Adapte-se ou morra: a adaptação da empresa no mercado é essencial para a realização de bons negócios



 

Adapte-se ou morra: a adaptação da empresa no mercado é essencial para a realização de bons negóciosEstou lendo um livro chamado exatamente “Adapte-se ou morra”, da Fast Company, que fala sobre diversas lições de grandes pensadores do mundo dos negócios. Como achei algo muito válido para realizar bons negócios e ter grandes conquistas pessoais e profissionais, decidi fazer um artigo sobre este tema tão importante: a adaptação da empresa no mercado é essencial para a realização de bons negócios.

 Este assunto relaciona-se a gestão de mudanças de uma organização, pois para a adaptação da empresa no mercado é necessário mudar e inovar, ou como muitos dizem por ai: “seguir a dança”.




Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 Um exemplo de como tudo em nossa vida gira em torno de adaptação e que no mundo dos negócios chama-se adaptação da empresa é que aquele velho ditado que sempre ouvimos que diz “As coisas mudam” realmente é verdadeiro, embora pareça uma coisa tão simples.

 E o mais triste de ver que este ditado simples existe é ver que muitos empreendedores não entendem o processo de adaptação da empresa e não procuram trabalhá-lo no dia-a-dia das rotinas gerenciais. Resultado disso?  A incapacidade de adaptarem-se as mudanças é considerada a causa maior das empresas falirem.

 Ficou assustado? Então que tal refletir um pouco sobre a importância da adaptação da empresa no mercado e como isso poderá gerar lucro tanto para o dono como para os colaboradores da organização.

 Entendendo como é a adaptação da empresa no mercado

 Alguns autores chamam esta adaptação da empresa no mercado em “adaptação estratégica”, pois nada mais é do que uma boa estratégia seguir as tendências dos negócios e andar ao lado dos concorrentes.




 Justamente por isso e pelo fato das empresas falirem quando não se adaptam é que as organizações devem se reinventar a cada dia, pois quem possui uma empresa depara-se com diversas ameaças e oportunidades a cada dia e simplesmente ignorá-las ou fingir que não as viu é algo fatal para os bons negócios.

 Um exemplo comum e atual de adaptação da empresa no mercado é o fato de todas as organizações terem o seu canal via web para conversar com os consumidores. Pode ser um site ou apenas um blog corporativo ou até mesmo perfis em redes sociais, mas o processo de adaptação consiste na empresa se fazer presente para ser lembrada e estar próxima de seus clientes.

 Desta forma, as empresas que não se adaptam com este novo canal de comunicação com o consumidor, perdem mercado e chances de ter um bom relacionamento com seus consumidores.

Peter Ducker possui uma frase famosa que diz: “Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la”. Desta forma, não basta apenas seguir as tendências para gerar uma mudança, pois desta forma a adaptação da empresa é muito mais difícil. O melhor e essencial é que a empresa crie a sua própria mudança.

 E você, empresário? Como está o processo de adaptação da empresa diante do mercado? Que tal começar a mudar e colher bons frutos para o negócio? Não existe hora ideal, pois a hora certa é agora!




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here