Profissão de Analista De Marketing – Veja Tudo Aqui

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Profissao de Analista De MarketingJá pensou em entrar na Profissão de Analista de Marketing? Veja tudo sobre a profissão e decida-se.

Você conhece uma empresa que trabalha com produtos de qualidade e oferece um bom atendimento, mas que ainda não emplacou no mercado? Este é algo bastante comum entre as empresas que não investem em marketing. Afinal de contas, de nada adianta fazer tudo certo se o seu público-alvo não ficar sabendo disso, concorda?

Independente do porte da empresa, o ideal é realizar campanhas de marketing para divulgar os produtos ou serviços, levando-os ao conhecimento dos clientes em potencial e reforçando a preferência daqueles que já são consumidores. Neste caso, as organizações precisam contar com o trabalho de um profissional essencial, ou seja, o analista de marketing, que é responsável por estudar e desenvolver as campanhas publicitárias.

Honestamente, friso sempre que um negócio, principalmente online, precisa, obrigatoriamente, de um marketing eficiente, pois, sem ele, raramente terá chances no mercado. Pense, são milhares de concorrentes, grande parte deles com produtos realmente bons e preços baixos, e o que diferencia um dos outros diversas vezes? O fato das pessoas ficarem sabendo que existe, isso é o Marketing, é fazer com que o consumidor saiba que ali existe uma empresa que vende o que ele precisa.

A sua empresa precisa dos serviços de um analista de marketing ou você quer se especializar nesta área? Para isso, será preciso fazer uma graduação. Quer saber mais sobre essa brilhante profissão que cresce cada vez mais? Veja mais informações sobre o que é e dicas sobre o analista de marketing.

O que é a Profissão de Analista de Marketing?

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O analista de marketing é aquele profissional que trabalha com a divulgação de produtos e serviços, além de ser responsável por analisar o mercado e prospectar as vendas a partir dos resultados obtidos. Para atuar nesta área, é necessário que a pessoa faça o curso de graduação em Marketing ou Propaganda, sendo que, posteriormente, pode se especializar no setor que mais lhe interessa.

Ao escolher fazer o curso de marketing, é preciso estar ciente de que você não aprenderá apenas a desenvolver campanhas de publicidade, pois este ramo é mais complexo do que se pensa, sendo necessário estudar todo o processo que envolve a divulgação de uma marca, produto ou serviço, bem como a situação do mercado e o comportamento do público-alvo nas esferas em que está inserido.

Assim, aprenderá, inclusive, técnicas para fazer uma pesquisa de mercado, aprendendo também a averiguar a forma de linguagem mais adequada, expressões e até mesmo as melhores imagens para utilizar.

Quais são as funções do analista de marketing?

Vai se formar em marketing? A sua vida profissional não será fácil, ela acumula diversas funções que devem ser exercidas nesta área. Acompanhe abaixo quais são as funções do analista de marketing e tenha certeza se é o que você deseja.

1 – Se comunicar com o público interno e externo é função do analista de marketing

Basicamente, marketing é comunicação, sendo esta uma das principais funções desenvolvidas pelo analista de marketing. Neste caso, o profissional tem a missão de se comunicar com o público interno e externo através da promoção de campanhas publicitárias adaptadas para cada público e que tenham um objetivo previamente definido.

Claro, ele não irá “atender” os clientes, não é essa a espécie de comunicação que estamos falando, mas sim elaborar campanhas de marketing que comuniquem o que a empresa deseja repassar, normalmente despertar o desejo de compra de um produto/serviço.

Por exemplo, a empresa precisa aumentar o seu número de vendas? Logo é necessário desenvolver campanhas para persuadir o público a comprar mais, o que caracteriza como comunicação externa. Agora, caso seja preciso motivar os funcionários, tem-se que montar ações que os influencie a mudar de comportamento, que nada mais é do que comunicação interna.

Nesses casos, sugere-se trabalhar também a questão de mudanças. Veja nosso texto sobre como lidar com a mudança.

2 – Estudar o mercado de atuação da empresa

Toda a empresa que pretende ser bem sucedida não pode lançar um produto no mercado a seu bel-prazer, pois é necessário saber se há clientes interessados em consumi-lo, do contrário, provavelmente ocorrerá a rejeição por parte do público, fortalecimento da concorrência e inúmeros prejuízos.

Para evitar este problema, uma das tarefas do analista de marketing é estudar o mercado de atuação da empresa. A partir deste procedimento é possível conhecer quem são as principais concorrentes, se o ramo está favorável para novos lançamentos e qual o comportamento dos consumidores em relação à sua marca. Com estas informações se pode aperfeiçoar as campanhas publicitárias, reduzindo os erros e ampliando os acertos.

3 – Elaborar estratégias e planos de ação como analista de marketing

Em se tratando de marketing, absolutamente tudo é planejado nos mínimos detalhes, afinal de contas, ele lida com a divulgação da marca e dos seus produtos, sendo que qualquer erro pode culminar em uma catástrofe. Por isso, uma das funções do analisa de marketing é elaborar estratégias e planos de ação.

Com base nos estudo sobre o mercado de atuação da empresa e do seu público consumidor, o analista irá desenvolver estratégias que estejam de acordo com o perfil da organização e que sejam eficientes para persuadir aqueles já são clientes e os clientes em potencial.

Está com um bom giro de clientes no seu negócio e não está ganhando dinheiro? Provavelmente o problema é que os seus clientes não estão sendo fidelizados. Veja nosso texto sobre fidelização de clientes.

4 – Desenvolver campanhas de marketing

O analista de marketing também é responsável por desenvolver campanhas de marketing, tendo que criar ideias de ações de comunicação, as quais possam ser divulgadas nos canais em que os clientes da empresa estejam concentrados, tendo como objetivo fazê-los conhecer os produtos e, posteriormente, comprá-los.

Também, é função do analista de marketing desenvolver campanhas de fidelização de clientes, isso acontece bastante, principalmente com as chamadas “promoções”.

5 – Acompanhar os resultados das campanhas desenvolvidas

O trabalho do analista de marketing não acaba depois de desenvolver e lançar as campanhas publicitárias, muito pelo contrário, após este processo vem ainda mais trabalho, pois é a fase de acompanhar os resultados das ações que foram desenvolvidas. Ao fazer esta atividade, o profissional deve verificar se as estratégias estão sendo bem aceitas pelo público ou se terá a necessidade de revisar e alterá-las.

Quais os setores em que o analista de marketing pode trabalhar?

Ao se formar em marketing e escolher ser um analista, você poderá selecionar a área em que pretende atuar. Por exemplo, este profissional pode trabalhar como analista de marketing direito, em que faz parte da equipe de comunicação da empresa, sendo responsável por analisar o mercado e trabalhar na elaboração das campanhas publicitárias.

Outra possibilidade é trabalhar como analista de marketing digital, que é uma das áreas que mais crescem no mercado, em que o profissional vai desenvolver as mesmas atividades, porém, elas são completamente adaptadas ao universo virtual, que é mais dinâmico e pode ter um alto poder de persuasão.

Curioso no tocante ao marketing digital? Veja o que você irá aprender em um curso de marketing digital.

O que se aprende no curso de analista de marketing?

Você se interessou pela profissão de analista de marketing? Para poder atuar nesta área é necessário se formar, o que lhe permite aprimorar e desenvolver as suas capacidades profissionais. Por isso, separamos para você o que será estudado quando fizer o curso de analista de marketing.

1 – Finanças para marketing

Nem sempre as empresas contam com um orçamento alto para o desenvolvimento das campanhas publicitárias. Pensando nisso, o curso de analista de marketing ensina como lidar com as finanças, apresentando métodos que podem ser utilizados para manusear e aplicar da melhor forma possível o orçamento das campanhas, seja ele baixo ou alto.

2 – Gestão de produtos e serviços

O analista de marketing é o responsável pelo modo como os clientes enxergam a empresa e as suas mercadorias. Levando isso em consideração, um dos módulos do curso de analista de marketing diz respeito à gestão de produtos e serviços, que serve para aprimorá-los para oferecer aquilo que mais satisfaz os clientes.

3 – Marketing digital e comunicação

A comunicação faz parte de todas as ações desenvolvidas pelo analista, e o marketing digital é um serviço cada vez mais solicitado pelas empresas. Durante o curso, o aluno irá aprender sobre comunicação interna e externa, quais são os canais que podem ser utilizados para se comunicar e quais métodos aplicar em cada um deles, além de ter uma cadeira voltada para o marketing digital e seus canais.

4 – Planejamento de vendas no curso de analista de marketing

O marketing é feito como um objetivo, o de vender, tanto a marca quanto os produtos que ela oferece. Sendo assim, no curso de graduação em marketing, também são ensinadas as técnicas de vendas e planejamento.

Dessa maneira, o profissional aprende quais são as melhores formas de apresentar os produtos da empresa ao público-alvo, além de conhecer e aplicar os métodos de persuasão de vendas de acordo com as características dos clientes.

Decidiu-se por se tornar um analista de marketing? Conte-nos o que achou da profissão.

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