Carreira E Vida Pessoal – Impactos Do Teletrabalho



tecnologia-da-informacao

Resenha da Dissertação apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial., pelo autor,  Manoel Xavier De Oliveira, no ano de 2010.

Esta resenha aborda impactos do Teletrabalho, que é um modelo cada vez mais utilizado graças as novas tecnologias disponíveis. A utilização do teletrabalho contribuiu para que as empresas aumentassem a produtividade de seus empregados sem que estes precisassem se deslocar de suas casas até os escritórios.




Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Com isso, diminuíram parte de seus custos de manutenção destas estruturas e os transferiram para as residências destes empregados, que apesar da vantagem de trabalharem parte do dia em casa, próximos à família, tiveram suas rotinas familiares, sociais e profissionais modficadas e, consequentemente, sua qualidade de vida.

As empresas que incorporou novos conceitos do desenvolvimento da tecnologia aliada à informação, particularmente no que se refere à internet e à evolução das TICs, desenvolveu estratégias que se utilizam de novas ferramentas como notebooks, palm-tops, telefones celulares, redes de transmissão de dados e softwares para obter diferenciais competitivos.  Todas essas alterações visando vantagens econômicas e comerciais através da especialização e do aumento do conhecimento destas ferramentas.

Dentre as iniciativas implantadas, destaca-se a adoção de home office. Cada vez mais presente na vida dos profissionais.

O home office possui o status de trabalho diferenciado que exigirá um profissional com qualificações específicas. Neste cenário, a empresa consegue elimina o impacto de um número excessivo de funcionários trabalhando ao mesmo tempo em seus escritórios, e ainda possibilita a diminuição de custos de manutenção destes.

Com isso, não há custo de secretárias, aluguel, funcionários ou firmas de manutenção e segurança, e custos fixos como luz, impostos, taxas e seguros, visto que, a partir do modelo remoto de trabalho, estes custos ficam reduzidos, para a empresa. A contratação de banda-larga e provedor de internet, material de escritório e uma participação nos gastos com telefonia celular também são despesas que em sua maioria serão anuladas.




Para a empresa, a principal vantagem é a redução de custos; e para os funcionários, a flexibilidade de horários. Neste modelo, as empresas conseguem exercer um nível de controle de processos e execução de tarefas que talvez não fosse possível no modelo convencional de trabalho, com a vantagem de não terem de arcar com os custos de manutenção.

Entretanto, existem aspectos que não são favoraveis, principalmente para os empregados, uma vez que estes passam a trabalhar mais, prejudicando, dessa forma sua qualidade de vida. Outro quesito abordado é o fato de esses empregados perceberem que parte dos custos da empresa é transferida para eles, pois mesmo recebendo auxílio, nem sempre são ressarcidos.

Observando-se o aspecto profissional, identifica-se que todos se sentem valorizados profissionalmente.  No entanto não se sentem prejudicados em função de não terem mais a possibilidade de conviver fisicamente com os demais profissionais ou mesmo frequentarem as dependências das empresas.

Entretanto, consideram que o atual modelo necessita de ajustes no que diz respeito ao volume de tarefas gerado pela adoção do teletrabalho, e correções acerca da individualidade e privacidade deste profissional.

Essa constatação demonstra que embora tenham uma carga de trabalho exessiva, uma vez que, além do serviço em home office, eles têm que se dedicar ao trabalho de campo, considerada pela grande maioria, a tarefa mais “nobre”. No entanto se sentem satisfeitos com o modelo e acreditam que são reconhecidos pela empresa onde trabalham.

Desta forma, é possível concluir existe a necessidade de adequar-se às demandas das empresas para continuar percebendo sua vantajosa remuneração e benefícios, segundo suas análises.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here