA é essencial para que os mesmos possam ser avaliados futuramente.

Para fazer esta verificação é necessário observar atentamente as áreas envolvidas (quando tratar-se de índices de qualidade ou produtividade) ou efetuar cálculos.

4. Agir (ACT)

Depois de checar o que foi feito e avaliar os resultados será necessário criar um plano de ação para pôr em prática todas as medidas necessárias para alcançar o que ainda não teve sucesso ou criar novas mudanças.

De um modo geral, as etapas desta fase do ciclo PDCA podem ser divididas em:

  • Tomar ações corretivas, caso o projeto tenha sido desviado dos objetivos.
  • Analisar os resultados individualmente e, caso estejam fora dos padrões da empresa, analisar suas possíveis causas, bem como as ações que podem ser feitas para corrigi-lo.
  • Promover melhorias em sistemas e métodos de trabalho, se necessário.

Cuidados na implementação do Ciclo PDCA

Por se tratar de uma ferramenta administrativa de controle que constitui um ciclo é essencial que todas as partes sejam realizadas com o mesmo empenho para obter bons resultados. Caso falte alguma parte, o processo será prejudicado no todo.

Algumas dicas importantes do que NÃO deve ser feito para evitar atrasos e prejuízos no ciclo PDCA são:

  • Não fazer planejamento;
  • Não definir os métodos que serão utilizados para obtenção de metas;
  • Não preparar a equipe para obter resultados;
  • Não verificar se tudo foi feito corretamente (checar);
  • Não tomar as devidas precauções e efetuar medidas corretivas, se necessário;
  • Não tornar o PDCA um ciclo contínuo.

Levando em conta todas as etapas do ciclo PDCA e tomando os devidos cuidados para sua implementação é possível obter ótimos resultados em sua empresa.

Dicas da Casa da Consultoria

Se você não domina todas as faces de um novo negócio, nunca, mas nunca mesmo, comece o mesmo sem a assessoria de um bom profissional. Não faça a sua empresa de cobaia. Você tem que ser bom só naquilo que faz todo dia. Para tudo que é eventual, como um plano de negócio ou um plano estratégico, chame quem faz todo dia. Lembre-se, cada macaco no seu galho. Além disso, conversar com um bom consultor e orçar os serviços dele não vai custar nada e já vai te dar muita informação. Saiba mais.
  1. lourival pereira Responder
    Muito bom seu trabalho, ajuda muito.
  2. Sebastião Responder
    Ótima explicação sobre o PDCA, é pura transparência!!!
  3. Moacir Vasconcelos Responder
    Como posso usar o PDCA, junto com a análise Swot? Ou os dois não se completam?
    • Jeniffer Elaina Responder
      Olá Moacir, A análise swot ajuda você a identificar as forças/fraquezas, ameaças/oportunidades. Desta forma, conseguindo saber o que precisa ser trabalhado em sua empresa, você pode utilizar o Ciclo PDCA para planejar, executar, verificar e agir. Faça o teste em sua empresa e caso tenha alguma dúvida, estamos a disposição. Sucesso!
  4. Ana Responder
    Adorei, explicação simples e fácil entendimento (agilidade na comunicação)
  5. JR LAGO Responder
    Descrição clara e objetiva, vou aproveitar a idéia em trabalhos.
  6. Lary Responder
    Passei aqui e amei a explicação...
  7. Carlos Responder
    Perfeita a explicação, não fiquei com nenhuma dúvida sobre o assunto
  8. Agnaldo Santos Responder
    Gostei desta ferramenta de trabalho, vou passar para os meus colaboradores; Obrigado
  9. Débora Responder
    Muito bom, adorei!!!
  10. jucelio.belem_pa Responder
    muito bem explicado,porém acho que deveria ter mas exemplos na prática.referente as empresas que hoje te dando certo com o p.d.c.a
  11. marcos Responder
    costei muito das esplicação muito bom
  12. Bruna Responder
    Boa tarde Jeniffer Trabalho com logistica em uma multinacional e estou com um projeto de redução de multas por excesso depeso. Estive lendo sobre o PDCA para melhorar o meu projeto pois o mesmo não estava muito claro, então encontrei este artigo e gostaria se possivel de uma ajuda. No aguardo, Bruna Lopes
    • Jeniffer Elaina Responder
      Olá Bruna, Se ainda pudermos ajudar, é só dizer o que precisa. Abraços!
  13. Alan Responder
    Caramba, estou abrindo uma representação, e esse material será meu travisseiro.
  14. Marcelo Bolfarini Responder
    Olá Jeniffer, Parabéns pela mateira.Muito Esclarecedora. Há algum formulário padrão que dê sequência ao uso do PDCA, ou cada caso deve-se criar um formulário de acompanhamento diferente? Grato. Marcelo
    • Jeniffer Elaina Responder
      Olá Marcelo, Que bom que o artigo ajudou. Na realidade, não há nenhum padrão, pois as necessidades podem ser diferentes, mas dá para fazer uma planilha simples no Excel enumerando os problemas, soluções, métodos a serem usados, responsáveis, etc. Isso ajuda na fase de planejamento e até mesmo para controlar o andamento.
  15. Marcio Pontes Responder
    Oi, Jeniffer. Trabalho na Eletrobras e fui levado a um treinamento de Gerenciamento da Rotina de Trabalho - GRTD que para mim é um mundo novo e serei multiplicador deste curso. para isso preciso me aprofundar. O PDCA é uma das ferramentas, mas onde consigo mais material para me aprofundar e me sentir seguro como multiplicador? Muito obrigado e boa tarde.
  16. Rafael Santos Responder
    Olá Jeniffer. Queria te parabenizar e dizer que fiquei muito contente com o artigo publicado. Na faculdade ouvi falar algumas vezes sobre o ciclo PDCA e confesso que não entendia quase nada, até ler o seu artigo. Muito obrigado mesmo.
  17. Rafael Santos Responder
    Olá Jeniffer. Queria te parabenizar e dizer que fiquei muito contente com o artigo publicado. Na faculdade ouvi falar algumas vezes sobre o ciclo PDCA e confesso que não entendia quase nada, até ler o seu artigo. Muito obrigado mesmo.
  18. Angelina Responder
    Boa tarde Jeniffer, parabéns!! Revendo os conceitos do PDCA encontrei seu artigo. Como fica simples envolver os colaboradores quando os mesmos tem a oportunidade de ler um publicação como a sua. Grata, Abraços.
  19. Carlos Snatts Responder
    Gostei muito... Obrigado!!!
  20. Joceir de jesus Responder
    Parabéns ! simples e objetivo. basta ter disciplina, disciplina e disciplina. att: Joceir de jesus
  21. Clayton Responder
    Esta forma funciona mesmo ja pratiquei, sem saber até mesmo deste estudo fazia de forma muito parecido ao conhecer interajo desta maneira e tenho bons resultados de forma que posiciona todos os colabores assim como seus gerentes e obtemos uma rápda resposta em uma deficiente imprevista no processo.
  22. Joice Responder
    olá..tudo bem? Tem um trabalho pra fazer sobre uma situação de problema e aplicar o ciclo do PDCA. Qual produto posso usar?
  23. debora Responder
    Jennifer, em que ano vc publicou o artigo?
  24. joandson Responder
    boa noite,gostaria de saber exemplos de empresas que utilizam o pdca.
  25. ANNA Responder
    Quando, como e onde posso utilizar o ciclo PDCA?

Deixe um comentário

*

captcha *

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor