Como Administrar o Seu Dinheiro e Parar de se Preocupar

0
863
Como administrar o seu dinheiro
Como administrar o seu dinheiro

O dinheiro é algo que mexe com a vida das pessoas, não é para menos, sem ele estamos em apuros. Porém, a única forma de ter dinheiro “sobrando” para fazer o que bem se entende é sabendo como administrar o seu dinheiro. Embora algumas pessoas saibam fazer isso instintivamente, outras possuem sérios problemas em conseguir. Por isso, montamos para você esse artigo impressionante de como administrar o seu dinheiro e parar de se preocupar financeiramente.

Você é daquelas pessoas que tem dificuldade em administrar seu dinheiro? Parece que está sempre no vermelho ou falta dinheiro para tudo que deseja fazer? Não pense que está sozinho, isso é mais comum do que imagina. A maioria das pessoas tem dificuldades em conseguir organizar-se financeiramente. A boa notícia é que tem solução, basta querer resolver.

Conheça os sete hábitos das pessoas eficazes, quem sabe falte algum para você e possa desenvolvê-lo.

O primeiro passo é ter ciência e vontade de conseguir administrar o dinheiro, muitas pessoas afirmam que não conseguem, mas também não querem fazer o mínimo de esforço, é preciso querer!

Por Que é Tão Difícil Administrar Seu Dinheiro?

Você já reparou o quanto é difícil administrar o dinheiro? Isso não é ‘a toa’, tudo é trabalhado para que você gaste.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Para conseguir economizar e viver bem é necessário entender que a sociedade é ‘educada’ para gastar, os programas de televisões visam fazer você consumir, você é bombardeado por milhares de mensagens subliminares de compras e por ai vai.

Economizar não é fácil, mas se você souber que está sendo vítima o tempo todo de ações para ‘acabar com sua administração’ é mais fácil controlar.

Por isso, pense da seguinte forma antes de gastar, eu realmente preciso e quero, ou estou sendo conduzido a gastar meu dinheiro em algo que sequer faço questão?

Como Economizar

Para administrar é preciso ter dinheiro, por isso economizar é tão importante. Não existe mágica, se você não economizar a sua receita sempre será abaixo do que você gasta, ficando com dívidas e entrando no efeito “bola de neve”.

O primeiro ponto para conseguir economizar é encontrar as despesas que você tem, aquelas que não tem como abrir mão, alguns exemplos: aluguel, luz, água, alimentação, prestações, empréstimos, escola, entre outras.

Caso você esteja com dificuldades financeiras por estar desempregado, uma boa dica é ler nosso texto de como fazer um currículo.

Essas despesas você raramente conseguirá cortar, na melhor das hipóteses conseguirá diminuir um pouco, porém, as que não são importantes, podem sim ser cortadas.

As compras mensais costumam ser um gasto a mais do que o necessário, porque você não está comprando o que está faltando no momento apenas, e, muitas vezes, acaba-se comprando mais do que precisa. Dê preferência por fazer compras quando falta algo.

Separar 10% do valor que você tem de renda e guardá-lo costuma ser uma boa forma de economizar. Para facilitar, você pode abrir uma conta poupança no banco e, assim que receber, transferir o valor.

Você deve evitar gastar mais do que ganhar, eu sei que é difícil, imprevistos acontecem, além do mais, as contas não esperam, por isso é importante ter um bom planejamento de custos.

Para fazer uma renda extra você pode procurar os famosos trabalhos em casa, acredite, é possível sim ganhar dinheiro assim.

Normalmente, as pessoas não conseguem economizar se já possuem muitas contas, neste caso, a melhor solução é procurar uma forma de fazer uma renda extra, assim conseguirá mais dinheiro e poderá se programar para administrar o seu dinheiro. Cuidado, não adianta conseguir uma renda extra e comprometê-la também.

Como Viver Bem Sem Gastar Todo o DMinheiro

Uma rotina de administrar o seu dinheiro exige aprender a viver sem gastar todo ele, caso contrário não terá o que administrar, concorda?

O principal motivo que faz as pessoas gastarem todo o dinheiro são as famosas prestações. Quer encontrar alguém que está sempre com dinheiro na carteira e sobrando? Basta procurar aqueles que pagam tudo à vista e não utilizam cartões para parcelar.

Conheça um pouco sobre aprendizagem organizacional, poderá facilitar muito a sua vida e na forma de administrar o seu dinheiro.

O grande problema do cartão ou cheque é que você ‘estende’ o pagamento e acaba acumulando uma série de pequenos valores, fazendo com que se tornem volumosos com o passar do tempo, consequentemente, acabando com seu orçamento.

Trocar os programas caros por coisas mais simples e divertidas é uma ótima forma de gastar menos dinheiro e não deixar de viver bem. Por exemplo, você gosta de ir ao shopping com sua mulher, mas lá é realmente caro, por que não ir a um barzinho com música ao vivo em que os preços do chopp e comida é mais acessível?

Você almoça fora? Já pensou em ir em um restaurante mais barato ou até mesmo fazer comida em casa? Essa também é uma forma de economizar e não deixar de lado a qualidade de vida.

Existem inúmeras formas de administrar o seu dinheiro e, acredite, você não precisa viver mal por isso, basta procurar soluções alternativas. Conversar com a sua família e conscientizar a todos é fundamental, afinal, mudanças bruscas sem consentimento nem sempre é uma boa opção.

No Que Gastar Seu Dinheiro

Essa é uma questão muito importante. Em que gastar o dinheiro?

Você almoça fora? Já pensou em ir a um restaurante mais barato ou até mesmo fazer comida em casa? Essa também é uma forma de economizar e não deixar de lado a qualidade de vida.

Lembra-se daquele ponto de descobrir as contas importantes? A primeira coisa a se fazer é pagar TODAS elas. Pague-as, indiferente se vai lhe sobrar R$ 100,00 reais apenas. Tome como foco não ficar devendo as contas importantes.

Vamos supor que, após pagar as contas principais, sobre 20% do seu orçamento.

Divida esse restante por 4, no caso, 5% você deve guardar em uma poupança, enfim, economizar.

Os outros 15% restante você irá separar 7% para lazer e 6% para eventuais despesas extraordinárias, que a gente sabe que sempre ocorrem.

Confira onde investir o seu dinheiro e comece a fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Perceba, digamos que você deseja comprar roupas novas, enfim, algo nesse sentido, você terá de fazer sobrar desses 15% restantes.

Planejamento é a Chave Para Administrar o Seu Dinheiro

Quando se trata de administrar o seu dinheiro, o planejamento é tudo! Agora, não basta fazer um planejamento, é preciso segui-lo a risca.

Uma boa forma de fazer o planejamento é em uma planilha do Excel, já que facilmente pode-se adicionar fórmulas básicas e valores. Veja o que é planejamento e como funciona.

No seu planejamento você deve colocar os custos fixos, variáveis e as despesas extraordinárias. Além disso, caso tenha contas atrasadas, trace metas para quitá-las, mas faça algo plausível e possível. Por exemplo, uma porcentagem da sua renda será destinada a pagar aquele valor, cerca de 5% (por exemplo). Trabalhe com prazos mais longos, por exemplo, 6 meses para pagar a 1 ano, normalmente querer fazer tudo “para ontem” costuma não trazer bons resultados.   

Aprenda também o que é planejamento estratégico.

Os Vilões ao Administrar o Seu Dinheiro

Esse talvez seja o ponto mais importante, conhecer os vilões ao administrar o seu dinheiro e conseguir “despistá-los”.

Os juros são o vilão principal, pagar juro é a mesma coisa do que comprar uma casa e não poder morar, afinal, você está pagando um valor que não usufrui. Eu sei que as vezes se apertamos e precisamos desesperadamente recorrer a empréstimos e financiamentos, porém, isso é um sinal de má administração.

Se você tem contas que está pagando juros, coloque nos eu planejamento quitá-las.

Largar folhas de cheque por aí é fácil, difícil é pagar. Evite utilizar cheques, pense da seguinte forma, se você está utilizando uma folha de cheque é porque não tem aquele dinheiro, sendo assim, você não deve gastar o que não tem.

Caso você não tenha muito controle a melhor solução é cancelar a modalidade de cheques, acredite, fará falta apenas no início, logo você se acostumará e perceberá que no fim foi a melhor opção.

O cartão de crédito também é um vilão, porque é fácil demais parcelar as compras hoje em dia, além do mais, passar no crédito é sempre uma opção quando se está sem dinheiro, gastando mais do que se tem, o que não é bom para administrar o seu dinheiro.

Outro ponto bem comum que atrapalha na administração do seu dinheiro é a falta de preocupação em seguir o planejamento feito. Só existe uma forma de conseguir administrar o seu dinheiro, e é planejando e seguindo. Se você estabelecer que irá viver com X quantidade de dinheiro suficiente para cobrir suas contas e sair uma vez por semana, você precisa fazer exatamente isso.

Lembre-se, você precisa tomar o controle da sua vida e o desenvolvimento pessoal ajudará muito nisso.

Pronto Para Administrar o Seu Dinheiro e Parar de se Preocupar Com as Finanças?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA