Bom atendimento ao cliente

Bom atendimento ao clienteUm bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. É necessário que as empresas e toda sua equipe de atendimento tenham a cultura de atender bem. É preciso que as empresas criem um ambiente em que todos estejam comprometidos.

Na verdade, as empresas desenvolvem sua aptidão para atender bem aos clientes de acordo com as sugestões e reclamações, por isso atender bem é uma questão de prática que exige atenção ao cliente e profissionalismo.

Dicas para o bom atendimento

Para ter um bom atendimento ao cliente é preciso bem mais que educação e cortesia, são necessário profissionalismo e experiência.

O atendimento é composto de etapas e na primeira etapa, a empresa deve se comportar de forma profissional, que passe para o cliente confiabilidade e credibilidade.

Se o atendente tiver uma postura de credibilidade no início do atendimento as outras etapas seguirão de forma satisfatória proporcionando oportunidades de vendas.

O bom atendimento não julga o cliente nem pela aparência e nem pelo número da conta, todos os clientes sem exceção devem ser bem tratados, pois se desse atendimento não for gerada vendas, será gerada uma boa propaganda de boca a boca.

Essa primeira etapa no atendimento é de extrema importância e para realizar de forma eficiente desde o início os colaboradores devem estar uniformizados, limpos e com uma postura prestativa.

A apresentação do atendente é muito importante, pois ele leva a imagem da empresa, por isso é importante que se o atendente for homem esteja com a barba feita, unhas cortados, sem sinais descobertos como tatuagens, evitando perfumes fortes, o mesmo vale para as mulheres que devem evitar usar maquiagem carregada, cabelos soltos e todos devem estar atentos ao hálito. A postura do atendente tem que ser ereta, nunca dê as costas aos clientes, evite também ficar debruçado ou sentado.

Quando for atender os clientes é preciso evitar ficar de braços cruzados, mesmo que seja o cliente interno. Os braços cruzados dão a impressão de que o atendente não está pronto a atender e servir o cliente.

Ao se expressar deve ser objetivo, sem gesticular em excesso, evitar usar gírias, vícios de linguagem que faz com que as palavras sejam pronunciadas de forma incorreta.

Usar um som moderado ao falar nem muito alto ou muito baixo, utilizar sempre as palavras mágicas que são: por favor, obrigado, disponha, e outras palavras como: eu sei, temos sim, podemos providenciar e outras. Ou seja, palavras que demostre que o atendente conhece os produtos e serviços de sua empresa, que tem informação sobre as necessidades do cliente e fará o possível para atendê-las.

O relacionamento com colegas se reflete no atendimento e o cliente externo percebe quando o clima não é de harmonia, portanto ao falar com os colegas de trabalho evite gritar, ficar estressado e fazer com que os problemas estejam aparentes para o cliente.


Informar-se de todas as políticas de vendas da empresa, como horário de atendimento, o que fazer quando acontecer defeitos ou demora na entrega, condições de pagamento e etc. Procurar trabalhar com bom humor, disposição, contornando possíveis crises ou conflitos.

Ser um ótimo colega de trabalho, evitar conflitos e respeitar a todos, mesmo aqueles que não conquistaram a sua simpatia, ser comunicativo e evitar criticar os colegas por motivos como religião, política, vida pessoal e outros.

Abaixo temos algumas dicas rápidas e preciosas para o bom atendimento ao cliente:

  • Os clientes mais frequentes podem ser chamados pelo nome, evite apelidos;
  • E mesmo quando os clientes forem assíduos, evite intimidade ou contato físico, mantenha o profissionalismo;
  • Não ser exageradamente grudento, que se torne chato ou pegajoso (a);
  • Evitar atender apenas um cliente e negligenciar os outros.

Enfim, trabalhar com profissionalismo respeitando os clientes e colegas de trabalho em um clima de harmonia, fazer com que o cliente descubra que você é profissional e trabalha com satisfação e assim sempre desenvolverá um bom atendimento ao cliente cada vez melhor.

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