10 Passos Para Se Tornar Um Líder Admirado



10 Passos Para Se Tornar Um Líder AdmiradoNão basta conhecer seu negócio e equipe. Um bom líder precisa antes traçar seu próprio caminho para saber quem é e aonde quer chegar. Veja os 10 Passos Para Se Tornar Um Líder Admirado e comece agora mesmo a trabalhar suas habilidades de liderança.

Na sua empresa você é como o capitão do navio e precisa exercer sua autoridade de forma responsável e envolvente para conseguir cativar seus marinheiros a se aventurarem nas águas revoltas do mundo dos negócios.




Mas antes de liderar as outras pessoas você precisa aprender a liderar a si mesmo. E isso significa ter disciplina e autoconfiança para saber o que fazer, quando fazer, como fazer e com quem fazer.

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Muitas vezes, nas pequenas e médias empresas, os gestores têm a oportunidade de desenvolver melhor suas competências de liderança, pois cuidam de vários processos envolvidos no negócio e lidam com diversos públicos como clientes, fornecedores, colaboradores e sócios.

Neste artigo, você aprenderá 10 passos simples que deve seguir para se tornar um líder admirado pela sua equipe.

1 – Um líder possui Propósito de Vida

Por incrível que parece muitas pessoas não tem um propósito de vida bem definido. As pessoas se acostumaram a ser adeptas do acaso, acreditando na filosofia “deixa a vida me levar”. E assim, vão levando a vida e a vida vai levando-os e quando se dão conta o tempo passou e a vida não os levou para onde eles gostariam de ir.

Para ser um bom líder você precisa saber com clareza qual a sua causa, o propósito da sua vida. Se você já souber, ótimo, caso contrário reflita e pense até onde você quer chegar como indivíduo e como empreendedor. Se você não souber porque está no mundo, provavelmente não saberá porque sua empresa existe.




2 – Um líder Lidera Pelo Exemplo

Não basta cobrar determinado comportamento ou atitude de seus colaboradores, você deve agir da forma como quer que eles ajam. Seja coerente na relação entre o que diz e o que faz.

Existem empreendedores que, por estarem em uma situação de empregadores, acreditam que podem tratar seus funcionários com hostilidade e desrespeito. Mas quem age dessa forma nunca conseguirá ter as melhores mentes trabalhando para o sucesso da sua empresa.

Reconheça seus colaboradores e eles o reconhecerão como chefe, ajude-os e eles o ajudarão, incentive-os e você será incentivado por eles. Sempre lidere pelo exemplo e pratique o endomarketing em sua empresa.

3 – Um líder possui Equilíbrio na Vida

Trabalhar demais está na moda. Algumas pessoas até se orgulham em dizer que trabalham mais de 12 horas por dia e dormem 4 horas por noite. Cuidado, tudo em excesso é prejudicial. Busque o equilíbrio entre as diversas esferas da sua vida.

Procure separar o tempo durante a semana para se dedicar à família. Apesar dos seus familiares terem orgulho em você ser um empreendedor que busca dar melhor conforto e segurança para a família, o que mais importa é quantos momentos bons você passa com as pessoas que ama. Isso não tem preço e um bom líder sabe disso.

Desligue o celular nos fins de semana, faça exercícios regularmente, tenha um hobby, volte a estudar. Existe uma infinidade de atividades prazerosas que você pode desempenhar, além do trabalho. Não seja escravo da rotina.

4 – Um líder sabe Administrar Seu Tempo

Enquanto estiver envolvido com as atividades da sua empresa, saiba usar seu tempo a seu favor. Evite executar tarefas simples e rotineiras que seus colaboradores podem fazer. Concentre-se no que realmente importa e aprenda a delegar.

Crie o hábito de utilizar uma agenda diária anotando as atividades que precisa executar. Não confie na memória. Pela manhã, antes de ver seus emails ou realizar qualquer outra atividade, concentre-se em listar tudo o que precisa realizar naquele e nos próximos dias.

Depois que tiver a lista de tarefas pronta, classifique cada item de acordo com a prioridade. Por exemplo:

  • A – importante e urgente: tudo o que você precisa fazer e que não pode ficar para o outro dia.
  • B – importante, mas não urgente: tudo o que você precisa fazer, mas se ficar para outro dia não tem problema.
  • C – nem importante nem urgente: tudo o que você gostaria de fazer, mas se não fizer não terá nenhum impacto negativo.
  • D – delegar: tudo o que você pode delegar para outras pessoas fazerem.

Após ter classificado cada tarefa do seu dia com as letras A, B, C e D, você reclassificará cada item com números, começando pelo 1 que será o item mais importante. A sua lista de tarefas ficará, como no exemplo:

  • A1 – Ligar para o fornecedor X
  • A2 – Ligar para o cliente Y
  • B1 – Comprar toner para a impressora
  • B2 – Enviar email pelo aniversário do Fulano
  • C1 – Comprar uma camisa do time de futebol
  • D1 – Siclano deve pegar o documento no cartório
  • D2 – Beltrano precisa levar a amostra pro cliente J

Utilizando esse método você terá certeza de que fará as coisas mais importantes primeiro e com isso ganhará em produtividade.

5 – Um líder Diversifica sua Equipe

Não organize sua equipe com pessoas iguais a você. Competências diferentes se complementam e um líder deve saber diversificar. Um bom executor precisa de um bom planejador ao lado, por exemplo.

Um empreendedor de sucesso é aquele que consegue recrutar as melhores pessoas para sua empresa. Sendo assim, escolha pessoas com estilos e formações diferentes, pois cada um terá uma forma diferente de analisar os desafios que for apresentado.

6 – Um líder Diz Não

Aprenda a dizer não quando necessário e não ache que isso não é característica de um líder admirado. As pessoas não irão gostar menos de você só porque disse um não.

Durante a nossa infância aprendemos que devemos ser bons e ajudarmos os outros e não há nada de errado nisso. O problema é que acabamos sendo condicionados a sempre dizer sim quando alguém nos pede algo como tempo, dinheiro, atenção, etc.

Com medo de parecermos uma má pessoa aos olhos da sociedade, nós concordamos em fazer coisas das quais não gostaríamos. Então você deve aprender a dizer não quando necessário, pois essa é uma característica fundamental de todo bom líder.

Diga não quando for preciso, mas dê uma justificativa para a pessoa. Por exemplo: eu não posso te ajudar com isso porque tenho que fazer tal coisa. E sempre apresente uma alternativa. Por exemplo: eu não posso te ajudar, mas o Fulano tem tanto conhecimento no assunto quanto eu, vou pedir que ele lhe ajude nesta tarefa.

7 – Um líder Encara os Problemas

Não fuja nem se esconda de uma crise, encare os problemas com responsabilidade. Postergação é uma palavra que não deve existir no dicionário de um líder de sucesso. Seja com os problemas pessoais ou da sua empresa, o ideal é que você tente resolvê-los assim que ficar ciente da sua existência para evitar o efeito bola de neve.

8 – Um líder Controla Sua Emoções

Um líder de sucesso é aquele que consegue manter-se tranquilo e transparecer isso, mesmo durante grandes adversidades. Saber controlar suas emoções não significa que você não as irá sentir, mas que saberá lidar com elas de forma racional. Transforme sentimentos como raiva, ciúme, inveja e medo em algo construtivo.

9 – Um líder Tem um Coach

Ter um coach significa ter alguém para lhe orientar durante a jornada, um mentor. Alguém que quer te ver bem e tem sempre bons conselhos para dar. Nem sempre um coach precisa ser um profissional formado nessa área. Você pode encontrar a figura de um mentor em alguém da sua família, um amigo mais experiente, um ex-chefe, etc.

O importante é que ter alguém para lhe orientar te dá uma segunda opinião a respeito das suas escolhas, se foram boas ou não. Assim, você pode contar com feedback preciso e corrigir seus erros. Ser líder também é ser liderado.

10 – Um líder é um Coach

Doe-se para formar alguém (um filho, um jovem, um vizinho, um funcionário). Quem ensina também aprende e é capaz de liderar melhor. Através das suas experiências você pode exercitar seu lado tutor e ajudar outras pessoas a atingirem o sucesso que você está tendo como empreendedor.

Siga esses 10 passos para se tornar um líder admirado e você certamente estará no caminho certo para seu um excelente empreendedor e um líder de sucesso.




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