Análise de Mercado – Veja o Passo a Passo

Análise de Mercado – Veja o Passo a Passo
Análise de Mercado

Montar um negócio sem ter uma estimativa de como o mercado irá se comportar em relação ao seu produto é algo realmente arriscado e que pode lhe trazer volumosos prejuízos. Para evitar montar um negócio de forma equivocada ou até mesmo para direcionar as suas ações e descobrir as metas adequadas, faz-se necessário fazer uma análise de mercado. Mas afinal, você sabe fazer uma análise de mercado? Se está em dúvida, não se preocupe, veja agora mesmo como fazer análise de mercado!

A análise de mercado é um dos elementos do plano de negócio, sem ela você não conseguirá estruturar o planejamento, até mesmo em razão do fato de desconhecer fatores primordiais como o público alvo, concorrentes e fornecedores.

Todos os dias encontramos negócios que iniciam e se interrompem, simplesmente “fecham as portas” nos primeiros meses, isso, não necessariamente significa que a ideia de negócio era ruim, muitas vezes são fabulosas, contudo, significa que o empreendedor não analisou os riscos e oportunidades corretamente. E como fazer para analisar isso? Como minimizar os riscos e encontrar as oportunidades? Como saber se o negócio terá ou não boas chances de sucesso? O ponto básico é a análise de mercado.

Quer ter uma noção mais “resumida”? Confira nosso resumo sobre Análise de Mercado – Como fazer.

Através da análise de mercado você conseguirá identificar se existe o público alvo necessário para consumir seu produto, se os concorrentes não estão “fortes demais” e se o produto está ou não saturado. Além disso, através da análise dos fornecedores terá uma boa noção de preço do produto, consequentemente, saberá da possibilidade de atingir ou não os objetivos e metas de lucros. Perceba, a análise de mercado será o balizador entre o ‘dever montar o negócio’ e o ‘não dever montar negocio’.

O que será observado na análise de mercado?

Em uma análise de mercado completa, crítica e que realmente funcione, 5 são os pontos que precisam ser analisados:

  • Análise do setor;
  • Análise do segmento e mercado;
  • Análise do produto e concorrência;
  • Análise da concorrência;

Esses 4 pontos compreendem a análise de mercado completa, através do levantamento dos dados de cada categoria será possível criar o plano de marketing e traçar as formas para se atingir os objetivos finais.

Vamos estudar a fundo cada uma para que você consiga fazer um passo a passo da sua análise de mercado, basta seguir o padrão apresentado que conseguirá um excelente resultado.

Alguma vez já pensou que, ao invés de abrir um negócio do zero, poderia abrir uma franquia? Veja como escolher uma franquia.

1 Passo – Análise de mercado do Setor

Nessa etapa você pode gastar mais tempo, já que exigirá uma pesquisa “global” da região para entender como o setor que sua empresa está inserida se comporta.

Você precisará fazer pesquisas referentes ao tamanho do mercado, estrutura e crescimento do ramo de negócio que está inserido. Para simplificar, você pode entender como a análise do setor como o ponto em que você avalia as características do seu ramo de atuação na região que pretende montar o seu negócio.

A análise de setor também é conhecida como análise mercadológica, por isso, não se ‘assuste’ ao ver a expressão.


Não pule de forma alguma essa fase, porque isso dará o subsídio para que você decida se a sua ideia é ou não vantajosa naquele região. Diversos são os casos de empreendedores que iniciaram um negócio e posteriormente descobriram que a região não tinha suporte para crescimento naquele segmento, tão pouco potência de compra, obrigando os empresários a fechar as portas dos seus estabelecimentos.

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Procurar por dados fornecidos pelo IBGE ou até mesmo contratar alguém para fazer uma pesquisa sobre os setores acima irão lhe ajudar bastante na análise do setor, porém, através de “caminhada” calma e bem observada você terá uma boa noção da capacidade de aceitação do seu produto e capacidade de crescimento do setor na região.

2 Passo – Análise do segmento do mercado

Na análise do setor você conseguirá encontrar o seu público geral, saber se o seu setor possui possibilidade de expansão e crescimento, porém, ainda não analisou públicos em especial de mercado, esta análise chamamos de segmentação.

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Os segmentos do mercado são encontrados através da análise do produto/serviço oferecido. Isso mesmo, o primeiro passo não é analisar o público alvo, e sim o seu próprio produto!

Analise o seu produto e faça as seguintes perguntas: O que ele resolve? Quem precisa dele? Por que precisam dele? Qual idade essas pessoas possuem? Quais os hábitos comuns nesse público? Qual é a localização desse público? Qual o rendimento desse grupo seleto de pessoas? Eles terão condição de pagar o valor que você está pedindo? No que eles costumam trabalhar?

Com essas perguntas você saberá qual é o seu público alvo, consequentemente, já conseguirá ter segmentado uma parcela do que precisa.

Lembre-se, quem consome seu produto não é quem você deseja, mas sim quem necessita e pode consumi-lo.

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 3 Passo – Análise de mercado sobre o produto

O primeiro passo a se seguir na análise do seu produto é analisar os produtos dos concorrentes. Procure por pontos fracos e fortes. Ao encontrar os pontos fracos dos seus concorrentes, busque criar oportunidades para diferenciar os seus produtos, torná-los melhores e chamar a atenção do público alvo para você.

Já no tocante aos pontos fortes, verifique como pode fazer para diminuir a “distância” entre o seu produto e o dele, assim, mesmo que não supere os pontos fortes do concorrente, ficará menos evidente e perceptível aos olhos dos consumidores.

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Para descobrir os pontos fracos e fortes da concorrência pode-se fazer as seguintes interrogações: Qual forma o produto do concorrente está sendo organizado? Como posso comprar o meu com o dele? O produto se adequa rapidamente a mudanças? A equipe de vendas é eficiente? A concorrência é uma mera seguidora no mercado ou é líder e referência? São ou serão fortes concorrentes?

Agora que você já sabe como melhorar seu produto e aproveitar as falhas da concorrente, vamos estudar um pouco sobre a análise do produto em si.

Preço do produto

Os empreendedores iniciantes costumam achar que o preço é simples, que basta atribuir um valor que consideram adequado e que vão lhe retribuir bem pelo serviço que tudo estará bem encaminhado, precisando apenas esperar o dinheiro cair na conta.

O valor do produto (preço) não se estabelece por mera “expectativa”, deve-se levar em consideração alguns parâmetros, baseie-se pelo seguinte:

  • Localização;
  • Preço do concorrente;
  • Trabalho realizado;
  • Custos;
  • Objetivos;
  • Remuneração;
  • Remuneração do cliente;

Praça

A praça é a automatização do produto, a localização, a distribuição, todo o sistema que gira. Pense como se fosse um relógio, ele funciona automaticamente, ele possui as engrenagens e demais sistemas que se ligam entre si e mantem-se em funcionamento, a praça é isso, é a localização, a distribuição, o recebimento do produto, a venda, enfim, é tudo!

Você pode analisar o concorrente também pela praça. Qual a localização da empresa? Possui espaço para seu crescimento? A automatização funciona corretamente? Em que pontos está melhor que você?

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Promoção na análise de mercado

No tocante a análise de mercado a promoção é fator principal. A promoção não é “o preço baixo em alguns momentos”, a promoção que estamos falando é no sentido de promover, divulgar, fazer o marketing e propaganda da empresa.

Uma boa divulgação pode tornar o negócio um verdadeiro sucesso e com um bom tráfego de clientes, sendo preciso um bom produto e atendimento para conseguir fazer o seu negócio atingir as metas trabalhadas.

Você também pode analisar a promoção dos seus concorrentes para tentar fazer melhor, pergunte-se o seguinte: quais são as formas de propaganda que a concorrência utiliza? Quais os valores desembolsados? Tem efetividade na propaganda? Qual é a mensagem que estão passando? Com isso terá uma noção de como promover a sua campanha.

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Pronto para seguir o passo a passo de como fazer uma análise de mercado?

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