Analista de Recursos Humanos – Conheça a Profissão

0
8286
Analista de Recursos Humanos
Analista de Recursos Humanos

Já pensou em ser um Analista de Recursos Humanos? Conheça tudo sobre a profissão.

Imagine uma empresa em que os próprios funcionários são responsáveis por se autogerir em suas funções. Esta, definitivamente, é uma situação que não vai dar certo, afinal de contas, cada pessoa tem uma personalidade e uma visão de trabalho diferente, o que, consequentemente, irá refletir no resultado das atividades.

Para que isso não aconteça, é necessário contar com um departamento de recursos humanos para administrar todos os funcionários.

Toda a empresa de médio e grande porte deve ter o seu próprio departamento de RH, o que permite determinar e fiscalizar todas as tarefas relacionadas ao quadro de colaboradores.

Este setor é composto por profissionais que se incumbem de funções diferentes como, por exemplo, gestor, auxiliar e analista de recursos humanos. Sendo este último um dos funcionários mais requisitados pelas empresas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

É comum as dúvidas sobre o analista de recursos humanos, desde como se tornar um profissional até as atividades que executa, claro, sem contar o salário que recebe. Por isso dedicamos nosso tempo para criar um texto legal para vocês.

Você quer ser um analista de recursos humanos? Para ocupar este cargo é preciso atender a diversos requisitos profissionais e pessoais. Com o intuito de tirar todas as suas dúvidas reunimos todas as informações necessárias sobre a profissão de analista de recursos humanos. Confira!

Qual é a Diferença Entre o Auxiliar e o Analista De Recursos Humanos?

O setor de RH tem colaboradores que exercem funções parecidas, o que acaba confundindo muita gente e isso não é diferente com os cargos de auxiliar e analista de recursos humanos. Bom, entenda que estas duas atividades realmente são bem parecidas, mas existem alguns detalhes que as diferem, tanto nos requisitos profissionais quanto nas tarefas desenvolvidas no cotidiano.

Em primeiro lugar, o auxiliar de recursos humanos, que também pode ser chamado de assistente, é o profissional responsável por prestar serviços de apoio aos demais colaboradores da área, sendo incumbido de tratar dos documentos dos empregados, ajudar a recrutar, selecionar, contratar, treinar e demitir funcionários, além de fazer apontamentos relacionados às folhas ponto.

Contratar e demitir funcionários não é uma tarefa fácil, sejamos honestos, é horrível! Por isso, os assistentes de RH precisam estar em frequente estudo das técnicas mais adequadas para exercer a sua função. Está pensando em se tornar um assistente? Veja nosso texto sobre a importância do recrutamento e seleção interna.  

Já o analista de recursos humanos se diferencia pelo fato de ser um cargo bem mais complexo que o de auxiliar de RH, uma vez que desenvolve atividades complexas, amplas e como foco estratégico. Este profissional tem a função de administrar o quadro de colaboradores, elaborar planos de cargos e salários, entre outras coisas.

O Que Faz Um Analista De RH?

Se você está pensando em ser um analista de RH é necessário saber o que ele faz, concorda? Não se iluda achando que será tudo “fácil”, pois não é! A profissão exige o domínio e execução de diversas tarefas, por isso, veja abaixo exatamente o que faz um analista de RH.

1 – Analista De Recursos Humanos Administra o Quadro De Colaboradores

Uma empresa conta com funcionários em diferentes cargos e com características diversas, não é mesmo? No entanto, para que a empresa possa atingir os seus objetivos e evoluir será necessário que todos os empregados estejam dispostos a “caminhar” na mesma direção que a empresa, fazer com que isso aconteça é uma das funções do analista de recursos humanos.

Claro, o analista de recursos humanos não fará isso simplesmente do nada, é preciso um planejamento estratégico, em que constem todas as formas, ações, prazos e demais pontos importantes a serem estudados previamente. Não faça nada despreparado, analise com calma e com antecedência para não ocorrer erros.

Sendo assim, o analista de RH se encarrega de administrar o quadro de colaboradores, conhecendo com exatidão o número de funcionários e o papel que cada um desempenha dentro da empresa, além de fazer com que todos tenham os seus deveres e direitos cumpridos.

Lembre-se que os encargos trabalhistas precisam ser devidamente pagos, afinal, receber o salário corretamente influencia na motivação dos colaboradores, o que, consequentemente, gera maior produtividade.

2 – Define Questões De Cargos e Salários

Muito provavelmente você já trabalhou ou conhece uma empresa em que as funções não são muito bem definidas, o que faz com que alguns funcionários exerçam aquilo que não está dentro da sua alçada, gerando resultados negativos. Por isso, o analista de recursos humanos é responsável por definir as questões de cargos e salários.

Primeiramente, o profissional define quais são os cargos que a organização necessita para ter as suas atividades bem desenvolvidas. Na sequência, é realizada uma descrição dos requisitos que são necessários para ocupar cada cargo e como eles devem ser exercidos. Além disso, ocorre a definição de salários e benefícios de todas as áreas da empresa, além de organizar os valores referentes aos encargos sociais, plano de saúde, seguro e etc.

3 – Analista de Recursos Humanos Ministra Treinamento Para Novos Funcionários

Para poder cobrar bons resultados dos empregados, antes de qualquer coisa é preciso lhes oferecer treinamento adequado. O analista de recursos humanos é quem deve dar e supervisionar o treinamento para os novos funcionários, visando ensiná-los de forma detalhada a maneira como as atividades devem ser desenvolvidas, além de deixar bem claras as diretrizes da empresa.

O que pode acontecer é que, devido a função que o novo funcionário irá exercer, o analista de recursos humanos não tenha como transmitir o conhecimento, porém, pode terceirizar o ensinamento e fiscalizar no dia a dia.

Basicamente, o processo de treinamento consiste em elaborar ações com uma prévia das tarefas exercidas dentro da empresa, dar as ordens e orientar como elas têm que ser executadas, colocar o novo contratado em contato com a prática, analisando se os resultados alcançados estão dentro do esperado e, caso seja necessário, fazer algumas correções.

4 – Analista de Recursos Humanos Irá Elaborar As Ações De Desenvolvimento Pessoal

Um grande erro cometido por muitas empresas é deixar de investir no seu quadro de funcionários, isso pode levar à desmotivação, fazendo com que eles deixem de se empenhar em suas tarefas, alcançando resultados ruins. Para fugir deste problema, também é função do analista de recursos humanos elaborar ações de desenvolvimento pessoal.

Levando isso em consideração, o profissional cria ações de análise de desempenho dos funcionários e promove campanhas internas de motivação, fazendo com eles redescubram os seus gostos pelas tarefas que exercem.

Também, deve-se desenvolver programas que tenham como intuito aumentar a capacitação dos empregados, fazendo com que eles aprendam mais sobre as suas atividades e possam subir de cargo dentro da empresa.

Uma boa dica é incentivar que os funcionários façam cursos do SEBRAE, os quais são gratuitos e de excelente qualidade.

5 – Efetuar Recrutamento e Seleção

Uma das principais atividades desenvolvidas pelos analistas de recursos humanos é efetuar o recrutamento e seleção de novos funcionários. Neste caso, o profissional identifica qual é o cargo que o a empresa está parecendo, faz a descrição do cargo e posteriormente o divulga.

Na segunda etapa, o analista de RH verifica a compatibilidade das pessoas que se inscreveram para preencher as vagas disponíveis, fazem o recrutamento, aplicam testes de conhecimento e psicológicos para selecionar os profissionais que apresentam as habilidades exigidas para preencher o cargo.

Já nessa etapa, o analista de recursos humanos fará uma avaliação psicológica, deixando registrado na ficha do aprovado.

6 – Desenvolver Ações De Qualidade De Vida

Não são poucos os casos de funcionários que ingressam em uma empresa com a saúde em dia e quando saem apresentam sinais de doenças. Portanto, é necessário que a empresa se mantenha precavida, evitando causar danos aos seus colaboradores e a ela mesma, já que terá de pagar altas somas indenizatórias caso ocorra a comprovação de que a saúde foi “deteriorada” em razão da atividade laboral.

Este processo pode ser realizado através do desenvolvimento de ações de qualidade de vida, as quais são desenvolvidas pelo analista de recursos humanos.

7 – É Dever Do Analista De RH Garantir Os Direitos Dos Funcionários

O analista de recursos humanos deve conhecer, com exatidão, quais são todos os direitos que os funcionários da empresa têm e que devem estar de acordo com a Legislação Trabalhista, trabalhando para que eles sejam cumpridos. Dessa maneira o analista de RH estará impedindo que a empresa venha a receber multas ou responder a processos judiciais pelo não cumprimento das leis.

8 – Estudar o Desempenho Dos Colaboradores

Por fim, também é definida como responsabilidade do analista de RH estudar o desempenho dos colaboradores em suas funções. Nesta fase, o profissional analisa como as tarefas devem ser desenvolvidas e como estão, de fato, sendo desenvolvidas, constatando quais são os resultados alcançados em um determinado período de tempo, bem como o que pode ser realizado para reduzir os erros e ampliar os acertos.

Como Ser Um Analista De Recursos Humanos?

Se você já decidiu que quer ser um analista de recursos humanos é necessário ter formação nesta área, que pode ser graduação ou curso técnico, cursos de especialização também contam como diferencial. Ao entrar neste mercado, o seu salário será de aproximadamente R$ 2.590,00 reais.

E Você, Pronto Para Se Tornar Um Analista De Recursos Humanos?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA