Ciclo de Compra em 3 Informações Relevantes

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Ciclo de Compra
O ciclo de compra é um conjunto de ações que levarão o seu potencial cliente a realizar a compra do seu produto.

Quer saber informações relevantes a respeito do ciclo de compras? Veja aqui todos os esclarecimentos que você deseja ter sobre ciclo de compras!

É preciso tomar cuidado com a super simplificação que muitos marketeiros online pregam a respeito do processo de venda online.

Principalmente aqueles que preparam cursos para ajudar as pessoas a se divulgarem e vender os seus produtos e buscam atender o mercado de maneira varejista, ou seja, oferecendo seu curso ao maior número de potenciais clientes possível.

Esses que pregam números exorbitantes e métodos extremamente fáceis que qualquer um pode aplicar sem nenhuma experiência.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o ciclo de compra, confira a seguir este excelente texto criado especialmente para você pela editora do surpreender.com sobre ciclo de compra!

3 Dicas Importantes Sobre Ciclo de Compra

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

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Muitos empreendedores cometem erros cruciais na abordagem do cliente, que por conta disso acaba por não adquirir a oferta do seu produto. Para evitar tais problemas com o seu ciclo de compra veja a seguir informações de suma importância para você empreendedor:

1. Ferramentas X Mercado

É muito comum encontrarmos na internet cursos com as premissas seguintes: triplique suas vendas usando o Instagram, torne o seu Facebook uma máquina de vendas, como vender 3.258 reais em apenas 36 horas, e por aí vai. Se você for um empreendedor querendo começar o seu negócio na internet – seja ele um negócio já consolidado ou algo começando do zero – você com certeza já passeou por essas ofertas, eu também.

Comecei meu empreendimento online em 2016 e pesquisei muitos cursos e fiz outros tantos desses chamados “Gurus” do marketing. Dentre alegrias, aprendizados e frustrações, ficaram boas experiências que servem para compartilhar conteúdo agora com quem me lê.

Talvez o maior aprendizado que tirei dessa busca por conhecimento foi o seguinte: a maioria desses cursos online vão te ensinar a mexer com as ferramentas, pois você vai aprender a usar a ferramenta de anúncios do Facebook para investir o seu dinheiro em anúncios. Vão ensinar os truques e manhas da ferramenta – como conseguir baratear o seu custo por clique, como encontrar as pessoas mais propícias a comprar o seu produto, etc. Mas esses cursos, todos eles, falham em trazer as bases do marketing como conteúdo, para que as pessoas saibam o que fazer com essas ferramentas.

Embora elas sejam as mesmas e sigam os mesmos princípios, uma coisa é vender camisetas nas redes sociais, e outra coisa completamente diferente é vender um cruzeiro, um curso de capacitação, um fundo de investimento. Diferentes produtos e serviços tem diferentes táticas para serem implementadas, ainda que usem as mesmas ferramentas e um grande ponto de partida para entendermos essa lógica é pensarmos no ciclo de compra do nosso cliente.

2. O Que é o Ciclo de Compra?

Ciclo de compra é o conjunto de comportamentos do seu cliente envolvendo a aquisição do seu produto ou serviço. Ele parte desde a descoberta da necessidade de possuir tal bem, passa pela análise de soluções, de marca, de preço, de produto, até as ações efetivas de compra – ir até a loja, visitar o site – a conclusão do pagamento, o recebimento do produto e toda a comunicação pós-venda.

Nesse complexo grupo de comportamentos e atitudes, existem ainda outras figuras envolvidas, nem sempre a pessoa que pesquisa o seu produto é a pessoa que decide comprá-lo ou ainda, quem decide comprar não é a pessoa que paga pelo produto. Ou seja, é preciso compreender o comportamento de outros agentes dentro desse processo para conseguir um esforço de marketing efetivo para o seu produto, que vai muito além de conhecer ferramentas.

Imagine uma criança que quer um jogo de videogame, ela pesquisa vários títulos, mas é o seu irmão mais velho quem vai decidir qual jogo eles vão ganhar, porém quem decide e paga a compra são os pais. Se a sua comunicação causar ruído com alguma dessas figuras – por exemplo, o jogo aparenta ser extremamente violento ou inapropriado aos olhos dos pais – todo o seu esforço de marketing em vender seu jogo para as crianças pode ser em vão.

Embora pareça simples, esses detalhes acabam transformando toda a estratégia de comunicação envolvida na campanha de determinado produto ou serviço. O quanto as pessoas precisam ser convencidas para comprar uma camiseta? E para investir num curso presencial que custa R$7.000 e dura 10 dias? O quanto você precisa se programar para comprar o meu produto/serviço?

Esse raciocínio do ciclo de compra coloca em xeque esses modelos de cursos pois deixa uma lacuna enorme para produtos e serviços que fogem da linha varejista de venda de camisetas e souvenires.

3. Então Qual a Melhor Solução?

Marketing Online no Ciclo de Compra
Para resolver os seus problemas com o ciclo de compra da sua empresa você pode pedir auxílio de uma consultoria especializada de marketing online.

Para ensinar um leigo em marketing – seja um profissional liberal, um comerciante, um freelancer ou quem seja – é preciso familiarizá-lo em uma série de ferramentas sim, mas também é preciso mostrar as peculiaridades do seu nicho de atuação. Muitas vezes o contato prático com o negócio traz muito aprendizado que só precisa ser traduzido em comunicação efetiva.

A melhor opção é combinar aprendizado com mentoria, receber algumas coisas prontas, alguns desafios e um guia que possa te orientar nos primeiros passos para estabelecer a sua metodologia de trabalho. Por isso que tem surgido no mercado de soluções em marketing online, agências especializadas em determinados segmentos que reduzem o seu corpo de clientes e conseguem providenciar um serviço especializado, como retrata esse belo artigo da Clickz (conteúdo em inglês). Agência de marketing para arquitetos, para advogados, para médicos.

Dessa forma o ciclo de compra que a agência vai precisar lidar acaba, de certa forma, sendo padronizado, uma vez que ela lida com o mesmo nicho de mercado. Esse tipo de serviço vai levar em consideração a estrutura do seu negócio e o comportamento do seu público para, a partir daí, direcionar a melhor maneira de usar as ferramentas disponíveis.

Mas também existem no mercado profissionais que atuam como consultores em marketing digital. Esses consultores vão mergulhar fundo na proposta do seu negócio, compreender como funciona o seu empreendimento, fazer suas próprias análises de marketing e direcionar a sua campanha de maneira mais eficaz. Mesmo não sendo especializado no seu nicho de mercado, um profissional de marketing devidamente habilitado não deve demorar muito para analisar, reconhecer e descobrir as melhores possibilidades de atuação dentro do seu nicho, seja ele qual for.

Janaína Sá é idealizadora e editora do site Surpreendedor.com, um portal que envolve tudo sobre o que é ser empreendedor no Brasil e no Mundo. Seja qual for a sua área, empreender é sempre uma escolha!

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